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Como parte de investimento de R$ 3 milhões, Webedia anuncia site “Versus” para cobertura jornalística de eSports

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Novo vertical do grupo francês de mídia se junta à divisão de negócios e uma arena para competições e disputas para oferecer estrutura 360º no setor

Com dois anos acompanhando o crescimento e o amadurecimento dos eSports no Brasil e no mundo, o grupo francês de mídia Webedia, que publica no Brasil o site IGN Brasil, anuncia a criação de um novo pilar jornalístico em seu portfólio. O CEO do grupo, Cyrille Reboul, junto do diretor do IGN Brasil, Aydin Sarmadi, mostraram em evento interno, destinado a colaboradores e parceiros, o logotipo do “Versus”, seu novo canal de cobertura e serviços de conteúdo para eSports. A empresa decidiu ampliar seu rol de marcas para atender de maneira mais específica o público que acompanha o eSport de maneira assídua.

De acordo com Aydin Sarmadi, diretor do IGN Brasil e que também vai chefiar o Versus, a ideia parte da necessidade de expandir a editoria de eSports do IGN para algo mais abrangente: “O Versus será um subdomínio do IGN Brasil, com um layout separado, e novas funcionalidades especificamente pensadas para servir a comunidade esports brasileira”, explica o executivo.

Previsto para lançamento no segundo semestre de 2017, o Versus será alimentado tanto pelo time do IGN Brasil – comandado pelos respeitados jornalistas Pablo Miyazawa e Gustavo Petro – como por novos membros, a serem escolhidos a dedo por sua expertise no campo dos eSports. Estes serão coordenados por Lucas “Marduk” Rampinelli, Head de eSports da Webedia, ex-caster, jogador profissional e empreendedor de eSports. A presença de Marduk na empreitada traz relacionamento com as comunidades que acompanham o mercado. Sarmadi resume isso como “o melhor do jornalismo de games pela competência de Pablo e Gustavo, junto da expertise e conhecimento da divisão de eSports da Webedia, liderada pelo ‘Marduk’”.

No que tange ao conteúdo, Aydin explica que a ideia por trás do Versus não é apenas o de oferecer cobertura jornalística, mas também produzir pautas como serviço: “O que buscamos é criar um veículo onde o fã de eSports possa, rapidamente, identificar a informação que busca: para isso, além das notícias, teremos calendários de competições, torneios onde seus jogadores e times favoritos vão participar e afins. Já fazemos algo similar em outros sites da Webedia, como o AdoroCinema e sua programação de filmes – queremos agregar os mesmos valores no Versus”.

O Versus é parte de um investimento de R$ 3 milhões feito pela Webedia no final de 2016. Na ocasião, a empresa construiu uma arena para competições de eSports dentro de sua estrutura em São Paulo, além de criar uma divisão de negócios no mercado para atrair empresas que queiram ingressar no cenário: “Já temos diversos eventos marcados para a arena – em junho, vamos promover um torneio de Injustice 2, um lançamento recente da Warner Games. No passado, especificamente no mês de março, realizamos um torneio – “Overwatch Old Spice Tournament by IGN” – com patrocínio da P&G”, conta Aydin. “O Versus nasce com o objetivo de complementar a nossa estrutura em 360º para marcas que queiram atuar no setor de eSports, pois oferecemos conteúdo jornalístico, estrutura de promoção de evento e a expertise técnica de uma divisão exclusivamente dedicada a isso”.

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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