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Araceli Silveira – Marketing de conteúdo: estratégia que revoluciona negócios

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em

Por Araceli Silveira

As transformações das mídias e surgimento de novos modelos de negócios digitais pedem mudanças rápidas e efetivas, especialmente no marketing, braço estratégico de qualquer empresa. Em tempos de crises ou cenários econômicos adversos isso se torna ainda mais importante. Enquanto muitas organizações insistem em cortar investimentos de marketing, aquelas que se reinventam, redirecionando recursos e apostando em novas formas de atingir seus públicos-alvo se sobressaem e ganham espaço no mercado.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo é essencial e tem conquistado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das empresas. De acordo com pesquisa da Rock Content, realizada no ano passado com companhias de marketing, TI, consultoria, educação e e-commerce de todo o Brasil, 73% das organizações utilizam esse tipo de ação para atrair e fidelizar clientes.

Mas é possível ir além. Com planejamento, investimento e estratégia, o marketing de conteúdo deixa de ser apenas uma maneira de engajar consumidores para se tornar parte efetiva do negócio.

Foi assim que, há quatro anos, a Informa Markets – antes Informa Exhibitions – deu início a uma estratégia de conteúdo próprio e exclusivo para os mercados em que atua com feiras e eventos, que resultaria em um novo modelo de negócios. Além de atrair, converter e engajar o público-alvo, as ações de marketing de conteúdo tinham como objetivo posicionar a empresa como uma voz relevante dentro de setores da indústria altamente representativos na economia brasileira.

Com base em três pilares fundamentais: equipe especializada em conteúdo digital e marketing, pool de fornecedores e ferramentas para automação de marketing e gestão de dados, a Informa transformou suas plataformas em referências dentro dos seus segmentos. Somente no ano passado, os 13 canais digitais acumularam mais de 10 milhões de pessoas pela internet.

Hoje, além de fonte de informação e conteúdo qualificado, a Informa Markets gera negócios e receitas por meio dos canais digitais, atingindo clientes não apenas no espaço físico, mas também online, oferecendo soluções comerciais 360º. Esse marco posiciona a empresa não somente como parte do mercado, mas peça estratégica que gera movimento e contribui para o desenvolvimento de setores expressivos da economia.

* Araceli Silveira é Vice-presidente de Marketing da Informa Markets

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

Publicado

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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