Eventos
Arnold Classic South America coloca São Paulo no ‘mapa mundi’ das grandes feiras esportivas
Na estreia em São Paulo, evento terá 37 competições esportivas, 10 mil atletas, 150 marcas de suplementos alimentares, equipamentos e acessórios fitness, volume de negócios na casa de R$ 100 milhões e expectativa de 80 mil pessoas nos três dias da feira, de 21 a 23 de abril
Maior evento multiesportivo do Brasil em 2017, o Arnold Classic South America será de 21 a 23 deste mês, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O próprio Arnold Schwarzenegger estará na capital paulista para a estreia da feira na cidade. Além da presença do âExterminadorâ, o público poderá conferir de perto grandes atletas, inclusive os profissionais do bodybuilding e strongman, participar de atividades, palestras e workshops, e conhecer uma das maiores feiras de nutrição esportiva do mundo, entre outras atrações.
O Arnold Classic chega a São Paulo após quatro anos no Rio de Janeiro com números superlativos. A quinta edição do evento no Brasil ocupará uma área de 100 mil metros quadrados do Transamérica Expo. Estão programadas 37 competições esportivas (olÃmpicas e não olÃmpicas) reunindo 10 mil atletas. A área de exposição terá 150 marcas, com previsão de volume de negócios em torno de R$ 100 milhões. O Conference terá 100 palestras e 4.000 congressistas. São esperadas mais de 80 mil pessoas nos três dias de evento.
Arnold demonstra entusiasmo com a primeira edição de seu evento multiesportivo na capital paulista. “Estamos muito otimistas quanto ao sucesso do Arnold Classic South America em São Paulo. O mercado de fitness e nutrição esportiva tem apresentado crescimento no Brasil, mesmo no cenário recessivo do paÃs. Isso em função do aumento da consciência das pessoas de que é preciso investir em saúde “, afirma Schwarzenegger. O evento conta com cinco patrocinadores de peso no setor de nutrição esportiva – Atlhetica Nutrition, Black Skull, IntegralMédica, Max Titanium e Midway -, e também a marca de relógios Champion.
Multiesportes – Pouco menos de um ano após os Jogos OlÃmpicos do Rio de Janeiro, o Arnold Classic South America se consolida como maior evento multiesportivo da America Latina neste ano por reunir 37 competições. São várias modalidades, do xadrez ao crossfit, passando pelo bodybuilding e fitness, além de lutas, artes marciais, pole dance, entre muitos outros, como a inusitada disputa de cubo mágico. Entre as novidades da edição 2017 estão a estreia da esgrima e o Cycling in the air, com aula de spinning no alto de um prédio paulistano.
O elevado número de competições irá atrair 10 mil atletas para São Paulo, entre eles, grandes nomes do bodybuilding profissional, como os norte-americanos Juan Diesel Morel, Derek Upshaw, Guy Cisternino Jr, Johnnie O. Jackson e Michael Lockett. O evento tem ainda uma particularidade no Brasil, único paÃs a oferecer atividades paradesportivas. “Inclusão é um dos nossos grandes objetivos. O Governador Schwarzenegger sempre enfatiza essa necessidade, que vale para atletas convencionais e com necessidades especiais, sempre com atenção ao público infantil”, explica Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, parceira brasileira da Classic Productions ao lado da Excalibur Congressos e Eventos.
Por que São Paulo? – A decisão pela mudança de sede do Rio de Janeiro para São Paulo segue o conceito do próprio Schwarzenegger de estender as fronteiras para o nÃvel continental, a fim de atender de forma mais ampla aos paÃses da América do Sul. Considerada o coração financeiro do PaÃs, com R$16,3 bilhões ao ano gerados por feiras de negócios, a capital paulista foi a escolha natural para a nova fase do Arnold Classic.
Arnold Schwarzenegger não esconde a empolgação com a nova fase do seu evento no Brasil. “A cidade de São Paulo é considerada a capital do business na América Latina. Justamente por isso, essa mudança se encaixa no plano de expandir o Arnold Classic para os demais paÃses da América do Sul. Espero todos vocês em São Paulo”, afirma o eterno âExterminadorâ dos cinemas.
