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ABA MKT in Rio traz rico debate sobre a evolução e o amadurecimento das estratégias de marketing

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O evento visa mostrar aspectos da evolução dos instrumentos de marketing e como torná-los mais eficientes

No próximo dia 25 de outubro, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) leva ao Rio de Janeiro a nova edição do evento ABA MKT in Rio, que visa discutir os aspectos das estratégias atuais de marketing diante de um cenário de mudanças no comportamento do consumidor.

Sob o tema “Marketing hoje: mais maduro, mais conectado”, o evento irá reunir grandes anunciantes, agências e organizações para debater o amadurecimento da atividade do marketing e como torná-lo mais eficiente, com métricas mais confiáveis e adequadas aos objetivos das marcas.

O ABA MKT in Rio se conecta ao trabalho da ABA em pavimentar os caminhos do futuro da comunicação e do marketing e de elevar a geração de valor a um patamar sem precedentes, estando totalmente alinhado ao novo conceito positivo e protagonista da “ABA. Com você, a gente faz diferença” e ao movimento estratégico em torno de seu novo propósito “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”.

“O mundo mais complexo impacta diretamente a atividade do marketing, que vai muito além do que oferecer um produto. A disciplina amadureceu e hoje procura criar valor nos relacionamentos entre marcas e pessoas, usando novas ferramentas ou reinventando-as. Nesse sentido, o ABA MKT in Rio é um importante momento de compartilhamento de aprendizados e estratégias que foram mais eficientes ao longo dessa grande jornada” comenta Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

“Neste atual mundo hiperconectado, mudanças de hábito e novas dinâmicas são constantes e intensas, e, com elas, novas oportunidades surgem também, com novos desafios. Os anunciantes certamente têm um ‘pulso’ melhor do que está acontecendo através de real-time, segmentação e contextualização na busca perene por ROI. Mas não existe uma fórmula mágica, e por isso, é importante estar por dentro do que está acontecendo” finaliza Eric Albanese, Presidente da ABA Capítulo Rio e Diretor de Comunicação da Oi.

Executivos da UN-SDSN, GoAd Media, Globosat, ComScore Brasil, BRMalls, New Content, Ipsos, Unilever, Nestlé, Rio Content Market e ESPM Rio já estão com presença confirmada, além dos representantes da entidade como João Branco, Presidente da ABA e Diretor de Marketing do McDonald´s; Eric Albanese, Presidente da ABA Capítulo Rio e Diretor de Comunicação da Oi; Danielle Troccoli, Diretora da ABA Capítulo Rio e Diretora do Programa de Fidelidade da Dufry; Pupo Neto, Diretor da ABA Capítulo Rio e Diretor de Marketing da OLX, e Ana Paula Castelo Branco, Diretora da ABA Capítulo Rio e Diretora de Marketing da TIM.

O ABA MKT in Rio conta com patrocínio ouro da Petrobras e patrocínio bronze do Banco do Brasil.

O evento tem como público-alvo os profissionais das áreas de mídia, planejamento, marketing, comunicação e branding, digital de empresas anunciantes além de agências de publicidade e comunicação, fornecedores de serviços de marketing, veículos, consultores e acadêmicos.

 

Programação ABA MKT in Rio – 25/10 – Rio de Janeiro

08h30/09h – Credenciamento e Welcome Coffee

Mestre de Cerimônia – Marco Simões, Conselheiro e Diretor Executivo da UN-SDSN Brasil

09h/09h05 – Abertura: João Branco, Diretor de Marketing do McDonald´s e Presidente da ABA.

09h05/09h35h – Tecnologia Criativa: do Big Data à realidade virtual

Como as marcas mais inovadoras do mundo estão utilizando tecnologias exponenciais para engajar consumidores e impulsionar vendas

Palestrante: José Saad, Fundador e Head de Conteúdo da GoAd Media

Moderadora: Danielle Troccoli, Diretora do Programa de Fidelidade da Dufry e Diretora da ABA Capítulo Rio

09h40/10h05 mais Maduro Conectado – Adaptação aos novos cenários do consumo digital

As mudanças no modo como as pessoas consomem, se comunicam e interagem obriga veículos e marcas a se adaptar para atingir o consumidor como, quando e onde ele estiver. A questão é como traduzir o conteúdo para um novo perfil de consumo – com vídeos curtos, comunicação dinâmica, projetos especiais, branded content.

