Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Adobe Digital Insights: Brasil e China responderão pelo maior impacto no número de usuários de smartphones até 2018

Publicado

em

Estudo global da Adobe mostra que, até o ano que vem, 45% do total de tráfego na internet no Brasil será via smartphone; hoje, esse número está em 36%

Os países que responderão pelo maior impacto no número de usuários de smartphones no mundo até 2018 são Brasil e China. É o que mostra um estudo desenvolvido pelo Adobe Digital Insights (ADI), na esteira de uma das maiores feiras do planeta que discute tecnologia e mobilidade, o Mobile World Congress. O levantamento mostra que 36% de todo tráfego na internet no Brasil em 2016 foi via smartphone, alta de 44% em comparação a 2015.

Seguindo essa forte presença de smartphones no Brasil, a expectativa, segundo o relatório, é que até 2018 o índice de tráfego na internet gerado no Brasil por meio de smartphones aumentará 9 pontos percentuais, chegando a 45% do total de tráfego no país. Esses números são, inclusive, maior do que o crescimento previsto para a China, que deve aumentar os acessos em 6 pontos percentuais até o ano que vem, chegando a 37% de tráfego via smartphones.

“Hoje, o Chile é o país com maior número de acessos por smartphone na América Latina e o Brasil está seguindo o mesmo caminho”, conta Federico Grosso, vice-presidente da Adobe para América Latina. Em números de novos usuários de smartphones, o estudo mostra que a Índia cresceu em 269 milhões de novos usuários desde 2014, sendo o país com maior acréscimo, seguido da China (97 milhões) e Brasil (35 milhões).

O ADI também descobriu que o tráfego online por smartphone em países em desenvolvimento é 34% maior do que em países desenvolvidos. Esse crescimento deve-se por meio de uma mudança de comportamento dos novos internautas nos países em desenvolvimento, que estão iniciando o acesso à internet já por meio dos smartphones. “Tradicionalmente, os primeiros acessos à internet se davam via desktop ou notebook, contudo, vemos um movimento inverso em alguns países como Brasil, China e México. Devido à praticidade na utilização, o acesso à internet em smartphones é cada vez mais popular”, afirma Grosso. Além disso, todos os países que participaram do estudo registraram, desde 2014, crescimento de pelo menos 60% no tráfego via smartphones.

 

Smartphones vs. Outros dispositivos

Se por um lado a navegação via smartphones apresenta bons números, os dados referentes a desktops e, principalmente, a tablets vêm caindo, segundo o estudo da Adobe. Houve uma queda global de 10% na navegação em desktops e 8% na navegação via tablets, sendo que nenhum dos países analisados registaram crescimento na porcentagem de tráfego por meio de tablets. “Quando lançados, os tablets trouxeram funções antes indisponíveis nos celulares da época, porém, com a evolução dos celulares, os smartphones já realizam muitas dessas funções, o que, consequentemente, diminui os índices de utilização e acessos à internet por tablets e aumenta o índice de internautas via smartphones”, finaliza o executivo.

Sobre o estudo do ADI

O Adobe Digital Insights desenvolveu essa pesquisa com base na análise de mais de 1,7 trilhões de visitas em mais de 16 mil sites de janeiro de 2014 a janeiro de 2017, com dezenas de países, incluindo Ãfrica do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Norte, EUA, França, Grã-Bretanha, Japão, México, Nova Zelândia, Rússia, Turquia, entre outros. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Continue lendo

Universo Live

MChecon lança nova marca e posicionamento

Publicado

em

MChecon lança nova marca e posicionamento
A MChecon, considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia e especialista em montagens de grandes eventos, acaba de lançar sua nova identidade visual e posicionamento, que passa a ser focado em soluções que entregam não apenas projetos cenográficos, estandes ou PDV, mas qualidade criativa através do design.

“O design para nós representa todo início da concepção de um projeto. De construirmos ele com todo cuidado para que cada ponto de contato seja uma experiência única e inesquecível”, explica Marcelo Checon. “Além disso, a inclusão da palavra design na nossa assinatura, reflete esse momento de crescimento e traduz o papel estratégico dos nossos serviços para os clientes. Ou seja, hoje, somos muito mais que cenografia, estandes ou PDV. Somos a solução criativa através do design”, completa.

A nova marca, desenvolvida pela equipe de marketing da empresa, liderada por Rafael Mattos, apresenta uma tipologia mais sólida e compacta, com um desenho clássico e ao mesmo tempo atual. “É uma evolução da identidade anterior, mas que mantém em seu conceito a essência de uma história de compromisso, excelência e ética”, afirma Mattos.

