Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

AMPRO Live Experience 2017 discute novas relações trabalhistas e Rio quer receber mais eventos

Publicado

em

Palestrantes demonstram otimismo em relação à atuação da Justiça do Trabalho no novo cenário

“Na minha percepção, 70% dos juizes do trabalho devem acatar as novas regras estabelecidas pela reforma tributária “, afirmou o juiz federal do trabalho Marlos Melek, em palestra durante o AMPRO Live Experience 2017, 3º Congresso Brasileiro de Live Marketing que está acontecendo nesta segunda-feira (23) no Palácio Tangará, em São Paulo. “À diferença do que foi divulgado recentemente após o congresso da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho), nas conversas que tenho com colegas, sinto que a maioria vai seguir a nova lei, discordando de um ou outro ponto. ”

Membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista, Melek é um dos convidados do bloco de discussões sobre a modernização das relações de trabalho do congresso promovido pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional). A poucos dias da entrada em vigência da nova lei, o setor debateu sobre os impactos positivos que ela deve provocar no mercado de live marketing, um dos que tinha mais dificuldades para se encaixar no modelo da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Considerado como a ferramenta de comunicação do futuro, o Live Marketing é a atividade na qual se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação com pessoas para, de forma estratégica, atingir resultados e soluções de comunicação para marcas, produtos e serviços. É o guarda-chuva no qual se inserem todas as ações, eventos e campanhas que aconteçam ao vivo. Uma degustação de um queijo no supermercado, por exemplo, é uma ação de Live Marketing. As ações que aconteceram dentro do Rock in Rio ligadas a marcas são outro exemplo.

Como trabalham quase que exclusivamente com ações pontuais, as agências de live marketing devem ser um dos setores mais beneficiados pela nova lei. Essas agências, que contratam muitos freelancers, podem agora usar o esquema de trabalho intermitente com uma segurança muito maior. O juiz Melek explicou que a empresa poderá contratar vários trabalhadores ao mesmo tempo e só chamá-los quando houver demanda. Mesmo tendo assinado a carteira, não pagará nada pelo tempo em que o trabalhador ficar parado, nem para o trabalhador nem impostos. O trabalhador, por sua vez, poderá ter vários registros na carteira ao mesmo tempo. Durante o período trabalhado, o empregado tem direito aos proporcionais de férias, 13º e FGTS.

A terceirização também foi apontada como um grande avanço para o setor que tem uma flutuação muito grande na demanda por serviços. “No entanto, é preciso ficar atento para não incorrer na ‘pejotização'”, disse Melek. “A empresa não pode pedir para que o design, a diretora de arte, o produtor se transformem em pessoa jurídica e continuar usando o trabalho desses profissionais regularmente. Isso é ‘pejotização’.”

Outro ponto de interesse para o setor é o que trata de bônus e premiações — que deixarão de ser obrigatoriamente incorporados aos salários. A Ampro teve, inclusive, papel ativo na formatação desse item, participando de várias discussões sobre o tema.

Compuseram também o painel sobre reforma trabalhistas Luiz Amaral, sócio da FAS advogados, e Marcel Cordeiro, partner-tax-labor&social security PWC – PricewaterhouseCoopers, falando sobre as oportunidades que a reforma traz para o negócio. E Luiz Alberto Teixeira, sócio-fundador do escritório Teixeira Alcantara Coelho e Alabi Advogados Associados, explicando como fica o e-Social dentro do novo modelo de relações trabalhistas.

 

Rio quer receber mais eventos

Marcelo Alves, presidente da Riotur e Rioeventos, falou ao mercado de Live Marketing sobre a marca Rio de Janeiro e as oportunidades do destino para o mercado de Eventos. O painel Rio de Janeiro a Janeiro fez parte da programação do AMPRO Live Experience – 3º Congresso Brasileiro de Live Marketing, neste dia 23 de outubro, que reuniu mais de 300 profissionais do setor em São Paulo.

O principal desafio da gestão, segundo Alves, que também comanda uma agência de Live Marketing, é fazer com que o Rio de Janeiro suba no ranking das cidades mais visitadas do mundo. “O Rio está em 92ª posição dentre as 100 cidades mais visitadas. Isto não combina conosco, não combina com o Brasil. Quando fui convidado para a Riotur, a demanda era que o Rio precisava de marketing, de Live Marketing. Não adianta uma visibilidade absurda nas olimpíadas sem um planejamento de continuidade. Tivemos a Olimpíada mais encantadora de todos os tempos. Não há país no mundo que entrega tão bem evento quanto o Brasil. Precisamos estar na vitrine positiva”, pontuou.

