Eventos
Alatur JTB aposta em tecnologia para turbinar eventos com novo formato
Cvent, plataforma tecnológica integrada de gerenciamentos de eventos será comercializada pela TMC no Brasil . Terceiro maior conglomerado de viagens a negócios e turismo do país, Alatur JTB já movimenta cerca de 400 milhões em eventos e espera chegar a 1 bi de reais em 2020.
Na corrida de marcas, anunciantes e empresas em busca de potenciais novos consumidores, ou na retenção e fidelidade daqueles que já conquistou, e ainda , na complexa missão de treinar e educar colaboradores para um novo negócio, o que importa hoje, além de informar, é engajar, motivar, criar experiências que envolvam e impactem positivamente seus públicos de forma assertiva, e se possível, com alta taxa de retorno. Nesse contexto, os eventos cumprem papel decisivo no processo de reunir comunidades em distintos segmentos da indústria, e hoje, mais do que nunca, constituem a mais importante ferramenta de comunicação do mercado. Segundo estudo da ABEOC, o mercado de eventos no Brasil está em expansão e cresce por volta de 14% ao ano. Ainda de acordo com o estudo, o segmento movimentou em 2013 cerca de 210 bilhões no Brasil, representando 4, 32% do PIB.
É neste cenário promissor, que a Alatur JTB, terceiro maior conglomerado de viagens do pais pretende turbinar o segmento de eventos tecnológicos, ao se tornar master reseller da ferramenta Cvent, plataforma tecnológica integrada de gerenciamento de eventos. O sistema é utilizado globalmente para aumentar a adesão de participantes, oferecer experiências de maior engajamento, e gerar insights baseados em dados coletados, para compreender o impacto dos eventos, desde seus custos até o ROI. Permite automatizar e gerenciar todo o ciclo de vida de um evento, fazendo com que os organizadores parametrizem sua régua de relacionamento com os convidados, deixando com o sistema Cvent, o gerenciamento da comunicação entre eles, de modo automático. Idealizada como solução criativa para gestores de eventos, a plataforma também se destina às agências TMCs e de Live Marketing, que poderão adquirir licenças para gerenciarem e automatizarem os eventos de seus clientes. Nos Estados Unidos, este segmento já responde por cerca de 35% do business da Cvent.
A solução Cvent será comercializada como PEGE+, Programa Estratégico de Gerenciamento de Eventos, criado pela Alatur JTB. Para Ricardo Ferreira ( foto ) , sócio da TMC, os serviços já conhecidos da Alatur JTB aliados à tecnologia Cvent trazem oportunidades únicas de negócios ao mercado brasileiro. Indicadores globais, baseados em mercados como o norte-americano, estimam que a tecnologia em eventos hoje consome cerca de 10 a 15% dos investimentos atuais da indústria no segmento.
Já amplamente conhecida e utilizada globalmente, a Cvent registrou faturamento de US$ 187,7 milhões de dólares em 2015. É uma das maiores empresas do setor no mundo, com mais de 16 mil clientes, 2000 funcionários, mas de 750 mil eventos gerenciados e mais de 65 milhões de inscrições processadas. O Brasil é o portão de entrada da ferramenta na América Latina, sendo o primeiro país do bloco a contar com um master reseller, no caso a PEGE+ , o Programa Estratégico de Gerenciamento de Eventos da Alatur JTB, agora turbinado com a chegada da Cvent.
A plataforma de gerenciamento Cvent é executada em um ambiente na nuvem, auxiliando organizadores de eventos em todo o ciclo de organização de eventos, desde o gerenciamento automatizado de inscrições, website customizado por evento, aplicativo móvel, avaliação pós-eventos e análise de resultados, além de outros recursos. De acordo com pesquisa de 2013 da empresa de consultoria Frost & Sullivan, tecnologias para o mercado de eventos reduzem custos em 30% e aumentam a produtividade em até 27%. Para utilizá-la, os clientes compram licenças para cada evento que forem realizar. São várias opções de contratação de licenças que variam de valor de acordo com a complexidade do evento.
Vale ressaltar que a Cvent possui recursos técnicos para atender desde eventos de menor complexidade até os que exigem muitos recursos adicionais, devido a seu porte e exigências técnicas. No momento atual, será comercializado o “Event Cloud” , que disponibiliza tanto ao gestor quanto ao participante do evento consultar a agenda, os participantes, palestrantes, expositores, mapas de geolocalização e networking. Será possível também aplicar pesquisas de satisfação após cada apresentação, enviar perguntas aos palestrantes, compartilhar conteúdo via mídias sociais, entre outros. Ao se registrar no evento pelo aplicativo, o participante receberá notificações da organização, além de ter o conteúdo atualizado constantemente. Para 2017, está prevista o lançamento do Hospitality Cloud, que permitirá gerenciar as condições de hospedagem do participante. A idéia é que toda a cadeia de players dos eventos tenha acesso a plataforma, facilitando a logística, fato que já acontece nos Estados Unidos, onde este recurso já é utilizado.
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.