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Centro de Memória Nestlé celebra 25 anos com exposição histórica de NESCAU

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O Centro de Memória Nestlé, criado para preservar a história da companhia e suas marcas no Brasil, completa 25 anos neste mês de dezembro e, para celebrar esta data, realiza uma exposição especial dos 85 anos de NESCAU, inaugurada hoje com a presença do jogador de futebol Kaká, estrela da mais recente promoção de NESCAU, “Craques na Gringa”. A celebração também marca o lançamento do novo site da Nestlé (www.nestle.com.br), que reúne de forma interativa diversos conteúdos do acervo histórico e informações corporativas que mostram como a Nestlé “Faz Bem”, por meio de suas marcas e sua atuação na sociedade.

Por meio do Centro de Memória Nestlé, é possível conhecer detalhes da história da Nestlé e suas marcas, em mais de 180 mil documentos, entre embalagens históricas, brindes, cartazes, filmes, fotografias e outras imagens digitais. No acervo, estão reunidas também curiosidades sobre as marcas da Nestlé e o cenário brasileiro no qual foram lançadas ao longo de várias décadas, em uma viagem pelo passado e presente das marcas que encantaram diversas gerações. Além de preservar essa história, o acervo é ainda uma importante fonte de consulta e suporte às diferentes áreas estratégicas da empresa e o público externo.

Um dos destaques do Centro de Memória Nestlé é o acervo de NESCAU, marca criada originalmente no Brasil, há 85 anos. Desde seu lançamento, em 1932, NESCAU desenvolveu diversos produtos, campanhas e iniciativas que reforçam os compromissos da Nestlé com a sociedade. Campanhas clássicas, com o antigo slogan “Energia que dá Gosto”, até as mais atuais, com “O Esporte Ensina”, estão reunidas no acervo. O espaço ainda abriga registros de iniciativas importantes da marca, como a COPA NESCAU, projeto JOGADEIRA e até mesmo promoções de destaque, como a protagonizada neste ano pelo Jogador Kaká, que premiou 10 consumidores e familiares com uma incrível viagem para Orlando, para encontrar o jogador.

 

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Além de preservar a memória da companhia, o Centro de Memória Nestlé tem por objetivo ser uma ferramenta de pesquisa e registro do momento histórico em que as marcas foram criadas, trazendo informações importantes sobre o contexto em que estavam inseridas: na alimentação, na indústria, na publicidade, nos comportamentos dos consumidores, na pediatria, na economia e setores estratégicos como o cacau, leite, café, entre outros.

São histórias como o do surgimento da companhia, há 150 anos, na Suíça, quando o farmacêutico Henri Nestlé, preocupado com os numerosos casos de mortalidade infantil causada pela desnutrição que atingia a Europa, em 1866, resolve criar uma fórmula para ajudar a salvar essas crianças. Surge então a Farinha Láctea Nestlé e uma história de cuidados com a nutrição, saúde e bem-estar que a Nestlé mantém até hoje, seguindo sempre seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

 

HISTÓRIA E CURIOSIDADES

Para reunir fatos importantes deste rico acervo histórico em um só lugar e disponibilizar seu acesso ao alcance de um clique, o site da Nestlé ganha uma nova versão, mais interativa e moderna, que transportará as pessoas a esse universo de história e memória. O site www.nestle.com.br traz materiais exclusivos do acervo, incluindo fotos e vídeos antigos. Na linha do tempo (www.nestle.com.br/a-nestle/historia), é possível encontrar, por exemplo, os comerciais criados para marcas clássicas, como os chocolates Lollo (1982) e Surpresa (1983), além do anúncio feito em 1944 sobre o lançamento do Leite em pó Integral NINHO® no Brasil.

O site traz ainda um extenso material sobre atuação da Nestlé na sociedade, por meio dos seus programas e compromissos, voltados para pessoas e famílias, comunidades e planeta. Um exemplo é o apoio técnico fornecido a produtores rurais, como o Sr. Natalino Blaschi, 73 anos, de São José do Rio Pardo (Interior de SP), que juntamente com sua família recebe suporte e treinamentos da Nestlé para fornecer cenouras e batatas que são utilizados nas papinhas produzidas pela Nestlé na cidade (www.nestle.com.br/na-sociedade/comunidade/historias/agricultura-familiar-garante-o-sucesso-das-papinhas-nestle).

No site, os consumidores também poderão encontrar informações nutricionais sobre os produtos Nestlé, fazer compras on-line na ferramenta de e-commerce e ainda acessar o link para as famosas Receitas Nestlé.

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

A Ampro acaba de lançar a campanha para o festival de criatividade Ampro Globes Awards 2021. A campanha foi criada pela pela TracyLocke Brasil. Como regra do festival a agência do ano cria a campanha do ano seguinte e a TracyLocke foi a grande vencedora de 2020 com o Grand Prix, 10 ouros, 10 pratas e 1 bronze. Em um ano em que o mercado de live marketing fala sobre se reinventar, ressignificar e renascer, a agência traz a campanha ‘Re-Ampro Globes Awards. Um prêmio pra quem se reinventa.’