A afirmação de Schwarzenegger é ratificada por dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que apontam a cidade como a capital sul-americana das feiras de negócios. São 90 mil eventos por ano, ou seja, um a cada 6 minutos. Circulam pelos eventos 8,8 milhões de visitantes, entre profissionais e compradores, além de 77,5 mil expositores. Destes 8,8 milhões de visitantes, 5 milhões (53%) são residentes e 3,8 milhões (47%) são turistas. Principal hub da América latina, a capital paulista conta com voos diretos para 25 paÃses.
Esportes internacionais –Além do bodybuilding e fitness profissionais, o Arnold Classic South America terá quatro campeonatos internacionais, sendo que dois terão transmissão nacional pela televisão. São eles o Arnold Strongman League (Sportv), com os homens mais fortes do mundo, Desafio Internacional Brasil x Suécia de Luta de Braço (Esporte Espetacular), a Copa Pan-americana de Pole Dance e o Open Internacional de Karate.
Pro Show – Os profissionais do bodybuilding estão entre as maiores atrações esportivas do Arnold Classic South America. São oito competidores internacionais de alto nÃvel em busca do troféu de campeão, que será entregue pessoalmente por Arnold Schwarzenegger. A disputa do Bodybuilding Pro será no dia 22 (sábado), a partir das 19h, no palco principal do Pavilhão D do Transamérica Expo.
Os norte-americanos são maioria no Bodybuilding Pro, com cinco representantes. São eles Juan Diesel Morel, Derek Upshaw, Guy Cisternino Jr, Johnnie O. Jackson e Michael Lockett. A República Checa terá dois atletas, Tomas kaspar e Lukas Osladil. Earl Abraham, da Ãfrica do Sul, completa a lista dos oito bodybuilders internacionais que competirão em São Paulo.
Juntamente com os astros do bodybuilding profissional, o palco principal do Pavilhão D do Transamérica Expo receberá outras grandes atrações. O Figure Pro reunirá mulheres de corpos esculturais. Será a primeira competição da categoria profissional da modalidade no Brasil. Dez atletas de alto nÃvel já estão confirmadas. São elas: as norte-americanas Swann De La Rosa, Cydney Gillon e Latorya Watts, a paraguaia Karina Grau e as brasileiras Danielle Balbino, Michele da Silva Pinto, JanaÃna Ferreira, Rose Lopes, Bruna Miyagui, Andressa Ribeiro.
O evento terá uma apresentação especial com duas das maiores atletas Fitness Pro do mundo. A brasileira radicada na Alemanha Regiane da Silva e a norte-americana Whitney Jones exibirão corpos perfeitos e coreografias de alto nÃvel atlético. A apresentação no palco inclui performances de dança, ginástica acrobática ou outras atividades fÃsicas que demonstram como o seu fÃsico reflete no dia-a-dia.
Model Search – O Arnold Model Search é o maior concurso de beleza fitness do mundo e a etapa brasileira terá sua segunda edição em São Paulo, no Arnold Classic South America. E a expectativa é que mantenha o alto nÃvel do ano passado. Rafael Ferreira, de São Carlos (interior de São Paulo) e Juliete de Pieri, do Rio de Janeiro, conquistaram o tÃtulo no Rio de Janeiro em 2016 e em 2017 foram eleitos os mais belos na etapa mundial, disputada no Arnold Festival, em Ohio, no final de março. A dupla estará novamente no evento, agora na capital paulista, para incentivar os novos candidatos.
Strongman Pro – O Strongman reúne os atletas considerados os mais fortes do mundo. Eles levantam entre 100kg a 500kg usando objetos que variam de pneus de trator até um carro. O Arnold Classic South America terá competições amadoras e profissionais. Competirão no Arnold Strongman League alguns dos principais destaques internacionais da modalidade como Marcos Ferrari (Brasil), Brendan Page (EUA), Rauno Heinla (Estonia), Mateusz Kieliszkowski (Polônia), Jerry Pritchett (EUA), Mikhail Shivyakov (Rússia), Dimitar Savatinov (Bulgária), Zach Hadge (EUA), Hamza Primova (Uzbequistão) e Sergei Trubitsyn (Uzbequistão).
