Digital
Amstel lança inteligência artificial que mostra o comportamento online dos torcedores
Criado em uma parceria da marca com o Google, J. Walter Thompson e MediaMonks, o Torcedor Artificial vai interagir com as pessoas de acordo com o que aprendeu na internet
Expressar uma opinião nas redes sociais usando tom agressivo, sem pensar nas consequências e como isso pode refletir no comportamento das pessoas é algo cada vez mais comum. Quando o assunto é futebol, a conversa é ainda mais quente: os torcedores ficam extremamente violentos e intolerantes ao expressarem suas opiniões, até mesmo quando falam do próprio time.
A partir desse insight, nasce o Torcedor Artificial (www.torcedorartificial.com.br) , a primeira inteligência artificial que simula o comportamento dos torcedores online. O projeto foi desenvolvido pela Amstel, em uma iniciativa conjunta com a agência J. Walter Thompson, o The Zoo, time de criativos do Google, e a produtora MediaMonks.
Para trabalhar o tema em mais um ano da marca como a cerveja puro malte oficial da Libertadores, os times uniram expertises para a criação de um projeto inédito que visa impactar as torcidas positivamente, mostrando que o comportamento agressivo do torcedor não pode ser maior do que a paixão pelo time. O projeto foi criado após um estudo do Google mostrar que os brasileiros estão buscando mais sobre violência e futebol: o número de pesquisas envolvendo termos relacionados aos dois assuntos cresceu mais de 30% entre 2018 e 2019.
“Já tínhamos noção de que a Libertadores é o campeonato mais aspiracional para o torcedor brasileiro, porém só entendemos realmente o que isso significa após iniciarmos nossa parceria com o campeonato em 2017. Na Libertadores, o torcedor exprime toda sua paixão pelo seu time, o que é incrível, porém as vezes há um exagero que não é saudável. Com o Torcedor Artificial, queremos demonstrar que apesar de existir violência e agressão no futebol, a paixão pelos nossos times do coração sempre pode prevalecer e virar o jogo”, afirma Renan Ciccone, gerente de marketing de Amstel.
Como funciona o Torcedor Artificial
Nos primeiros meses da Libertadores, o Torcedor Artificial ficou exposto aos comentários reais publicados em sites e nas redes sociais. Tornou-se um torcedor agressivo, intolerante, que responde às interações de forma ríspida, deixando de lado o espírito esportivo amigável.
As pessoas podem acessar o site www.torcedorartificial.com.br e interagir na plataforma, observando essas reações e comentários negativos.
O Torcedor Artificial é um projeto de co-criação entre Amstel, Google, MediaMonks e JWT, com base em um processo de design sprint. Conta com tecnologias oferecidas por Google Cloud, incluindo interfaces de programação de aplicativos (APIs) para processamento de linguagem natural e ferramentas para desenvolvimento de modelos de machine learning, como TensorFlow. A MediaMonks, além de participar da concepção criativa do projeto, é a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia da inteligência artificial e do site onde os visitantes podem interagir com o Torcedor Artificial.
“Na prática, os comentários recebidos passam pelo sistema de natural language processing para que possamos extrair sua estrutura e significado, e seguem para uma base de dados. É aí que entra o tensorflow e um algoritmo customizado de inteligência artificial para fazer o treinamento da rede neural, capaz de criar comentários espontâneos com base em acontecimentos reais dos jogos ou perguntas de usuários”, destaca Rafael Fittipaldi, Partner and Tech Creative Director da MediaMonks.
Amstel também lança campanha que vai convidar as pessoas a mudarem esse cenário de violência e intolerância, reeducando o Torcedor Artificial. Após responder às perguntas do Torcedor Artificial, o participante será convidado a interagir de forma amistosa, ensinando a inteligência artificial uma forma de torcida mais positiva.
Para Ricardo John, presidente da JWT, o projeto é mais uma ação que une conteúdo a um propósito da marca, indo além do patrocínio. “Com este projeto, Amstel mostra que não quer apenas patrocinar a Libertadores, mas sim colaborar para melhorar o campeonato mais cobiçado da América do Sul utilizando recursos de tecnologia para conscientizar os torcedores de que futebol não é sobre ódio. É sobre paixão”.
Nascida em Amsterdam, Amstel tem direcionado sua comunicação para ações que ressaltam o respeito, a tolerância e a liberdade entre as pessoas. “Amstel acredita que todos podem ser livres para torcer na Libertadores como quiserem, da maneira que quiserem, defendendo o seu time do coração. Mas o que não pode de forma alguma é incitar a violência, fazer comentários racistas, misóginos ou xenófobos. A Libertadores é para todos”, explica Renan.
Mais da metade dos torcedores falam mal do próprio time
Além do estudo do Google, outra pesquisa realizada pelo Twitter mostrou que, durante as primeiras fases da Libertadores, mais de 55 mil comentários negativos relacionados aos jogos foram compartilhados na rede social. Do total, a maioria (57%) pesou a mão no teclado para falar mal do próprio time. Já 27% do público vociferou contra o time adversário. Apenas 4% do total de postagens tiveram como alvo a arbitragem.
O levantamento, mostrou ainda que o pico dos tweets negativos acontecem sempre na quarta e na quinta, dias em que os jogos acontecem. Do total de postagens analisadas, mas de 2 mil falaram mal de outras nacionalidades como argentinos, uruguaios e equatorianos.
Em 2018, a final da Libertadores teve que ser adiada em função violência sofrida pelo time argentino Boca Juniors, que teve seu ônibus recebido com pedradas e bombas de gás de pimenta arremessadas por torcedores rivais. Estilhaços dos vidros feriram jogadores como o capitão Pablo Pérez, que sofreu um corte no braço e uma lesão no olho esquerdo.
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Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
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GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.
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