Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Feira EBS traz palestra sobre assédios sexual e moral em eventos

Publicado

em

Tema abre a programação das Arenas Experience, conteúdos gratuitos para os visitantes do principal evento dos segmentos MICE e de T&D

É preciso tecnologia, inovação e segurança. No entanto, não se pode falar em crescimento do setor de eventos enquanto não houver respeito. Enquanto assédios sexual e moral fizerem parte do cotidiano de empresas e agências, haverá contradição entre trabalho em equipe, discriminação e abusos físicos e psicológicos. Pensando nisso, a 17ª edição da Feira EBS, marcada para o próximo mês, incluiu em sua programação a abordagem do tema que cada vez mais preocupa a sociedade: a violência contra a mulher. Embora homens também sejam vítimas de humilhações no ambiente profissional, é o público feminino que mais sofre.

O assunto será abordado pela advogada, sócia do Tini e Guimarães Advogados, Isabela Guimarães Del Monde, no dia 5 de junho, data de abertura do evento, às 14h30, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Serão dois dias de debates com especialistas em comunicação, marketing e relacionamento. O conteúdo das Arenas é gratuito.

Com o tema “Assédio Moral e Sexual no segmento de Eventos”, a palestra busca mostrar as origens do assédio para que ele possa ser compreendido globalmente, já que dados apontam que a maioria das mulheres ainda sente culpa em ter sofrido agressão e outras têm dificuldade em identificar a situação. “Vamos conferir aos espectadores reflexões e estratégias de redução dos casos de assédio, bem como tratamento de denúncias internas”, disse Isabela, que também é integrante do Comitê de Relações Humanas da AMPRO – Associação de Marketing Promocional.

O Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos, produzido pela Associação Brasileira dos Anunciantes, com o apoio da AMPRO, mostra que 99,6% das mulheres já foi vítima de alguma situação indesejada. Seja física ou moral, todas as investidas foram sem permissão, gerando medo e indignação. No documento, fica claro que o assédio sexual acontece quando uma pessoa tenta constranger a outra com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.

O texto explica que não é uma paquera ou um começo de namoro, é um avanço sexual sem consentimento que causa incômodo e sofrimento, é sentido como agressão física e psicológica. “A culpa e a responsabilidade desse comportamento nunca são da vítima, mas sempre de quem pratica o assédio. Interrupções constantes de falas, comunicação aos berros e convites de cunho sexual são formas de assédio e não devem ser praticadas”, destacou a advogada.

Um dos principais motivos para o constante aumento das estatísticas é a falta de denúncias. Após ouvir 2.084 pessoas em 130 municípios brasileiros, uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Fórum de Segurança Pública, apontou que 52% das mulheres que sofreram alguma agressão em 2018 ficaram caladas. “É muito importante que não haja silenciamento da vítima, que ela não seja estimulada a ficar calada para não causar problemas e é fundamental que as empresas e líderes declarem e apliquem tolerância zero a esse tipo de comportamento”, enfatizou a especialista.

Para Isabela, é essencial a abordagem do assunto, pois é um tema delicado que precisa ser desmistificado. Afinal, não se trata apenas de assédio sexual, mas de outros tipos de abordagem, como os casos de discriminação relacionada a maternidade. “Muitos mitos e falácias circundam esse assunto. Portanto, é fundamental contar com dados, pesquisas e especialistas no assunto, pois a empresa pode estar cercada de boas intenções que, na verdade, podem mais atrapalhar do que ajudar, perpetuando o ciclo de violência”.

A feira

Considerada a principal feira do segmento MICE -Meetings, Incentive, Conferences & Exhibitions e Treinamento e Desenvolvimento do Brasil, a Feira EBS comemora o seu 17º ano em 2019, mantendo o objetivo de reunir toda a cadeia produtiva desta indústria em um único lugar. De um lado, os profissionais de marketing, eventos, RH, treinamento, incentivo e compras das principais empresas do país, do outro, empresas fornecedoras de produtos e serviços para esse mercado.