Palestrante: Roberta Giordano, Gerente de Marketing Publicitário da Globosat

Moderador: Pupo Neto, Diretor de Marketing da OLX e Diretor da ABA Capítulo Rio

10h10/10h45h – Métricas e audiência: como simplificar a análise de índices e ampliar o ROI

A proliferação das métricas de resultados tornou a vida de agências e anunciantes mais complicada. O painel mostra como tornar mais simples a análise dos índices para avaliar a eficácia total da comunicação, com exemplos de cases de empresas que estão usando a mensuração da efetividade de suas campanhas para impulsionar o impacto e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).

Palestrante: Luciana Burger, Diretora da ComScore Brasil

Moderadores:

Ana Paula Castelo Branco, Diretora de marketing da TIM e Diretora da ABA Capítulo Rio.

Fabio Amorim, Gerente Comercial de Mídia da BRMalls

10h50/11h15 – Coffee break

11h20/12h20 – Evolução e amadurecimento do content marketing

Qual o estado do content marketing hoje? As marcas estão maduras nesse sentido e incorporaram essa prática a suas estratégias de comunicação? Como os consumidores brasileiros têm respondido a essas iniciativas?

Palestrante: Giovanni Rivetti, CEO na New Content

Painelistas:

Representante da Ipsos

Katia Ambrosio, Diretora de Bebidas LATAM da Unilever

Fabiana Fairbanks, Diretora de Bebidas da Nestlé

Moderadores:

Carla Esmeralda, Curadora do Rio Content Market

Pedro Curi, Coordenador do Curso de Cinema Audiovisual da ESPM Rio

12h20 – Encerramento: Eric Albanese, Diretor de Comunicação da Oi e Presidente da ABA – Capítulo Rio.

 

Serviço

Data: 25 de outubro (quarta-feira)

Credenciamento: das 8h30 às 9h

Horário: das 09h às 12h20

Local: Av. Henrique Valadares, 28 – Centro, RJ – Auditório 2 – Edifício Senado

Informações e Inscrições:

(11) 3283-4588 | (11) 3253-5123 | (11) 3253 5124

E-mail: [email protected]

Site: www.aba.com.br

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Itaquá Garden Shopping sorteia viagens em campanha de Natal

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Ação vai premiar consumidores do mall com três viagens de cruzeiro marítimo com um acompanhante e presenteá-los com uma caneca exclusiva

‘O Melhor é Agora’ neste Natal no Itaquá Garden Shopping! É com este tema que o centro de compras convida todos a compartilhar neste mês os sonhos e anseios abrindo suas portas para uma imersão de experiências. A campanha natalina segue no shopping de Itaquaquecetuba até o dia 30 dezembro e dará a oportunidade do consumidor concorrer a três viagens de cruzeiro marítimo com um acompanhante e ainda ser presenteado com uma caneca exclusiva.

Reunindo alguns dos principais desejos de final de ano, a campanha ‘O Melhor é Agora’ promete atrair ainda mais visitantes no Garden, é o que afirma o superintendente do Itaquá Garden Shopping, Alexandre Botelho. “Preparamos uma campanha toda inspirada para nossos consumidores a aproveitarem o momento natalino da melhor forma: encontrando o presente perfeito. Além disso, o visitante poderá encontrar diversos produtos em promoção”, comenta Botelho.

A campanha é realizada no Itaquá Garden Shopping até o dia 30 de dezembro de 2018 e válido para compras no valor de R$ 250. A ação é uma parceria do Itaquá Garden Shopping com a CVC.

Vale lembrar que os visitantes também poderão encontrar no shopping de Itaquaquecetuba diversas lojas com produtos em promoção. “É a oportunidade que o visitante do Garden tem de escolher o presente ideal para seus entes queridos com preços mais acessíveis”, completa Botelho.