Luta de Braço – A luta de braço é sempre uma das grandes atrações do Arnold Classic no Brasil. Nesta edição, em São Paulo, as mulheres mostrarão que são âboas de brigaâ no Desafio Internacional Brasil x Suécia de Luta de Braço. No dia 23 (domingo), a partir das 10h, terá as brasileiras Gabriela Vasconcelos e Tatiane Faria enfrentando as suecas Fia Reisek e Victoria Karlsson. E quem estará lá para prestigiar os combates de perto será o próprio Arnold Schwarzenegger.
Gabriela Vasconcelos é dona de 24 tÃtulos mundiais e Tati Faria lidera o ranking da categoria peso leve para braço direito e está em segundo no braço esquerdo da WAL (Associação Mundial de Luta de Braço). As adversárias também são grandes atletas. Fia Reisek foi a única mulher a ocupar o primeiro lugar com a mão esquerda e direita no Campeonato Feminino da WAL em 2016. Victoria Karlsson também figura entre as melhores do seu paÃs na modalidade.
Esportes Diferenciados – O Arnold Classic South America tem como uma de suas marcas registradas a diversidade esportiva. Dentro desta filosofia, abriga modalidades que não fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas. A esgrima, por exemplo, faz sua estreia no evento e será uma oportunidade do grande público ver de perto o esporte olÃmpico que normalmente sequer é transmitido pelos canais de TV. Outra opção é o street workout, no qual os atletas executam movimentos acrobáticos dignos do Cirque du Soleil em barras fixas, estruturas de metal ou mesmo no solo. Há também atividades que para muitos são brincadeiras, agora transformadas em coisa séria, como a competição de cubo mágico, o jump rope (pular corda) e pebolim (também conhecido como totó em estados como Rio de Janeiro, EspÃrito Santo, Região Nordeste, Minas Gerais, Pará, entre outros).
Celebridades do Universo Fitness – O Arnold Classic South America será o maior evento multiesportivo do Brasil em 2017. Não por acaso, muita gente bonita vai desfilar pelos corredores do evento. Entre eles, várias celebridades do universo fitness marcarão presença no Transamérica Expo Center, de 21 a 23. Entre os nomes confirmados estão os cantores Kelly Key e Leo Stronda, as modelos Gracyanne Barbosa, Eva Andressa, Carol Saraiva, Fernanda DâAvila (modelo fitness e ex-bailarina do Domingão do Faustão) e Mari Gonzales (a baianinha do Pânico na TV), Michelly Crisfepe (ex-BBB), e o atleta e modelo Felipe Franco, entre outros.
Atletas de renome internacional, como os lutadores Minotouro, Minotauro, José Aldo e outras feras do MMA também são esperados no Arnold Classic South America. Entre os bodybuilders, além dos competidores dos BB Pro, destaque para o profissional brasileiro Eduardo Correa.
Arena Inclusão – O Arnold Classic South America tem uma particularidade. O evento promovido no Brasil é o único a oferecer atividades paradesportivas. A Arena Inclusão é um espaço destinado a proporcionar a experimentação do esporte ParalÃmpico, assistindo e vivenciando cada modalidade. Pessoas com e sem deficiência poderão experimentar basquete em cadeira de rodas, bocha paralÃmpica, futebol de cinco e tênis em Cadeira de Rodas. Além disso, o evento terá a “I Exposição minha foto na Arnold”, que terá o tema “Atividade FÃsica é para Todos” e será composta por fotos enviadas pelo público com imagens de momentos de atividade fÃsica de pessoas com deficiência.
Cycling in The Air – Entre as novas atividades Arnold Classic South America em 2017, o Cycling In The Air vai oferecer aos participantes e oportunidade de pedalar nas alturas. Serão disponibilizadas 40 bicicletas ergométricas instaladas no heliponto do Tower Bridge Corporate dia 23 (domingo), à s 9h, com suporte técnico e a melhor orientação a todos os participantes. A proposta do evento é unir emoção, inovação e esportividade por meio do Spinning Outdoor. Será uma sensação única de liberdade e aventura aliada à performance.
