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Agência Lorde investe em experiências de marca
Agências desenvolvem novas estratégias de marketing para impactar clientes
Com clientes cada vez mais exigentes e informados, as marcas se veem obrigadas a criar campanhas mais segmentadas para atingir perfis específicos, proporcionando uma experiência personalizada e singular. O Live Marketing nasceu justamente da necessidade de atingir o público-alvo de forma mais impactante, inesquecível e eficaz. Segundo um estudo da Associação de Marketing Promocional, o setor movimenta R$ 43,9 bilhões anuais, tendo entre as ferramentas do Live Marketing mais utilizadas os Eventos, Feiras e Congressos (77%), seguidos das ações promocionais (62%). Outras ações também fizeram parte do escopo de investimentos, como as ativações (47%) e o Trade Marketing (38%). Dentro desse mundo, está o Brand Entertainment que é o elo entre marcas e consumidores em campanhas de interação ao redor do mundo do entretenimento.
Criada em 2015, a Agência Lorde, no Rio de Janeiro, nasceu para atender a essa lacuna do mercado, tendo à frente o publicitário Felipe Ramalho, a administradora Daniela Rosa e a engenheira Paula Plass. Especializada em criar formatos únicos de impactar consumidores, a agência alia atendimento customizado com grandes clientes a uma proximidade com influenciadores de peso, entre os quais celebridades e blogueiras relevantes do mundo digital.
“O melhor momento para criar uma interação com as marcas é quando os consumidores estão se dedicando às atividades que mais gostam. É importante entender o entretenimento de uma forma mais ampla, que inclui gastronomia, esportes, festas, artes, grandes festivais e etc. Tais experiências deixam as pessoas mais felizes do que uma compra efetiva de produto e assim propensas a receber a informação da marca. Com isso, conseguimos proporcionar felicidade verdadeira aos clientes, unindo branding e entretenimento”, explica o sócio-diretor Felipe Ramalho, que já passou pela Artplan e Souza Cruz.
Apesar de jovem, a agência conta com um time multifacetado, onde uma vez por semana todos participam de um brainstorm coletivo e dão opiniões em ações especiais que a agência esteja desenvolvendo. Hoje, eles contam com um time de 10 funcionários responsáveis por ativações de clientes como Coca-Cola, Sonho de Valsa, Le Creuset, Grupo Pão de Açúcar, Ambev, Pernod Ricard, entre outros. No começo deste ano, a Agência Lorde foi a responsável pela ativações de lançamento das edições de Skol Beats no Carnaval carioca.
Apesar da crise econômica do Brasil, nos três primeiros anos de operação, a agência teve um crescimento superior a 600% e a expectativa é faturar R$10milhões até o início de 2020. O êxito se deve, em grande parte, ao crescimento de projetos autorais em parceria com grandes clientes como o evento Esbórnia, o Réveillon de São Miguel do Gostoso e a surpresa gastronômica The Chef Heat.
“Trabalhamos para contar histórias tão marcantes que conseguimos transformar qualquer share of mind em um inesquecível share of heart. Queremos mais que lembranças, queremos que o consumidor sinta e se identifique com a marca por meio dessa experiência”, define Ramalho.
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Casa 96 amplia atuação no mercado de ativações
Com dez anos de história, a Casa 96 – agência fundada por Denise Medolla e Caio Carvalho – entra em uma nova fase, ampliando sua atuação no mercado de ativações e apresentando sua nova identidade visual. Reconhecida por sua expertise em promoções e trade marketing, a agência aposta no rebranding e na criação de uma divisão focada exclusivamente em ativações para oferecer experiências ainda mais memoráveis para marcas e consumidores. O movimento é liderado por Carlos Costa, atual diretor de atendimento, profissional com 20 anos de experiência no mercado de Live Marketing, que agora assume como diretor de negócios para fortalecer essa área na Casa 96.
A Casa 96 sempre foi uma agência centrada no consumidor, com uma visão estratégica que alinha criatividade e eficiência. Esse compromisso com a inovação e com um atendimento próximo e personalizado conquistou marcas como Ajinomoto, JBL, Unilever, Mondelez, Bauducco, Colgate, Arcor, Ypê e Nestlé ao longo da última década. Agora, com a nova divisão de ativações e uma identidade renovada, a Casa 96 reforça sua proposta de valor, proporcionando momentos que ficam na memória e fortalecem as conexões entre marcas e consumidores.
“Com a ampliação para ativações, vamos além do óbvio para criar momentos que realmente engajem e emocionem o público. A ideia não é só trabalhar sob demanda, mas desenvolver projetos de oportunidade para nossos clientes, sempre com a assinatura Casa 96. Nosso foco é desenvolver experiências únicas, com estratégias bem fundamentadas e executadas com excelência. A Casa 96 é o lugar onde a criatividade encontra propósito e, para mim, é uma honra liderar essa nova fase,” destaca Carlos Costa.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
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