A campanha
A cada R$ 250 em compras realizadas durante o período da campanha, o cliente recebe um cupom para participar do sorteio do ‘Grande Prêmio’ – três viagens de cruzeiro marítimo com direito a um acompanhante. A ação é uma parceria do Itaquá Garden Shopping com uma das maiores agências de turismo do País, a CVC.
O sorteio do grande prêmio acontecerá no dia 6 de janeiro de 2019, sendo permitido realizar trocas de cupons até o dia 30 de dezembro de 2018 ou enquanto durar o estoque. Serão distribuídos 2 mil brindes, sendo o limite de um brinde por CPF. O regulamento completo da promoção está disponível no site oficial do Itaquá Garden Shopping (www.itaquagardenshopping.com.br) ou no balcão do shopping.
Natal no Garden
O Itaquá Garden Shopping tem encantado a todos com a temática ‘Pet’ de Natal, uma decoração totalmente dedicada aos bichinhos. A iniciativa é realizada em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Gaari – Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquá e conta com ações semanais que envolvem adoção, vacinação, doação de ração e show de agility.
O Papai Noel vai permanecer no Garden até o dia 24 de dezembro, em local próximo a Entrada 1. Até o dia 30 de novembro, ele estará recebendo os visitantes para fotos nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 22 horas; aos sábados, das 12h30 às 22 horas; e aos domingos e feriados, das 12h30 às 21 horas. Entre os dias 1º e 23 de dezembro, os horários serão alterados: de segunda à quinta, das 14 às 22 horas; sextas e sábados, das 12 às 22 horas; e domingos e feriados, das 12 às 21 horas. Já na véspera de Natal (24 de dezembro), o horário será das 11 às 14 horas.
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Funcionários premiados por performance são mais satisfeitos com o emprego, aponta pesquisa

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[vc_row][vc_column][vc_column_text]Ter uma equipe engajada e inovadora que traga bons resultados constantemente é o sonho de qualquer empresa. Para torná-lo realidade, é preciso que os funcionários estejam motivados e comprometidos com seu trabalho e, uma das formas de fazer isso, é estabelecer um bom programa de incentivo na organização.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, dos trabalhadores com carteira assinada que recebem prêmios por performance,  45%  estão mais satisfeitos com seu emprego de forma geral do que aqueles que não recebem (índice de 31%).

Segundo o estudo, entre o total de entrevistados, 87% enxergam premiações em produtos e serviços como uma boa forma de as empresas valorizarem seus funcionários; e 88% dos trabalhadores concordam que campanhas de incentivo que utilizam produtos e serviços são uma boa forma de motivar os funcionários. Já 80% acreditam que programas de premiação incentivariam muito a sensação de reconhecimento, a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral.

“Os números da pesquisa mostram uma grande insatisfação das pessoas com o seu atual trabalho e, ao mesmo tempo, uma receptividade dessas pessoas para novas formas de reconhecimento profissional. É uma boa oportunidade para que as empresas reflitam e proponham outros tipos de premiações, para motivar e proporcionar maior satisfação entre os seus funcionários”, diz Emerson Moreira, idealizador do Guia do Incentivo e CEO da LTM.

Mais que uma demonstração de reconhecimento, a iniciativa é uma estratégia de negócio. A LTM, maior empresa de gestão de programas de fidelidade e de incentivo do País, gestora de programas de fidelização de empresas como Vivo, Shell, Santander e Cielo, apresenta o passo-a-passo para a implementação de uma campanha de incentivo:

Como implantar um programa de incentivo: para aderir aos programas de incentivo, é preciso considerar diversos aspectos. Dentre eles estão:

  • Planejamento: o incentivo ideal é diferente para cada negócio. O recomendado é que o programa de incentivo seja criado de forma personalizada. A partir da definição do objetivo, dos participantes e de suas preferências e do orçamento destinado para a ação, é possível estabelecer o que será oferecido como prêmio;
  • Legislação: o que for decidido quanto ao programa de incentivo deve estar de acordo com a legislação. Com a alteração da Reforma Trabalhista, por exemplo, as bonificações não são mais incorporadas ao salário, o que dá mais liberdade às empresas;
  • Frequência: a bonificação pode ser eventual (como um prêmio pago duas vezes ao ano) ou estruturada (paga quando os colaboradores atingem uma meta);
  • Definição dos prêmios: a melhor forma de escolher quais serão os prêmios, considerando o que foi definido no planejamento, é ouvir o que os funcionários têm a dizer, por meio de uma pesquisa interna, por exemplo. Algumas opções de prêmios são: dinheiro, eletrônicos (tablets, smartphones), eletrodomésticos (cafeteira, liquidificador, sanduicheira, entre outros), crédito combustível ou recarga de celular, pontos revertidos em produtos e viagens;
  • Funcionamento do programa: se as pessoas não entendem a mecânica da iniciativa, ela não é bem-sucedida. Por isso, não basta criar um programa de incentivo excelente se a divulgação for falha. Os envolvidos precisam saber como participar, quais são as condições para a entrega dos prêmios e as metas devem ser alcançáveis. As regras devem ser totalmente compreensíveis.