Expo – Além das competições, o público que prestigiar o evento na capital paulista poderá conferir de perto a Expo, maior feira de nutrição esportiva da América Latina e uma das maiores do mundo. Além de variados tipos de suplementos alimentares, há também equipamentos e acessórios fitness. “A Expo é sempre uma festa para os amantes do esporte, que podem comprar produtos de ponta e alta qualidade a preços promocionais, além da oportunidade de chegar um pouco mais perto do governador Schwarzenegger, que adora dar seus passeios pela feira para conferir e conhecer expositores e acompanhar as competições esportivas”, lembra Ana Paula Leal.
Educação – O Arnold Conference seguirá como opção de educação continuada para profissionais e estudantes do setor. O principal objetivo é elevar o nÃvel do conhecimento relacionado à saúde no esporte no PaÃs. Em cada módulo, as aulas e palestras são voltadas para as áreas de nutrição, medicina esportiva, educação fÃsica, fisioterapia e, também, para atletas. Trata-se de um acontecimento técnico cientÃfico já tradicional no Arnold Classic e, em 2017, seguirá com alto nÃvel de excelência e baterá recorde de participantes, com 4 mil alunos. “Quando apresentei o projeto, em 2013, e disse que terÃamos mil pessoas. E nós tivemos cerca de duas mil pessoas. De lá para cá, o Conference só cresceu “, disse Bruno Falcão, diretor da BF Eventos, organizadora do Arnold Conference.
Healthy Pavilion – O Arnold Conference tem como principal objetivo elevar o nÃvel dos profissionais relacionados à saúde no esporte no Brasil. E para ampliar a experiência junto aos participantes, contará com uma nova área, o Healthy Pavilion, destinado à divulgação e promoção de empresas e serviços ligados à saúde, qualidade de vida, sustentabilidade, entre outras.
Localizado no Hall Principal do Arnold Conference, o Healthy Pavilion será voltado para o público do congresso, reunindo expositores ligados a produção e comercialização de produtos naturais, veganos, vegetarianos, diet/light, probióticos, nutrição esportiva, fitoterápicos, gluten free/lactose free, entre outros.
Arnold Boulevard – Outra novidade é o Arnold Boulevard. A ideia é que o público tenha uma experiência incrÃvel desde a entrada do evento no Transamérica Expo. Desta forma, os patrocinadores preparam muito entretenimento e ativações para interagir com os frequentadores dos três dias da feira.
Evolução – A edição 2017 do Arnold Classic South America vai ocupar todos 100 mil metros quadrados do Transamérica Expo. A necessidade de tanto espaço se explica em função da evolução da feira. Em 2013, na primeira edição do Arnold Classic Brasil, os organizadores foram agradavelmente surpreendidos com a enorme presença de público. Os 16 mil m² destinados ao evento, no Centro de Convenções Sul América, foram pequenos para receber as mais de 60 mil pessoas ávidas por ver de perto o astro Schwarzenegger e as atrações da Expo. O sucesso da estreia levou a escolha de um local maior. No Riocentro, em 2014, nova explosão de fãs, com 72 mil pessoas aglomeradas em 25 mil m². Em 2015, mais crescimento. Novamente no Riocentro, o Arnold Classic abriu as portas para 82 mil pessoas, desta vez em um espaço maior, com 43 mil m². Em 2016, apesar da crise econômica, os números se mantiveram na mesma ordem.
Evento Global – O Arnold Classic é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes. à realizado também na Europa, Ãsia, Oceania e Ãfrica.
O Arnold Classic South America tem patrocÃnio diamond de Atlhetica Nutrition, Black Skull, Integralmedica, Max Titanium e Midway, patrocÃnio gold de Champion e apoios de WW transportes, Ãgua LegÃtima Lindoia e Stadium. A realização é de Savaget Excalibur Promoções e Eventos.
Serviço Arnold Classic South America
Data: 21 a 23/04/2017
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Horário:
21 e 22 | sexta e sábado
Profissionais do setor: das 10h às 14h
Visitantes: das 14h às 20h
23 (domingo)
Visitantes e Profissionais do setor: das 10h às 18h
Programação do Pro Show – dia 22
18h: abertura dos portões
18h30: Prejudging (Bodybuilding e Figure PRO)
20h: Final (Bodybuilding PRO)
22h: Strongman PRO
22h30: Top 10 Arnold Model Search
Premiação entregue por Arnold Schwarzenegger
Mais informações pelo site oficial do evento: http://
fan page: https://www.facebook.com/
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.