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André Pantaleão – Colabore para valer: ferramentas de fluxo de trabalho para sua equipe de criação

Publicado

em

Por André Pantaleão

As marcas de hoje estão criando uma quantidade surpreendente de conteúdo – e com razão. De acordo com uma pesquisa do Grupo Havas, 84% dos consumidores esperam por isso, e a Forrester informa que os consumidores leem uma média de 11,4 artigos antes de decidirem fazer uma compra.

Para atender a essa demanda constante, sua equipe precisa ser ágil, com um fluxo de trabalho otimizado que ajude a criar conteúdo de qualidade de forma eficiente e em escala. A boa notícia? A Getty Images oferece uma série de ferramentas de fluxo de trabalho que facilitam o processo criativo desde o conceito até a entrega – assim, sempre que tiver uma boa ideia, você pode levá-la aos consumidores quando, onde e como eles quiserem se envolver com ela.

A colaboração é fundamental

Cada vez mais, a colaboração faz parte de cada projeto. A Harvard Business Review relata que a quantidade de tempo em que gestores e funcionários passam colaborando aumentou em 50% nas duas últimas décadas, e as ferramentas certas podem fazer toda a diferença para garantir que o processo inspire criatividade, em vez de causar dores de cabeça adicionais.

No gettyimages.com.br, você pode criar painéis para projetos específicos e colaborar em tempo real em materiais com um número ilimitado de usuários. Os painéis podem ser organizados por projeto, temas ou conceitos e compartilhados para mostrar sua inspiração, obter feedback sobre imagens específicas e compartilhar notas diretamente em arquivos individuais.

A colaboração em tempo real significa que é possível se alinhar instantaneamente a uma visão compartilhada e diminuir o tempo necessário para realizar o projeto. Para maior conveniência, um plano da Getty Images permite que você baixe e licencie materiais de forma rápida e direta no painel para uso imediato no seu projeto.

Plugins, extensões e integrações… uau

As equipes de criação também precisam pensar em como acessam, armazenam e compartilham os materiais que usam ao criar conteúdo. Uma pesquisa realizada pela Nintex, empresa de inovação em fluxo de trabalho e automação, constatou que 49% dos entrevistados tiveram problemas para encontrar documentos e 43% tiveram dificuldades com o compartilhamento e as aprovações de documentos. Para as equipes de criação, esses atrasos desnecessários podem levar dias – ou até mesmo semanas – no tempo necessário para criar um projeto .

A Getty Images facilita o trabalho com aplicativos de criação que você e sua equipe usam todos os dias. Por exemplo, se está trabalhando no Adobe Creative Cloud ou Craft Stock by Invision, é possível pesquisar, baixar e licenciar materiais automaticamente sem sair do aplicativo – o que facilitará o seu processo criativo sem a necessidade de trocar de programas. Com a integração do Dropbox, você pode compartilhar seus materiais da Getty Images com os membros da equipe e manter todos na mesma página criativa. Está escrevendo a próxima publicação do blog de sua empresa e não tem tempo para procurar imagens? O plugin do WordPress permite que você encontre, licencie e publique materiais diretamente do site.

Use o recurso detalhado de pesquisa para encontrar as imagens e os vídeos ideais

As imagens ou os vídeos ideais podem impulsionar o seu processo criativo. Quer você esteja tentando dar vida a um conceito geral com imagens impressionantes e vídeos 4K, ou esteja trabalhando em uma ideia muito específica, a excelente ferramenta de busca da Getty Images pode ajudar a encontrar o que você está procurando.

É possível procurar qualquer coisa – desde um objeto específico, como uma mochila infantil ou um item publicitário móvel, até um termo mais conceitual, como “mindfulness no escritório”. A partir daí, os filtros ajudam a refinar ainda mais os resultados da pesquisa. Quando você tem um plano da Getty Images, pode filtrar os resultados para visualizar apenas as imagens incluídas no seu plano. Também é possível usar filtragem avançada para visualizar o número de pessoas em uma imagem, a distribuição demográfica dessas pessoas, localizações de figuras específicas ou determinados estilos de imagem. A pesquisa avançada ajuda as equipes criativas a identificarem rápida e eficientemente imagens e vídeos que dialogam com o estilo de uma marca, a estética de um projeto ou as necessidades de um segmento de público exclusivo.

A infraestrutura e os processos corretos podem ajudar sua equipe criativa a fazer o melhor trabalho possível para sua marca e clientes. Não deixe que o seu processo criativo sofra com buscas de imagens complexas ou discussões demoradas e repetitivas. Simplifique a colaboração com usuários ilimitados e gere um processo criativo mais eficiente com ferramentas e planos de fluxo de trabalho da Getty Images.