Cada campanha, um caminho: a empresa pode optar por diferentes formas de premiação e também definir como seu programa de incentivo vai funcionar. Para o time de vendas é possível estabelecer, por exemplo, metas mensais e, quando forem cumpridas, premiar o grupo com dinheiro ou smartphones. Para os funcionários da produção de uma fábrica pode-se oferecer pontos mediante sugestões de melhorias aplicadas nos processos, que podem ser trocados por produtos como viagens, ingressos de cinema ou eletrodomésticos.

Em comum está o fato de que todo programa de incentivo visa recompensar a equipe por seu desempenho ou porque ela precisa estar motivada e satisfeita com o local onde trabalha para produzir mais e melhor.

Para as empresas os ganhos com campanhas de incentivo são sempre recompensadores. Por meio dessas campanhas é possível aumentar a performance das equipes, além de identificar talentos. “Com um programa de incentivo, além do aumento da motivação, há melhoria do clima e da satisfação entre os colaboradores. Outros benefícios são a retenção de talentos e o fato da empresa se tornar mais atraente aos olhos de bons profissionais”, afirma Emerson.

Investir em uma campanha inovadora para incentivar a equipe não se trata apenas de recompensá-la por um bom desempenho, mas sim de uma estratégia inteligente de negócio para empresas que enxergam nos funcionários a chave para o seu crescimento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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Empresa desafia agentes de viagem a entenderem o futuro do aluguel de carros

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[vc_row][vc_column][vc_column_text]A tecnologia se tornou importante aliada de empresas das mais diferentes áreas, inclusive é fundamental para algumas. O segmento de locação de veículos também tem seguido a tendência e se renovado para acompanhar o mercado e atender as necessidades dos clientes. Pensando nisso, a Mobility, primeira e única empresa brasileira especializada no segmento de locação de veículos no Brasil e no exterior, lançou a campanha “Futuro Rent a Car”, que segue até o mês de setembro.

“Viajar é uma das coisas mais prazerosas que existem, mas também tem sua dose natural de stress. Nossa missão é aliviar essa carga, procurando nos antecipar aos desejos dos clientes. É nesse sentido que usamos a tecnologia: para reconhecer os hábitos dos clientes, facilitar as suas escolhas e agilizar o processo de locação”, afirma Oskar Kedor, que fundou a Mobility há 18 anos.

No hotsite http://www.futurorentacar.com.br/ os agentes de viagens encontram matérias sobre o assunto e podem participar de um quiz informativo, respondendo de acordo com a leitura dos artigos disponíveis no site. Ao final de cada rodada, os participantes receberão premiações que vão desde malas de viagem a carregadores portáteis, itens essenciais para os viajantes. No fim do concurso, os três melhores colocados ganharão uma viagem para a Califórnia (EUA) para conhecer as grandes empresas do futuro no Vale do Silício.

“Estamos investindo em tecnologias que permitam check-ins e check-outs mais rápidos, manuseio adequado de bagagens e simplificação dos trâmites obrigatórios, que são preocupações comuns no segmento de turismo. Mas o que mais precisa ser melhorado? Como isso pode ser feito? A campanha vem para gerar a interação dos consumidores conosco fornecendo também um feedback para a empresa”, comenta Oskar.

“O uso correto da tecnologia vai tornar as experiências humanas mais plenas e confortáveis”, diz Oswaldo Melantonio Filho, presidente da Mobility desde 2016. As rodadas do quiz começam no dia 25 de abril, mas o site da campanha já está no ar com matérias especiais.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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