Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Heineken® e Natura anunciam parceria que promoverá reciclagem de 2,5 milhões de copos plásticos usados no Rock in Rio 2019

Publicado

em

A iniciativa transformará os copos plásticos de Heineken descartados durante os sete dias do maior festival de música do mundo em embalagens de Natura Humor

Com o propósito de estimular ações de impacto positivo, contribuindo para a economia circular dos produtos, e fazer um convite para que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade, as marcas Heineken® e Natura firmam parceria inédita para o Rock in Rio 2019, que mais do que o maior festival de música e entretenimento do mundo é uma experiência de transformação. A iniciativa transformará os copos de plástico, descartados durante os sete dias do festival, em embalagens da linha Natura Humor. A expectativa é de que aproximadamente 2,5 milhões de copos sejam reciclados.

A mobilização entre as marcas também contempla diversas comunicações de incentivo à reutilização de materiais, convidando o público a refletir sobre a prática de reciclar e a respeito do consumo consciente. “Estamos muito animados com esta parceria inédita com a Natura. Juntos, concretizamos uma solução circular, onde resíduos plásticos se transformam em matéria-prima, bom para o meio ambiente e em linha com os nossos compromissos de sustentabilidade. Esse projeto traz benefícios diretos tanto para a comunidade quanto para o planeta”, comenta Ornella Guzzo Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

A ação propõe estimular a economia circular, começando o ciclo com cooperativas locais, que já trabalham em parceria com o festival, e irão separar e dar um destino correto aos resíduos plásticos gerados durante o evento. Estes materiais coletados serão encaminhados para a Braskem, empresa parceira do projeto e fornecedora de resina plástica para a fabricação de embalagens da Natura. Com uso de materiais reciclados pós-consumo a previsão é gerar, aproximadamente, 10 toneladas de resina, que darão origem a cerca de 670 mil tampas do Deo Spray Corporal Humor.

“A Natura tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, que é um dos pilares de atuação da marca. Desde 2007, somos uma empresa Carbono Neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, explica Maria Paula Fonseca, diretora global da marca Natura. “A parceria com a Heineken® é mais um desdobramento do movimento ´Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito’, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem na construção de um mundo melhor”, completa a executiva.

A iniciativa também evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 para a atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor do planeta Terra – cerca de 38 mil km. “A Heineken® é patrocinadora do Rock in Rio desde 2011 e, em consonância com o posicionamento do festival, no preocupamos em trazer ativações que reforcem a importância de reciclar os copos usados dentro da Cidade do Rock. Em 2019 estamos dando um passo à frente e, de fato, mostrando aos consumidores que um objeto usado pode ser resignificado e ter uma vida longa. O cuidado com o meio-ambiente deve ser uma preocupação compartilhada e queremos ser provedores de hábitos positivos e sustentáveis para o planeta em que vivemos”, finaliza a diretora das marcas premium do Grupo HEINEKEN no Brasil, Vanessa Brandão.

O hotsite que explica melhor a ação estará no ar a partir do dia 29 de agosto: http://www.heineken.com.br/orockserenova

Entenda como funcionará a reciclagem de matéria-prima

  • Resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas parceiras;
  • Cooperativas separam os copos e formam fardos;
  • Braskem compra, transporta e converte os copos em resina reciclada;
  • Produtores de embalagem da Natura compram a resina reciclada da Braskem e produzem peças;
  • Natura compra as peças produzidas com resina reciclada e transforma em produto Natura na fábrica de Cajamar, em São Paulo;
  • Consultoras de Beleza Natura vendem produto com embalagem produzida a partir da resina reciclada, com menor impacto ambiental e gerando renda.

A parceria em números

  • Aproximadamente 2,5 milhões de copos serão reciclados
  • A parceria evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 na atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor do planeta terra
  • A resina dará origem a cerca de 670 mil tampas de Deo Spray Corporal Natura Humor

Sobre Gestão de Resíduos no Rock in Rio

O Rock in Rio é um dos poucos eventos do mundo certificado pela ISO 20121 em gestão de eventos sustentáveis. O festival conta com um plano de gestão de resíduos que se baseia nos três pilares da sustentabilidade: Econômico, com reutilização de materiais; ambiental, com a valorização de 100% dos resíduos gerados no evento; e social, com a doação da sobra dos materiais para instituições sociais. Para atingir a meta de valorizar e reciclar os seus resíduos, o Rock in Rio implementará, em conjunto com seus parceiros, uma série de medidas que vão desde a formação de todos os envolvidos na produção e separação dos resíduos do evento à sensibilização do público, peça fundamental para o sucesso desta grande operação.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Painel feito com 1.400 latas de alumínio é inaugurado no metrô Sumaré

Publicado

em

Até o dia 9 de junho, um painel de 11,3 metros, produzido com aproximadamente 1.400 latas de alumínio, vai declarar seu amor pelos oceanos na passagem da Unibes Cultural para o metrô Sumaré, em São Paulo. A ação é realizada pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, em parceria com a Unibes Cultural, e traz um retrato do fundo do mar de Fernando de Noronha (PE) para a cidade, em uma reprodução em alta qualidade de uma das obras do fotógrafo Marcelo Krause, mundialmente reconhecido pelos registros subaquáticos.