As peças exaltam os símbolos de reinvenção de diferentes culturas, como o escaravelho sagrado e o pilar djed, da cultura egípcia, a tríscele, da cultura celta e a roda do dharma da cultura hindu. Além de peças de social, a campanha conta também com um anúncio long copy que questiona os profissionais que querem se reinventar acreditando nas mesmas coisas. As inscrições para o Ampro Globes Awards poderão ser feitas a partir do dia 19 de julho.

“O Ampro Globes Awards é uma premiação que vem se reinventando nos últimos anos, assumiu o foco na criatividade e se modernizou da escolha do júri, hoje muito mais plural e com metas claras de diversidade e transversalidade racial ao seu sistema de julgamento. É muito bom poder ajudar o festival a mostrar sua cara com uma campanha que representa o seu momento e do próprio mercado.” comenta Daniel Ottoni, CCO da TracyLocke Brasil.

“Como a própria campanha diz: O verbo pode até mudar, mas o prefixo RE segue firme, sempre nos cutucando para sair da zona de conforto. Não tenho dúvidas que mais uma vez teremos o melhor ano do festival. O Ampro Globes Awards vai fazer 21 anos e chega na sua maturidade priorizando a sua essência: a criatividade.”, comenta Alexis Paglianini, presidente da Ampro.

FICHA TÉCNICA

Título: Re-Ampro Globes Awards 2021

Agência: TracyLocke Brasil

Cliente: Ampro

Aprovação Cliente: Alexis Paglianini

CEO: Thomas Tagliaferro

CCO: Daniel Ottoni

COO: Michel Issa
VP de Experience: Breno Ferreira
Head de Planejamento: Michele Gruc

Diretora de Criação: Aline Noya

Criação: Cleber Pereira, Lucas Basilio Vidigal
Ilustração: Cleber Pereira

Diretora de Contas: Renata Alterio

Supervisora de contas: Danielle Florido Aragon

Atendimento: Juliana Fontanete Silveira

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

O mundo mudou recentemente e já havia um processo de maturação em ritmo acelerado, na questão do uso de tecnologias para criar experiências aos consumidores, colaboradores, investidores e demais interessados. Seja por Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Estendida, Mista, Animação, 3D, ou outros modelos, as tecnologias estão revolucionando diversos segmentos, inclusive no Live Marketing.

Para entender a dimensão dessa tendência, Epson, Class e MCI formalizaram uma parceria para novas soluções em eventos digitais. Por meio dos produtos da gigante de tecnologia, em específico os projetores de vídeo mapping, a ideia da parceria é criar e oferecer ao mercado soluções de streaming para eventos híbridos, que devem se manter como tendência. “Pouco ainda foi explorado sobre vídeo mapping e os eventos digitais. Nos eventos ao vivo, a técnica é consagrada e agrada plateias do mundo inteiro pela beleza e arte do conteúdo mapeado. Mas e no digital? Questões como luminosidade, streaming de superfícies mapeadas e retroprojeções ainda precisam ser mais exploradas e desafiadas e as descobertas prometem”, afirma o business innovation director da MCI, Ney Neto.

Quem também aproveitou a tecnologia de imersão foi a Avantgarde, agência que desenvolveu um case para a Volvo América Latina. Para o lançamento da linha F de caminhões, foi montado uma experiência virtual usando Realidade Estendida (xR). “O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4 metros de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno. Outro segmento que tem aproveitado as realidades virtuais foi a Mueller, empresa de eletrodomésticos catarinense, com mais de 70 anos no mercado. A marca, junto com a agência F/FWD, criou um filtro de Instagram em Realidade Aumentada, onde o consumidor pode ver como ficará na cozinha o fogão mesa de vidro, destaque da campanha.

Segundo o diretor de vendas e marketing da unidade de fogões da Mueller, Henrique Fonseca, este segmento ganhou força nos últimos anos. “Nós mantivemos a tradição de qualidade e somamos inovação para acompanhar esse crescimento e trazer produtos cada vez melhores aos consumidores. É o caso da linha Vetro Mueller, que hoje já soma 16 opções de escolhas que visam atender às diferentes necessidades de cada consumidor", completa.

O público infantil também está no foco das tecnologias de experiências virtuais. A Rasip, empresa que integra a RAR, que investe em produtos para crianças, desenvolveu uma campanha usando Realidade Aumentada nas embalagens da maçã, comercializada pela marca. Os personagens Pernalonga e Lola estampam a embalagem da maçã Space Jam, Um Novo Legado e ainda conta com o atrativo para as crianças. “A realidade aumentada é uma tecnologia já presente nas bags Looney Tunes que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. O propósito é criar um link entre tecnologia, alimento saudável e diversão, fazendo com que as crianças – e também os adultos- interajam com nossa embalagem através do uso de seus celulares, jogando e tirando fotos com os personagens Warner ao mesmo tempo em que consomem a fruta”, explica o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa.

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