A identidade visual marca também a nova fase da trajetória da MChecon, que passou a integrar o ecossistema da M&Co, primeira holding de infraestrutura e cenografia para eventos do Brasil ao lado da RECON Eventos, Triart, 100% Eventos e Checon Locações.
Continue lendo

Universo Live

MCI e Informa Markets lançam plataforma pioneira em metaverso para o Futurecom

Publicado

em

MCI e Informa Markets lançam plataforma pioneira em metaverso para o Futurecom

A MCI foi escolhida pela Informa Markets para desenvolver a plataforma Metaverso, a nova realidade virtual com foco em experiência imersiva, que será lançada no Futurecom Digital Week 2021, o maior evento de tecnologia, telecom e transformação digital da América Latina. Marcado para os dias 8 a 11 de novembro, o encontro, que será 100% digital, vai proporcionar a interação entre palestrantes e participantes por meio de um espaço coletivo, composto de realidade virtual, aumentada e inteligência artificial, que replica a realidade por meio de dispositivos digitais. Nele, os participantes poderão trabalhar, jogar e socializar, como se tivessem uma vida no mundo virtual, experimentando, em sua concepção completa, um conceito que se tornou a obsessão das big techs no Vale do Silício.

“Ao apresentar essa nova realidade, queremos promover uma experiência única, imersiva e exclusiva no maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina. Certamente, seremos um dos primeiros a explorar no Brasil – de maneira estruturada – este conceito”, afirma Hermano Pinto, Diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets Brasil.

“Na MCI, já acompanhamos esse formato nos projetos globais e estamos entusiasmados por trazer o Metaverso para os eventos no Brasil. É um projeto multidisciplinar, a plataforma demandou seis meses de trabalho e envolveu profissionais de diversas áreas, como desenvolvedores de softwares, designers gráficos, profissionais de conteúdo de games, entre outros. A experiência e conhecimento no tema sem dúvidas abre ainda mais o nosso portfólio e contribui para inovação dos eventos no país”, explica Igor Tobias, Diretor Geral da MCI Brasil.

Serão quatro dias de imersão em “mundos” totalmente automatizados e conectados. Os participantes da Futurecom Digital Week vão poder protagonizar experiências dentro da plataforma, acessando o metaverso e, por meio de dispositivos em uma nuvem central, serão conectados a quatro ilhas flutuantes, onde cada uma delas terá atividades que irão remetê-los aos mundos com as temáticas de Digital Divide (cidade inclusiva), Smart City, Agro World e Industry World.

No caso da Smart City, por exemplo, o participante poderá clicar nos elementos – ônibus elétrico, patinete e drones e outros – para acessar um vídeo explicativo e obter mais informações sobre funcionalidades, benefícios, economia, entre outros aspectos tecnológicos. Já na ilha Digital Divide, por meio da cidade remota, o participante se conectará com o mundo proporcionado pela tecnologia mais moderna. E nos mundos de Agro e de Industry, a experiência levará a uma navegação para os novos dispositivos que já são realidade e os que serão adotados com a chegada do 5G e outras tecnologias do futuro.

“Nosso metaverso não é um tour virtual com imagens em 3D. O que está sendo criado para FutureCom é diferente de tudo o que está sendo feito, com um olhar focado no conceito, no trabalho artístico, no storytelling, trazendo uma visão de primeira pessoa, dando ao participante total autonomia de fazer o que quiser e ir para onde quiser. Tudo isso alinhado com tecnologia de ponta. Não será preciso baixar qualquer tipo de software para entrar no Metaverso, tudo é feito pela internet. Também não será preciso ter óculos de Realidade Aumentada ou hardware especial, qualquer um poderá usar a ferramenta”, explica Theresa Christina Oiticica Braconnot, líder de Planejamento na MCI Brasil.

A vivência acontecerá paralelamente ao congresso, que reunirá na plataforma Futurecom convidados nacionais e internacionais que debaterão em palestras, demonstrações e estudos de casos baseados em temas que envolvem 5G, Inteligência Artificial, Virtualização, Infraestrutura e Conectividade, Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Edge Computing; Data Analytics, ISPs e Redes Neutras. Serão 64 horas de conteúdo, com 300 palestrantes e uma expectativa de mais de 10 mil participantes nos quatro dias de evento.

Continue lendo