Agências
EAÍ?! completa dois anos de atuação no mercado de live marketing com portfólio de clientes e time consolidados
Com a provocação “onde você quer chegar” como tag line, a agência alcança 150 projetos concretizados para marcas como Whirlpool, Avon, Volkswagen, Atlas Schindler e Heineken e passará a atuar também com a indústria farmacêutica
A EAÍ?! Live Marketing, agência fundada pelos sócios Paulo Farnese e Gisele Lima para o desenvolvimento de ações promocionais cercadas de irreverência, ousadia, credibilidade e resultados, acaba de completar os dois primeiros anos de vida. O propósito de atuar com uma gestão que busca a humanização nos relacionamentos fez com que, em pouco tempo de operação, a equipe saltasse de 7 para cerca de 30 profissionais experientes e premiados do mercado. Ao todo, 150 projetos de ativação, eventos, incentivo, promoção e relacionamento foram concretizados para aproximadamente 20 grandes marcas que compõe o portfólio de clientes, como Whirlpool, Avon, Volkswagen, Atlas Schindler, Kimberly Clark, Ultragás, Dasa, Heineken, Multilaser, GOL Linhas Aéreas e Coty.
Para Farnese, que está no mercado há 18 anos e que já esteve em posição de liderança antes desse desafio, o rápido resultado de crescimento e consolidação da agência se deve ao cuidado com cada pessoa e com cada projeto, assim como ao sentimento de segurança que as empresas encontraram no modelo de operação da EAÍ?!. “Nossa trajetória teve início em meio aos cortes nas verbas de marketing das empresas em função do momento econômico do País. Era o ditado popular ´mais por menos´ na prática. E, para poder cumprir nossa promessa de entregar os trabalhos de mais alto nível para conquistar contas importantes, optamos por investir nas pessoas, que são o principal ativo no segmento de serviços”, explica ele.
Dentre os projetos de ativação e de eventos, destaca-se o rodshow desenvolvido para a Atlas Schindler, que percorreu 12 cidades e impactou mais de mil pessoas por meio das experiências audiovisuais criadas para comemorar os 100 anos da marca e para lançar a próxima geração de produtos. E também as ações concebidas para a GOL Linhas Aéreas que por meio de ativações que transpiram tecnologia e inovação, a agência esteve presente em cinco feiras no Brasil e no exterior.
Já na disciplina de campanhas de incentivo, a EAÍ?! investiu no portal próprio de premiação chamado EAÍ Prêmios, que foi fundamental para a conquista de clientes como Volkswagen, Heineken, Ultragás e Kimberly Clark. Ao todo, suas iniciativas sustentam a mecânica de programas que atendem um público aproximado de 50 mil participantes.
E, por fim, de forma integrada, a Whirlpool é um case de sucesso 360º no live marketing. Para as marcas que compõe seu portfólio, como Brastemp e Consul, são desenvolvidas convenções, ativações, lançamentos de produto, campanhas e viagens de incentivo. “Referência de inovação, a Whirlpool encontrou na EAI?!, um forte aliado para traduzir seus projetos em experiências e resultados marcantes”, comemora Farnese.
A gestão horizontal permite uma melhor integração entre as habilidades e a experiência de todos os envolvidos em cada entrega. “Técnica e ferramenta todo mundo tem, é como uma espécie de commodity. Atingir resultados é dever padrão, mas como a gente chega lá é o que nos diferencia. O atendimento é feito com paixão e com empatia. A experiência que entregamos não é só a que planejamos para atender ao briefing, mas também a do dia-a-dia, de ser parceiro para facilitar o lado do profissional da empresa, que é cada vez mais atarefado em função das equipes enxutas da atualidade. Todo o processo é conduzido de forma que ele tenha a confiança e a tranquilidade de que encontrará o projeto prometido no prazo acordado”, completa o fundador.
Como próximo passo para a expansão de mercados, a EAÍ?! Live Marketing estabeleceu no início de 2018 uma parceria com o Grupo Nexo, formado por empresas nas áreas de comunicação, eventos, logística e treinamento, com forte atuação no mercado de saúde/farmacêutico, consumo e também prescrição. “O objetivo inicial dessa operação conjunta é combinar a expertise dos times para expandir a oferta de serviços e as estratégias de promoção de marca e de incentivo para outros mercados”, detalha Paulo Farnese.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
You must be logged in to post a comment Login