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AppsFlyer: US$64 bilhões serão gastos com publicidade de apps até 2020

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Jogos e aplicativos de compras são os principais responsáveis pelo acelerado crescimento da economia no universo de receitas mobile

A AppsFlyer, empresa líder em atribuição mobile e análise de dados para aplicativos apresenta as previsões globais para o crescimento do mercado de publicidade em aplicativos. Essas previsões foram definidas com base em dados da própria AppsFlyer, que incluíram 35 bilhões de instalações, US$10 bilhões em gastos com anúncios e 70 mil aplicativos na amostra. Também usamos outros parâmetros, como dados de compartilhamento de mercado de atribuição para dispositivos móveis de terceiros, previsão de CPI por região, número de aplicativos nas lojas de aplicativos e o número de instalações. No total, o estudo usou cinco modelos estatísticos diferentes.

Após análise, a AppsFlyer prevê que os gastos com publicidade para instalação de aplicativos devem subir 65% de 2018 a 2020, alcançando US$64,1 bilhão.

Ano após ano, essa quantia irá subir em média 34% e gradualmente decrescer ao longo do tempo, porém se manterá robusta neste período. Custo de mídia mais alto, juntamente com mais campanhas pagas, mais apps, aumento de uso do mobile, e mais usuários, resultaram em um constante crescimento de investimento em publicidade e irá continuar assim.

Em um dos mercados de aplicativos mais predominantes, a América do Norte, o crescimento de gasto para instalação também será agressivo, dobrando em 2020, atingindo US$12,9 bilhões. Podemos esperar comportamento similar no resto do globo, com um crescimento significativo ano após ano, de 21% nesta região.

Há várias tendências emergentes que levam ao boom de investimento com anúncios para dispositivos móveis e instalações. Destacamos alguns dos mais proeminentes em 2019:

· Jogos: A economia de aplicativos está crescendo rapidamente, principalmente devido a, primeiro, jogos e, em segundo lugar, aplicativos de compras, que compõem aproximadamente 44% de todas as instalações não orgânicas combinadas. Especialmente para jogos, que representam cerca de 40% do total de instalação de aplicativos, há um crescimento particularmente espantoso. Entre 2016 e 2018, a parcela de instalações de jogos não orgânicos cresceu 26%, saltando de 27% para 34%.

· Como um exemplo, dê uma olhada no fenômeno Fortnite, que está dominando completamente os rankings de lojas de aplicativos, downloads e receita. É quase um fenômeno cultural.

· Dispositivos poderosos: Do lado do hardware, estão sendo lançados dispositivos mais novos que permanecem poderosos e oferecem suporte a experiências de jogos mais sofisticadas e imersivas, bem como muito mais acessíveis. Esses dispositivos também oferecem, em média, maior espaço de armazenamento, o que, especialmente nos países em desenvolvimento, significa que não haverá mais um limite sobre o número de aplicativos que se pode ter em um determinado celular.

· Apps de comércio: a categoria de apps de compras é significativa para a função que desempenha ao conectar usuários entre os canais off-line (loja) e on-line (Web, celular e aplicativos), especialmente considerando o uso crescente de aplicativos móveis fazendo compras. (A Forrester previu que 34% de todas as vendas no varejo nos Estados Unidos, mais de US $ 1 trilhão, seriam afetadas por dispositivos móveis e as estimativas de participação saltarão para 42% até 2022.)

· Aplicativos de streaming de vídeo e música: essa forma de consumo de conteúdo está crescendo rapidamente, incluindo gigantes como Netflix, HBO, Hulu e Spotify, entre outros. Isso se deve provavelmente a dispositivos mais fortes, pacotes de dados acessíveis e ao surgimento de infra estruturas celulares mais fortes, como 4G e 5G, capazes de suportá-lo com maior flexibilidade e largura de banda.

Essas tendências já são evidentes e esperamos que continuem avançando.

