Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Geração Z compra online, mas quer tecnologia para testar produtos na loja física

Publicado

em

Estudo da Criteo analisa os hábitos de consumo de jovens nascidos entre 1994 e 2002 no Brasil e em mais cinco países; personalização é a palavra-chave para conquistá-los

Depois dos Millennials, a Geração Z começa a despertar a atenção de marcas e varejistas como novo alvo. De acordo com o relatório The Gen Z da Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), empresa líder em tecnologia para commerce marketing, os indivíduos nascidos entre 1994 e 2002 formam um poderoso grupo de consumidores.

O estudo, que analisou o comportamento de milhares de jovens no Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, revela que esse público possui um poder de compra significativo e personalização é a palavra-chave para conquistá-lo. Os dispositivos móveis são os meios favoritos de navegação e, apesar da preferência por transações online, a Geração Z valoriza muito a experiência nas lojas físicas, aumentadas pela tecnologia.

A pesquisa mostra que esta geração é muito mais tátil que as outras. Experimentar o mundo em primeira mão, de viagens a produtos, é importante para ela. Por esse motivo, as compras online não atendem plenamente seus desejos de toque e gratificação instantânea. A Geração Z aprecia tecnologias inovadoras nas lojas, como self-checkout via mobile, touchscreens interativos e experimentação virtual, mas ainda deseja um excelente atendimento ao cliente.

“Estamos diante de omnishoppers nativos, que gostam de visitar lojas físicas, mas preferem comprar online. Eles estão na vanguarda da revolução mobile e querem novidades e vivências únicas. A Geração Z representa uma oportunidade crucial para os profissionais de marketing porque esses consumidores tendem a ser mais fiéis e a desenvolver fortes conexões com as marcas. Para oferecer uma experiência personalizada em todos os pontos de contato, estratégias baseadas em dados são essenciais”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

A geração Instagram vive de imagens e espera que os varejistas ofereçam experiências interessantes e estéticas, mostrem como os produtos são usados e os apresentem no seu melhor ângulo. Para isso é necessário melhorar a experiência online e aprimorar a exibição e o design da loja. As empresas que incorporam os valores da Geração Z e conquistam sua lealdade oferecem experiências personalizadas, mercadorias de edição limitada, produtos incomuns, lojas de boa aparência e histórias de marca autênticas.

Confira abaixo as descobertas do estudo:

– Poder de compra significativo: tanto online quanto offline, a média de gastos entre os países é forte. Isso é especialmente verdade no consumo de eletrônicos, categoria na qual os jovens gastaram em torno de US$ 182 dólares nas compras online e US$ 125 dólares no varejo off-line dentro de um período de seis meses.

– Preferência pelo mobile: a Gen Z gasta mais tempo em seus dispositivos móveis que qualquer outra geração, somando onze horas de acesso online via mobile por semana, sem contar trabalho e e-mail.

– Redes sociais: os indivíduos mais jovens da Gen Z amam novas plataformas como Instagram e Snapchat, mas os mais velhos continuam usando bastante o Facebook. As porcentagens entre os participantes de pesquisa são as seguintes: Facebook (55%), Snapchat (52%), Instagram (52%) e Twitter (23%).

– Espectadores da Internet: de programas de TV e vídeos online até música e podcasts, a Geração Z gosta muito de assistir e ouvir coisas vindas da web. O grupo consome em média 23 horas de conteúdo em vídeo por semana.

– Varejo do mundo real: esse público valoriza o varejo do mundo real para experiência e descoberta. Enquanto 75% preferem comprar online o máximo possível, 80% gostam de comprar nas lojas físicas quando têm tempo.

– Sites de varejo e aplicativos são os maiores influenciadores: mais de 50% dos indivíduos da Geração Z indicaram que sites de varejo e aplicativos influenciam mais no processo de compra do que mecanismos de pesquisa, anúncios de TV ou banners online. As redes sociais ocupam a segunda posição em influência.

– Players preparados: a Geração Z é bastante propensa a conhecer o produto na loja tradicional e adquiri-lo na Internet e tem pouca disposição para a modalidade Click & Collect, que consiste em comprar online e retirar no estabelecimento físico. Dos entrevistados, 34% são engajados na prática de Webrooming (pesquisar online, comprar na loja física), enquanto 18% são engajados na modalidade Showrooming (testar/experimentar na loja física, comprar online).

– Tudo customizado: a nova geração quer tudo personalizado, incluindo anúncios. Dos pesquisados, 62% afirmaram gostar de propagandas que agregam valor.