Saiba mais sobre como a Getty Images pode ajudar a elevar a criatividade de sua equipe hoje mesmo.

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Marketing de recompensa: entenda os cuidados para a estratégia não ser um tiro no pé

Publicado

em

*Erica Briones

Segundo um levantamento conduzido pela PWC, foi identificado que 73% dos entrevistados no mundo apontaram a experiência do consumidor como um fator relevante nas suas decisões de compra, enquanto no Brasil o índice foi ainda mais alto, de 89%. Nesse sentido, algumas estratégias têm se mostrado eficazes em aproximar as marcas do público, sendo uma das principais e mais conhecidas o marketing de recompensas.

O formato envolve a oferta de determinadas vantagens e benefícios aos consumidores após eles adquirirem algum serviço ou produto da empresa. É um método clássico, que envolve deixar o cliente feliz para ele comprar. Porém, muitas empresas recorrem a táticas desgastantes para tal e se esquecem da importância da assertividade nos negócios.

Ilustremos com um exemplo. Uma marca de cartões tem o desafio de fazer com que clientes inativos por mais de três meses voltem a utilizar o cartão de débito como forma de pagamento. Para incentivá-los, desenvolve-se uma campanha por meio de uma plataforma digital: ao usar o recurso, o cliente recebe um voucher para trocar por um sorvete de casquinha. Uma solução simples, mas que tem como base estabelecer engajamento e mostrar ao consumidor que ele é valorizado, e não apenas mais um número em uma planilha de metas.

Quando uma pessoa pretende adquirir um serviço ou produto, mas volta com mais do que isso, ela tem a certeza de que tomou a decisão certa. Ao ser recompensada, ela entende que parte do valor investido foi retornado, criando a sensação de que foi presenteada. Muitas vezes, o consumidor pode pensar que o ato de comprar é suspeito, ao se questionar se quem está do outro lado quer apenas o seu dinheiro ou, de fato, ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Por esse motivo, recompensar por meio de pontuações não é o melhor caminho dentro dessa estratégia.

Não se deve confundir o desejo do cliente de ter uma experiência boa com passar horas na frente de uma tela para realizar a compra. Dessa forma, há a possibilidade dele enxergar o acúmulo de pontos, para ser beneficiado no futuro, como um desgaste financeiro e emocional, o que não criaria o sentimento descrito acima. A assertividade e a agilidade promovida pelos novos aplicativos e ferramentas das empresas se desvirtuariam dessas características caso criassem mais barreiras para a relação com o seu usuário.

Não à toa, o relatório Loyalty Barometer Report de 2021, feito pela Hello World, revelou que 81% das pessoas desejam criar um relacionamento com as marcas. É um procedimento que envolve confiança e, consequentemente, traz a fidelização dos consumidores. Um público fiel garante as vendas e o reconhecimento de que aquela marca é um sinônimo de qualidade e bom atendimento; afinal, ninguém que passa por uma experiência de consumo satisfatória guarda essa sensação apenas para si.

Sem dúvidas, todos já ouviram alguém recomendar uma loja pelos descontos, especialmente nos dias atuais, em que muitas trazem preços mais baratos nos sites do que nas unidades físicas. Desde sempre, ofertas e prêmios são meios assertivos em incentivar a compra como forma de recompensa, ainda que não sejam os únicos. É possível citar os dispositivos que permitem ao usuário ver conteúdos digitais especiais, ou mesmo sistemas que viabilizam o uso de crédito.

Portanto, a tecnologia abriu espaço para as marcas não só estimularem o usuário de suas plataformas a pagar por um produto, mas também exibir um determinado comportamento. Um consumidor satisfeito é, na verdade, um consumidor que passou por uma experiência positiva, e não só achou o serviço que procurava. O marketing de recompensas é fundamental ao estruturar esse processo, pois é uma estratégia que promove benefícios para todos os envolvidos, desde que planejada visando a praticidade.

*Erica Briones – Diretora de produtos da Minu, martech pioneira no marketing de incentivo do Brasil.

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Como gerar mais visibilidade para a sua marca garantindo um impacto positivo no seu negócio?

Publicado

em

Julia Pacheco

Se sua empresa investe em marketing, é provável que tenha algumas ações ou campanhas ativas no momento, em diferentes canais e com diferentes objetivos. Pare para pensar sobre os seus resultados: como você avalia o sucesso das campanhas? Quais delas estão trazendo retorno na jornada de compra do seu usuário? Perceba que não estou falando simplesmente de visualizações ou nem mesmo número de seguidores, mas sim de engajamento do usuário e consideração pela marca. Você sabe dizer qual é o resultado real na repercussão de imagem aos olhos dos seus clientes?