A foto retrata uma tartaruga-de-pente em seu habitat natural, acompanhada da frase “Nosso amor pelo oceano é infinito”. A instalação é um convite às pessoas para repensarem escolhas de consumo e buscarem alternativas mais sustentáveis para a preservação dos ecossistemas. Servindo como uma experiência sustentável, a obra é composta por latas de alumínio, embalagem que, no Brasil, é amplamente consumida, com cerca de 33 bilhões de latas produzidas anualmente, e reciclada de maneira abundante, com taxa de 98,7%. Em parceria com o centro cultural localizado na Oscar Freire, a Ball também instalou um painel de 5 metros dentro do museu e está preparando uma surpresa para o Dia Mundial dos Oceanos, no dia 8 de junho. Todos os que visitarem o local poderão escanear um QR code posicionado junto à obra e, então, navegar por uma página online com conteúdo ambiental e dados sobre o painel.

“No Brasil, um dos países que é referência mundial em reciclagem de alumínio, esse nosso amor cultural pelas praias deve se tornar consciente. Nós precisamos cuidar dos oceanos. Esse painel é emblemático por ser montado com latas de alumínio, que têm um índice de reciclagem de quase 99% no país, e tem um ciclo de vida real e circular, sem desperdícios em aterros ou, pior, no meio ambiente”, conta Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul.

“Uma das funções da arte é trazer reflexão. Em um 2022 em que sentimos cada vez mais o impacto das mudanças climáticas e da poluição marinha, despertando a urgência pelo cuidado do ser humano em relação ao planeta, a arte se une à necessidade de responsabilização pelo meio ambiente e traduz neste painel o amor consciente pelos mares. A Unibes Cultural trabalha com exposições que causam contemplação, e temos orgulho de receber o painel gigante da Ball que traz a ideia tão clara de como o consumo pode se reverter em carinho com oceanos”, diz Bruno Assami, Diretor Executivo da Unibes Cultural.

Todas as embalagens utilizadas na instalação serão recicladas.

Continue lendo

Universo Live

Kitano promove experiência culinária imersiva

Publicado

em

A Kitano, marca de temperos e especiarias pertencente à General Mills, promove uma experiência culinária imersiva no Rooftop Kitano Reserva, instalado no alto de um prédio no coração de São Paulo. Em parceria com as agências Mestiça e Grupo InPress, a marca realiza um evento fechado para convidados, com uma linda vista da metrópole, próximo à Avenida Paulista, a marca lança sua nova linha premium de temperos, a Kitano Reserva.

A ação foi desenvolvida buscando reverenciar a nova linha de produtos, que leva a Kitano para um novo caminho no universo de temperos e especiarias, o premium, o reservado, o exclusivo. Kitano Reserva é a excursão da marca no mercado de ingredientes premiuns que cada vez mais é demandado pelo consumidor que aprecia uma cozinha mais elaborada, mesmo que cozinhar não seja sua profissão, mas quando faz, não abre mão de ter acesso ao que existe de melhor no mercado para desenvolver suas criações.

Estamos bastante animados com a entrada da Kitano nesse novo mercado”, comenta Géssica Sponchiado, gerente de Marketing da Kitano. “Gostamos de ter opções de produtos para os diferentes públicos consumidores, do paladar mais simples ao sofisticado”, completa.

Ao longo da semana, a Kitano vai receber 5 creators de São Paulo: Lucas Barreto, Milena Toscano, Fabi Santina, Mari Rezende e Clarisse Duarte – que vão cozinhar para seus amigos. Cada influenciador vai criar uma receita de prato principal utilizando um produto da linha Kitano Reserva. A entrada e sobremesa ficarão a cargo do Chef Samuele Oliva, do The View, que também será responsável por outros pratos principais.

Cada influenciador terá o suporte de uma equipe que vai ajudá-lo em todo o processo, da seleção dos ingredientes ao serviço de mesa. E, claro, utilizando os temperos da nova linha, que reúnem sabores selecionados para conferir mais intensidade e frescor às receitas, além do design sofisticado, tudo para que vivam a experiência completa de um verdadeiro Chef nessa ocasião tão especial.

Continue lendo