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AMPRO conquista cadeira no CETUR

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional acaba de conquistar uma cadeira no Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O aceite aconteceu por aclamação, em cerimônia com a presença do VP de Relações Governamentais da AMPRO, Moisés Gomes, no último dia 13 de novembro, em Brasília.

“Desde 2005 a AMPRO busca caminhos para reforçar atuação nas relações governamentais. Acreditamos que o turismo está diretamente relacionado com os eventos corporativos e as viagens de incentivo fazem parte do crescimento do destino e de vários setores de serviços e comércio do país. Um bom trabalho de relacionamento com as entidades tem sido feito nos últimos anos e contribuiu para esse resultado”, afirma a Conselheira da AMPRO e presidente do ForEventos, Elza Tsumori.

O CETUR é responsável pela organização e disseminação de estudos que evidenciam a importância do turismo, unir os empresários e entidades associativas do setor, criar um ambiente aberto, debates de temas que afetam o setor e atuação no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo nacional. “É uma responsabilidade grande estar num grupo de grandes players, defender nosso setor, fazer um trabalho inteligente e estratégico com entidades fortes do país e temos que exercer com propriedade e inteligência”, complementa Elza Tsumori.

“Estar no CETUR coloca a AMPRO num dos fóruns institucionais mais relevantes do setor no país. Isso demonstra o valor estratégico crescente do Live Marketing e nos permite contribuir com as entidades parceiras no desenvolvimento do setor turístico, uma indústria limpa e com imenso potencial de crescimento”, afirma o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr.

“O concurso da AMPRO agrega muito valor ao Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC, a Confederação sente-se muito honrada em ter uma Entidade com o alcance, o trabalho e a entrega que a AMPRO propicia aos seus associados. Entendemos que dentro do conceito que o turismo representa para o país e para o seu segmento como um todo, a AMPRO vai poder colaborar muito com ideias, sugestões e conhecimento de causa no que ela sabe fazer, porque campanhas e marketing são tudo o que o turismo precisa e, com certeza, resultará em uma grande parceira e colaboração”, afirma o presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 26 anos em 2019 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação abrangente em todo o território nacional. www.ampro.com.br 

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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