Metodologia do estudo

O relatório The Gen Z é derivado do estudo The Shopper Story 2017 e analisou milhares de membros da Geração Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão para entender o que eles pensam sobre comprar/consumir.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Princesas da Disney e personagens de Star Wars marcam a nova campanha do McLanche Feliz

Publicado

em

Princesas da Disney e personagens de Star Wars marcam a nova campanha do McLanche Feliz
O McLanche Feliz proporciona entretenimento e diversão para os momentos em família há mais de 40 anos. Neste mês, em mais uma parceria com a The Walt Disney Company Latin America, a plataforma apresenta itens inéditos inspirados nos principais personagens das franquias Disney Princesa e Star Wars.

Dentro do universo das Princesas, será possível escolher entre 8 modelos que retratam as protagonistas femininas corajosas e sonhadoras, cada uma com sua aparência, personalidade e aventuras únicas. Cada uma das princesas é acompanhada pelo seu quarto do castelo e as peças podem ser conectadas entre si para criar um lindo castelo completo. Os brinquedos são inspirados na Ariel (A Pequena Sereia), Bela (A Bela e a Fera), Branca de Neve, Cinderela, Jasmine (Aladdin), Moana, Mulan e Tiana (Princesa e o Sapo).
A franquia de Star Wars iniciou sua jornada de sucesso desde o seu início em 1977 e há mais de 40 anos atrai uma legião de fãs de todas as idades. Neste mês, os apaixonados pela saga poderão encontrar 9 brinquedos compostos por um dos veículos característicos do universo Star Wars, com o busto dos principais personagens. Cada brinquedo conta com 3 discos para a função de lançador que, à medida que o veículo é empurrado para frente, os discos são disparados em uma rápida sucessão.

Entre os personagens selecionados da franquia estão: Yoda®, Chewbacca®, Darth Vader®, Boba Fett®, Stormtrooper da Primeira Ordem®, Rey®, Kylo Ren®, Sith Trooper® e Finn®.
A novidade chega incrementando a parceria entre The Walt Disney Company Latin America e McLanche Feliz e reforça a aposta da rede em novas experiências que estimulam a imaginação com atividades criativas e muita diversão.

Os brinquedos estarão disponíveis nos restaurantes, McDelivery e Drive-Tudo em todo o país.
Continue lendo

Universo Live

Edição especial Ampro Globes Awards: o que é bom ficou ainda melhor

Publicado

em

Edição especial Ampro Globes Awards: o que é bom ficou ainda melhor

A Revista Live marketing, traz de volta o sucesso da edição passada e lança a campanha da edição especial Ampro Globes Awards 2021. Iremos oferecer uma visibilidade incrível para os cases que fazem parte do short list da premiação, bem como aqueles que conquistarem ouro, prata e bronze, além
dos grandes prêmios.

Para nós da Revista Live Marketing é extremamente gratificante conseguir viabilizar esse projeto porque o Ampro Globes Awards é o mais importante prêmio do Live Marketing brasileiro. E, diante disso, é a sua oportunidade de contar com uma edição que depois de lançada pode ser compartilhada com
quem você quiser.

Esse ano, a Associação de Marketing Promocional (Ampro), que organiza a premiação está comemorando o número recorde de inscrições. Foram 329 cases, inscritos por 40 agências, 46,22% acima do número de inscrições de 2020, quando a premiação contabilizou 225 cases inscritos no primeiro ano de pandemia. “Esperávamos repetir o resultado de 2020, mas superamos. Esse
resultado é mais uma demonstração de força e resiliência do mercado de Live Marketing, com as agências comprovando que têm soluções criativas em quaisquer circunstâncias”, declarou o presidente executivo da entidade, Alexis Pagliarini.

Por isso, não perca tempo e reserve já o seu espaço. Criamos uma condição mais do que especial para que você não fique de fora dessa edição. Seja visto e reconhecido por todos. A Revista Live Marketing hoje está presente no portal da Revista Live Marketing que atinge mais de 120 mil visualizações mensalmente. Além disso, por conta do lançamento da edição especial é feito todo um projeto de comunicação que inclui posts nas redes sociais, landing page, banner e campanha de impulsionamento.

Quer fazer parte desse momento histórico? Ligue para (11) 99978-9998 ou mande um email para [email protected] O Mauro Camargo vai ter um grande prazer em conversar com você.

Continue lendo