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Carla Castilho: Mulheres – Desafios em mercados de trabalho majoritariamente masculinos

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Se posicionar com domínio de conhecimento é fundamental para conquistar espaço

Em mercados de trabalho nos quais a presença masculina é predominante, como os de engenharia, TI, entre outros, vencer o preconceito é um desafio que as mulheres têm enfrentado e conseguido se destacar cada vez mais, conquistando cargos de liderança.
É o caso de Carla Castilho, 45, Growth hacking e diretora da Unius – agência de Marketing, Comunicação e Tecnologia. “É importante ter muito conhecimento, pois, nós mulheres, somos testadas a todo o momento”, diz.

Para Carla, as mulheres conseguem ter uma visão mais macro dos projetos e assim ajudar nas soluções lógicas com certa facilidade. No entanto, também é importante assumir quando não sabem algo, e isso pode ser exposto de uma forma bem transparente, criando até uma aproximação com a grande maioria masculina.

Vencer o preconceito é outro tema que ainda esta em pauta e, apesar de considerar que houve uma redução, Carla enfatiza que é preciso saber se posicionar com domínio de conhecimento. Ela já passou por situações de negociações em que o cliente se direcionava a seu funcionário, por ser homem. “É exatamente neste momento que precisamos nos posicionar e deixar claro as posições, cargos e lideranças. Não dá para demonstrar medo e insegurança”.

Tranquilidade e visão de negócios foram fundamentais para Carla conquistar o seu lugar ao sol. Depois de uma sociedade mal feita e um prejuízo financeiro, recomeçar uma nova empresa cheia de dívidas e conseguir vencer foi um dos principais desafios da empreendedora. “É nessa hora que acredito que a maioria das mulheres se destaca. A gente ganha um força que muitas vezes não percebemos que temos. Sempre comprovo aquele ditado: são nas dificuldades que aparecem as grandes oportunidades, e se elas não aparecerem, a gente cria. E é nesse criar que inovamos”.
Para manter o equilíbrio entre administrar uma empresa, gerenciar funcionários, captar clientes e fechar negócios, cuidar dos filhos e do lar, Carla busca um ponto de equilíbrio. “É importante respeitar o tempo para todas as coisas, distribuir as atividades de forma que se consiga dar conta de todo esse universo, sem deixar de lado o seu lado pessoal. Apesar de toda correria, faço caminhadas no parque, musculação, yoga e terapia, e dá tempo para tudo”.

Estudar e se manter atualizada também faz parte da rotina de Carla. “A tecnologia muda rapidamente e somos sempre desafiadas por profissionais bem mais novos e com uma agilidade incrível de aprendizado, por isso, os desafios e as dificuldades que as mulheres enfrentam não podem ser vistos como um motivo forte o suficiente para abandonar a carreira”.

Em apenas três anos após abrir sua agência, a empreendedora contava com sete funcionários e estava com um crescimento além do esperado. Hoje, depois de sete anos, a Unius tem uma equipe de 20 profissionais e conta com novos clientes, com grandes projetos cada vez mais desafiadores.
Sobre a Unius – A Unius foi fundada em 2005 por Carla Castilho, 46 anos, especialista na área de Comunicação e Marketing Digital. Localizada na Vila Mariana, a agência desenvolve estratégias de comunicação, marketing e tecnologia, buscando resultados assertivos para seus clientes e consumidores. A Unius também realiza um trabalho focado em startups, desenvolvendo aplicativos e planejamento estratégico de divulgação e marketing. Por meio da expertise dos profissionais, conta com a estrutura colaborativa que permite a integração total das ações e garantia de resultados efetivos na comunicação das empresas. Saiba mais em: www.agenciaunius.com.br.

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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