Embora as notícias sobre a insegurança no estado cheguem ao conhecimento do mundo, Alves garante que o Rio está preparado para receber outros muitos grandes acontecimentos. “Há um ano tínhamos 20 mil quartos e hoje temos 58 mil, 372 hotéis, prontos pra receber qualquer tipo de evento. Os nossos aeroportos estão aptos a receber um volume grandioso de turistas. Temos o nosso centro de operações, o COR, por meio do qual a cidade é administrada, controlada e vigiada por 1000 câmeras diariamente. A mobilidade urbana está preparada. Ano que vem temos grandes projetos para o Boulevard Olímpico, temos o teatro Municipal, centros de convenções, diversos lugares preparados para receber grandes eventos, Maracanã, Sambódromo, Jockey Club, Museu do Amanhã, Aqua Rio – que bate mensalmente recordes de público etc”.

Para ele, o Turismo é uma das maiores representações do Live Marketing. “O turista tem a visão, audição, o tato, o olfato e o paladar estimulados em sua viagem. É o elo direto entre o consumidor e a cidade, ao vivo, provocando experiências que os aproximem e sejam inesquecíveis, gerando venda ou valor. O Rio é Live. Nosso segmento é o que realmente vai virar esse país, é o que mais emprega e tem respostas rápidas; nossa capacidade, vontade de fazer é o que vai fazer com que o Rio saia dessa posição e esteja na que merece”, enfatizou.

O AMPRO Live Experience, organizado pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional, aconteceu no Palácio Tangará e finaliza com a revelação dos vencedores da maior premiação do Live Marketing no Brasil, o AMPRO Globes Awards.

Continue lendo

Eventos

UBRAFE anuncia programação gratuita da feira de negócios Experience Expo

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação gratuita do Experience Expo, evento e feira de negócios que acontecem em paralelo nos próximos dias 1 e 2 de Agosto no Distrito Anhembi, e já é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. A Arena Sustentável e o Palco Conteúdo trarão uma série de palestras e apresentações e debates para gerar insights aos participantes e que poderão ser acessados gratuitamente, mediante credenciamento antecipado via Sympla.

O espaço Arena Sustentável ocorre durante os dois dias do evento e traz a proposta de ampliar as discussões sobre os propósitos dos eventos, por meio de conversas informais com diversos líderes de ONGs e iniciativas inspiradoras sobre sustentabilidade nos eventos, com a moderação e apresentação do consultor em práticas ESG Rafael Vaisman (CarbonoB), e líderes visionários como André Palhano (Virada Sustentável), Stella Araújo (Teto BR), Joildo Santos (fundador do Grupo Cria), Tomas Miranda (Sympla), Ana Addobbati (Livre de Assédio), Tatiana Costa (MADHU) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (UBRAFE), que vão expor em conversas informais quais são as práticas mais sustentáveis na concepção, gestão e implementação de eventos e como estes compromissos estão moldando o futuro do setor ao redor do país. Os temas que serão abordados são “Como os móveis utilizados nos eventos podem ser reciclados e reaproveitados para famílias e locais que os necessitam” e “Como os organizadores de eventos podem e devem promover equidade e evitar o assédio”

Já o Palco Conteúdo, com palestras silenciosas transmitida por fones de ouvido e localizado no meio da área de exposição, propõe gerar Insights por meio de debates e palestras com alguns dos principais players que estão transformando o cenário dos eventos no país. Nomes como Valeska Oliveira (Francal Feiras), Ricardo Garrido (Assurê seguros), Ricardo Dias (Abrafesta), Andre Biazzo (Abiform), Fabio Zelenski (SPVCB) com participação especial da LINA (Assistente Virtual da Cidade de São para eventos B2B), Tomas Miranda (Sympla), Adriane Zagari (HZ Casting), Gabriela Moreno (grupo El Dourado), Juliana Arenaga (MCI) e Vanessa Martin (VM Consultoria e Pesquisas em Eventos) falam sobre temas práticos e que impactam o dia a dia da maioria dos organizadores, gerando oportunidades de atualização e inspiração. Nas apresentações serão discutidos entre outros assuntos: “O valor das experiências presenciais“, “Desafios no setor de eventos sociais”, “a importância do casting  em eventos”, e “Conheça a LINA a assistente virtual dos organizadores de eventos B2B”.

Continue lendo

Eventos

A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

Publicado

em

O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

Continue lendo