Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Conteúdos relevantes e integrados são fundamentais para efetividade nas campanhas, afirma Kantar Millward Brown

Publicado

em

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Nova edição do estudo AdReaction traz dicas de como vencer na Arte da Integração de campanhas multimídia

A adaptação do conteúdo para diferentes canais e sua integração são um dos cinco princípios para uma campanha multimídia de sucesso, garante a nova edição do AdReaction – A arte da integração, da Kantar Millward Brown.

“A partir dos nossos aprendizados podemos comprovar que campanhas com conteúdo integrado e adaptado para os canais são 57% mais eficientes quando comparados a campanhas sem nenhuma integração. O mercado está caminhando cada vez mais para essa integração, mas ainda temos muito trabalho a fazer. O conteúdo é o rei e precisa ser criado de forma que se adapte para diferentes formatos e canais”, afirma Maura Coracini, head de Media & Digital da Kantar Millward Brown.

O AdReaction 2018 traz conclusões bastante relevantes para o mercado brasileiro. O estudo mostra que os consumidores estão conscientes da fragmentação das mídias e aponta que 84% dos brasileiros tem conseguido identificar publicidade aparecendo em mais lugares hoje do que há três anos e encaram isso como algo positivo, já que 45% afirma que campanhas em diferentes mídias os ajuda a lembrar da marca.

Esta edição do estudo, realizado anualmente há 17 anos, busca entender como maximizar o impacto de marca de campanhas multicanais sob o aspecto de cinco princípios chave: integração, ideia, criatividade, canais e customização.

1. Integração

A combinação de diversos elementos criativos (cues) como celebridades, mesmo logo, hashtag e mesmo locutor, ampliam a performance de impacto de marca dessas campanhas.

Um ponto de atenção para os profissionais de marketing é a lacuna entre a sua percepção versus a visão do consumidor: 89% afirmam que estão desenvolvendo campanhas integradas, mas essa integração é percebida por apenas 76% dos brasileiros. Quando analisado o indicador global, o percentual é ainda menor: apenas 58% dos consumidores têm essa percepção.

2. Ideia

Ter uma plataforma criativa sólida, com uma ideia de campanha permeando todo o desenvolvimento criativo das peças é essencial para a arte da integração. Campanhas com uma ideia central forte são 64% mais eficientes em construir marcas – especialmente métricas de associação de imagem – comparativamente a campanhas sem uma ideia de campanha permeando o conteúdo dos criativos.

3. Criatividade

Mesmo com uma forte integração e uma ideia de campanha inspiradora, execuções criativas individualmente podem falhar na hora de engajar com o consumidor. Como esses elementos criativos são incorporados, podem fazer toda a diferença. O estudo comprovou uma alta correlação entre a agrabilidade total de uma campanha e a média de agradabilidade entre todos os seus criativos testados – o que significa que cada criativo em uma campanha conta para que essa campanha seja de fato eficiente para gerar uplift de marca.

4. Canais

Comprovamos que todas as mídias podem atingir qualquer objetivo de construção de marca, portanto definir o papel de cada mídia – para que o canal trabalhe de forma eficiente para a marca – no estágio do planejamento da campanha é essencial para maximizar o ROI.

5. Customização

A adaptação das peças é um exercício de equilíbrio: Mais mídias aumentam a oportunidade de maximizar a eficiência da campanha, se os canais trabalharem sinergicamente e forem integrados e customizados. Campanhas com quatro ou mais canais, integradas e customizadas individualmente em cada canal foram 26% mais eficientes em gerar uplift de marca.

O estudo também revelou que embora todas as mídias se beneficiem da integração do conteúdo com o mix de mídia, TV e Online Vídeo acabam trabalhando ainda melhor para a marca quando bem integrados e com criativos customizados.

Sobre o estudo AdReaction – A arte da integração

A Kantar Millward Brown pesquisou mais de 14 mil consumidores online, com idades entre agosto e novembro de 2017, em 45 países, sendo 300 no Brasil. Esta edição do estudo AdReaction – A arte da integração busca entender como maximizar o impacto de marca de campanhas multicanais.

Combina learnings de quatro fontes de dados proprietários: novo estudo AdReaction, novo copytest Link for Campaign (7 países, 12 campanhas, 60 execuções), nova análise do database de estudos CrossMedia (200+ estudos de avaliações de campanhas multimídia) e estudo Getting Media Right (300+ líderes da indústria de marketing).

O estudo AdReaction, realizado anualmente há 17 anos, é um guia para a compreensão do comportamento do consumidor no Digital e o seu relacionamento com a publicidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Transamerica Expo Center lança Evenflix, uma homenagem bem-humorada aos profissionais do setor de eventos

Publicado

em

Para comemorar o Dia do Profissional de Eventos, o Transamerica Expo Center acaba de lançar uma campanha descontraída com o objetivo de homenagear as pessoas que atuam na área. “Evenflix” faz uma paródia entre filmes clássicos e o universo dos eventos.

Por meio de um hotsite interativo, os usuários podem personalizar a releitura de cartazes icônicos da cultura pop, assumindo o papel de autores das obras que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

O Evenflix conta com títulos bem-humorados como “Corra que o Prazo vem Aí”, “Onze Estandes e um Segredo”, “Plenárias do Caribe” e “Os Caçadores do PPT Perdido”, todos projetados para refletir o espírito e os desafios diários dos profissionais de eventos. A plataforma, feita em tom fictício, procura estimular a interação e o relacionamento entre entusiastas do setor.

“Mais do que apenas parabenizar os profissionais nesta data, queremos, de forma lúdica, enaltecer aqueles que trabalham incansavelmente nos bastidores para criar experiências memoráveis. E que, invariavelmente, passam por inúmeras situações que demandam criatividade e bom humor”, afirma Alexandre Marcilio, diretor geral do Transamerica Expo Center.

A iniciativa reconhece o empenho, a paixão e a relevância dos profissionais do setor de forma descontraída, reforçando o compromisso do Transamerica Expo Center em apoiar e valorizar a comunidade de eventos, oferecendo uma experiência única para todos.

Continue lendo

Universo Live

AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

Continue lendo