Serão dois dias intensos, onde acontecerão simultaneamente diversas ações: a Feira EBS (exposição), o Congresso MICE Brasil (conteúdo pago); as Arenas Experience (conteúdo gratuito) e o Speed Meeting (rodada de negócios). As inscrições já estão abertas, mais detalhes: www.feiraebs.com.br

A EBS é promovida e organizada pelo Grupo EventoFacil, que organiza e promove feiras de negócios e eventos de relacionamento, publica revistas, guias e aplicativos, e foi o criador do primeiro clube exclusivo para gestores de eventos – o EBS Buyers Club. Especialista no segmento MICE, o grupo trabalha para gerar conteúdo, networking qualificado e negócios para toda a cadeira produtiva deste mercado, reunindo clientes finais, agências e fornecedores de produtos e serviços para eventos corporativos e incentivos.

Serviço: Feira EBS – Evento Business Show 2019

Datas: 5 e 6 de junho de 2019

Horário: das 13h30 às 19h

Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP

Inscrições e detalheswww.feiraebs.com.br e www.congressomicebrasil.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Evento Simply Smart reúne executivos de marketing e insights para discutir os modernos modelos de pesquisa de mercado

Publicado

em

A Toluna promoveu, no espaço Learning Village, em São Paulo, o evento Simply Smart, no qual apresentou as principais conclusões de um estudo global realizado com 395 profissionais de marketing no mundo todo sobre percepções em torno de modelos de pesquisa de mercado.

O amplo estudo serviu de base a um debate sobre as necessidades atuais e futuras dos profissionais de marketing e pesquisa que buscam insights, suas experiências e expectativas, e também como estão enfrentando os desafios do setor.

A pesquisa, realizada com os profissionais de marketing e BI ao redor do mundo concluiu que com as últimas transformações de comportamento, principalmente as geradas pela pandemia da Covid, a alocação dos budgets de pesquisa também mudou: 31% do investimento em pesquisa tem sido usado pelas empresas para levantamentos de compreensão de mercado. Aliás, as marcas que procuram uma extensa pesquisa de mercado, atualmente estão em busca de implementação de insights, abordagens inovadoras, qualidade de dados e rapidez na entrega dos mesmos.

Os entrevistados recorrem a diferentes formas de fazer pesquisa para conseguir os insights que precisam, dependendo dos projetos e orçamentos. Assim, a pesquisa DIY (Do It Yourself) é usada por 60% dos entrevistados, a Assisted é opção pata 57% e a Full Service  é escolhida por 62% do universo de pesquisados.

O amplo questionário montado pela Toluna também apurou que 56% dos entrevistados acreditam que o mercado de pesquisa está crescendo quando o assunto é adoção de tecnologia. Aliás, esse lado cada vez mais tech da pesquisa de mercado não apenas acelera a geração de insights, mas moderniza o processo. E 37% dos profissionais que responderam à pesquisa confirmaram que começarão a usar a Inteligência Artifcial para questionários, em breve.

Continue lendo

Eventos

Centro de Convenções Frei Caneca recebe grandes exposições e apoia a retomada do segmento de hotelaria

Publicado

em

Nos dias 22 e 23 de junho o Centro de Convenções Frei Caneca sedia a V Expotel, tradicional feira internacional do segmento de hotelaria e o CONDO+, referência para síndicos e gestores que buscam soluções voltadas para os problemas de condomínios. O foco dos eventos é a exposição de fornecedores dos setores, patrocinados pela Engie Energia e DD Máquinas, respectivamente.

A Expotel irá englobar um formato eficaz e econômico de exposição, para proprietários e gestores de resorts, hotéis, pousadas, hostels, flats e motéis. Os dois dias de encontro são dedicados ao desenvolvimento do mercado hoteleiro, área tão importante da economia que foi prejudicada durante o período de isolamento.

Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, comemora a retomada deste mercado, também muito atrelado ao segmento de eventos. “É uma incrível oportunidade colaborar com a Expotel, já que a área hoteleira é uma grande aliada para nós, muitas vezes recepcionando os visitantes do Centro de Convenções.”

Já a CONDO+, contará com a visita de síndicos, gestores e funcionários de condomínios residenciais, comerciais e mistos, buscando oferecer soluções e modernização para este grupo de profissionais.

Entre os temas dos expositores, estão diversos componentes atrelados à uma ótima receptividade, tanto passageira quanto permanente, como acessibilidade, tecnologia, lazer, amenities, limpeza, desing, entre muitos outros.

Além disso, ambos encontros trazem a oportunidade de networking e troca de ideias entre especialistas da área.

 

Continue lendo