Para acessar o estudo: http://www.appsflyer.com/br/blog/app-install-ad-spend-predictions-2017-2020/

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Pullman e Plusvita reforçam os atributos de seus bolos familiares em nova campanha

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Pullman e Plusvita, marcas tradicionais de pães e bolos da Bimbo Brasil, lançam campanha digital “Oba, vai ter bolo! Se é macio e saboroso, é Pullman/Plusvita.”, que remete à expressão tão famosa “Fica Vai ter Bolo” e traz a ideia de que a hora do bolo fica muito mais gostosa com a Pullman e Plusvita. O objetivo é reforçar que os bolos são sempre ótimas opções para qualquer hora do dia e acompanhar os momentos de consumo dos bolos familiares das marcas, estimulando os consumidores a produzirem receitas e compartilharem nas redes sociais pela #TemBoloPullman ou #TemBoloPlusvita. Para isso, a campanha utiliza uma linguagem mais próxima e jovem e com alguns conteúdos trazendo como interlocutor o Osito – mascote das marcas -, que fala diretamente para o público, aumentando o vínculo emocional de Pullman e Plusvita com os consumidores. Além disso, toda a comunicação ressalta as características principais dos produtos: macios e fofinhos, atributos da família de bolos mais querida do Brasil.

“A campanha destaca o bolo como um coringa, principalmente nos dias de hoje, em que passamos mais tempo em casa. Ele pode ser consumido no café da manhã com frutas, por exemplo, ou numa sobremesa prática para o almoço de domingo. Além da versatilidade, os bolos podem proporcionar um momento de afetividade, resgatando memórias de reunião com a família ou amigos, como um café da tarde na casa da vó ou um bolo feito pela mãe na infância”, comenta Alejandro Lacorte, diretor de marketing e inovação da Bimbo Brasil.

A comunicação tem início no Instagram, Facebook e Twitter com vídeos curtos que despertam o apetite appeal por meio do sistema sensorial, trazendo os 5 sentidos para o universo digital e humanizando o conteúdo. Além disso, para inspirar os consumidores, Pullman e Plusvita contarão com o marketing de influência da formadora de opinião: Priscila Brenner, que realizará alguns desafios envolvendo receitas, família e mesa do bolo em seu Instagram.

Como sustentação da campanha desenvolvida pela agência Fri.to, Pullman e Plusvita apostam em Stories animados com o Osito, enquetes em seus perfis no Instagram e Facebook e diferentes jogos no Twitter, como bingo e batalha de sabores, aumentando ainda mais o engajamento de seus seguidores. Serão usadas também outras duas plataformas para impactar o público-alvo: YouTube, com vídeos de curta duração, e segmentação especial para mídia programática.

“Na campanha, conseguimos traduzir a maciez e sabor dos bolos Pullman e Plusvita em imagens que aguçam os sentidos, dessa forma o apetite appeal é ressaltado e o bolo se torna cada vez mais irresistível. Além disso, utilizamos a inteligência de dados e mídia para aperfeiçoar a mensagem e construímos conteúdos que se aproximam do consumidor, criando conversas leves e divertidas com o público”, explica Marina Tumolo, diretora de operações da fri.to.

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Zé Gotinha e família fazem campanha de prevenção contra Covid-19

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O Ministério da Saúde lança hoje nova campanha de conscientização sobre medidas preventivas e vacinação na luta contra a Covid-19. Desta vez, as orientações para combater o coronavírus são reforçadas pela família Gotinha. A ideia foi trazer, além do Zé Gotinha, ícone do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vacinação no Brasil, toda a sua família, como reforço na luta contra o vírus.

Com criação da agência nova/sb, a campanha foi desenvolvida a partir do conceito “O cuidado é de cada um. O benefício é para todos”.  Ela conta com a presença do Zé Gotinha, seus pais – Dona Gotinha e Seu Gotinha -, sua esposa, Maria Gotinha, e o filho Gotinha Jr. As peças trazem a assinatura “Brasil Unido #PátriaVacinada”.

No roteiro do filme, Zé Gotinha anuncia para toda a família que “tem mais reforço vindo por aí!”. O filho Gotinha Jr. imediatamente pergunta o que é o reforço, tendo como resposta a chegada de “mais vacinas”. Na sequência, a personagem Maria Gotinha ressalta que a imunização é importante para proteger a família. Nas cenas seguintes, o pai do Zé Gotinha informa já ter tomado as duas doses da vacina enquanto a mãe dele destaca a importância de manter os cuidados para evitar a contaminação e transmissão do vírus, como o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão e o distanciamento social.

Os personagens foram modelados em 3D. Além do filme, que será veiculado em TV e internet, a campanha conta com spot para rádio, cartazes e peças para mídia impressa, mídia exterior e digital.

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