 

Essa resposta pode ser obtida, por meio de pesquisas e metodologias de análise personalizadas, mas não é sobre os dados e resultados em si que quero falar, e sim sobre o que está em jogo quando planejamos campanhas de marketing. A provocação é para que você entenda a diferença entre visibilidade e um retorno positivo para o negócio — e como as duas coisas devem estar entrelaçadas para que uma estratégia funcione.

 

Atualmente, os profissionais de marketing veem a jornada do consumidor de uma forma um pouco diferente. Caso você não esteja familiarizado, trata-se do famoso “funil” de conteúdos, em que as pessoas iniciam sua jornada pelo topo, passam pelo meio e terminam no fundo, a cada etapa ficando mais próximas da decisão de compra. A imagem de funil indica que a quantidade de pessoas que chega lá em cima é consideravelmente maior do que a quantidade que, de fato, termina a jornada.

 

Por isso, segue sendo muito comum que marcas trabalhem o topo do funil com conteúdos rasos, porém rápidos, para alcançar o maior número possível de usuários. Só que essa dinâmica não é consenso entre os especialistas e, recentemente, vem se tornando cada vez mais defasada. Primeiro porque o conteúdo deve sempre ser relevante e de alta qualidade; segundo porque não faz sentido para a maioria das empresas captar centenas ou até milhares de pessoas que não fazem parte do público-alvo e não vão se tornar consumidores.

 

Agora, o topo do funil deve ser visto como o motor estratégico de todo o processo. Ele ainda tem como objetivo alcançar muita gente — a visibilidade é importantíssima —, mas o modo de fazer isso também deve prezar pelo cuidado com quem está sendo atingido. Quanto mais a sua estratégia de marketing contar com um topo de funil bem trabalhado e com campanhas de brand-building constantes, mais chances você têm de seguir impactando e re-impactando potenciais consumidores, tornando-os leais e promotores da sua marca.  

Então, como unir máximo alcance e conteúdo personalizado para as personas do negócio?

Em primeiro lugar, é preciso entender como o público está se comportando: quais são os canais onde ele está presente? Que tipo de conteúdo ele consome no seu dia a dia? Quais são os micro-momentos da sua rotina onde minha marca pode estar inserida e em que canais eu preciso estar presente para conseguir isso?  Com essas respostas em mãos, fica um pouco mais fácil escolher os canais e formatos certos. 

Quando você está usando suas próprias redes sociais e vê pequenos vídeos engraçados de animais, por exemplo, talvez não pense que aquilo poderia ser relevante na estratégia da sua empresa. O conteúdo, por si só, não se relaciona. Mas a maneira com que ele está sendo apresentado sim. É aí que está a fórmula do formato + canal.

Por exemplo, o formato mais popular no momento são os vídeos curtos, que pipocam em todas as mídias sociais. O principal nome por trás deles é o TikTok. Se você acha que o app se resume a dancinhas, está muito enganado: o TikTok possui uma variedade imensurável de nichos, com verdadeiras comunidades se construindo ao redor de tópicos e estilos de vídeos. Além disso, ele possui ferramentas que ajudam muito na propagação do conteúdo, como o uso dos áudios ou dos efeitos em alta.

Sempre existe uma maneira de fazer com que esses formatos e canais funcionem na sua estratégia, se houver criatividade e pensamento estratégico o bastante. Não quer dizer que você vai entrar em todas as trends, mas que, de um jeito ou de outro, você poderá surfar no crescimento dos gigantes e espelhar o seu próprio crescimento ali também. No caso do TikTok, até mesmo a criação de desafios e trends é possível, ou seja, há uma chance de iniciar uma ação viral ao invés de apenas participar dela.

Por fim, busque sempre se colocar no lugar do seu usuário e se pergunte: eu gostaria de receber esse anúncio? Eu gostaria de consumir esse vídeo? Por quais motivos um usuário se envolveria com a minha marca? Estar atento a esses questionamentos vai ajudar a nutrir novas campanhas com aprendizado de público e certamente alavancar sua estratégia ao longo do funil de conversões todo. 

Espero que todos esses pontos tenham colaborado na reflexão sobre sua estratégia de topo de funil. Lembre-se que o conteúdo é a chave para obter sucesso real no marketing. Afinal, uma estratégia de mídias sem uma mensagem clara é como um macaco com um megafone: faz muito barulho, mas não diz nada.

Julia Pacheco – Communication Coordinator na Raccoon.Monks

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