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Guilherme Pessoa: Entenda a importância da gestão de risco para sua empresa
Antes de falarmos exatamente sobre a importância da gestão de risco para uma empresa (tema central desse artigo), é preciso entender quais são, exatamente, esses riscos e como eles podem impactar a saúde de uma companhia.
Podemos classificar como risco tudo aquilo que possa, de alguma forma, comprometer a organização, seja no âmbito financeiro, operacional ou até mesmo sobre sua imagem e reputação no mercado. É interessante observarmos que, com o advento de crises políticas e econômicas, fraudes e denúncias nos últimos anos no Brasil, é crescente o número de empresas que passaram a receber denúncias sobre processos suspeitos.
Segundo um artigo publicado pela Exame.com, após a criação da Lei Anticorrupção, as companhias passaram a receber 45% mais denúncias. Isso mostra o quanto gestores e até mesmo colaboradores estão interessados que manter a lisura de seus processos internos.
Podemos, portanto, dizer que nesse âmbito a gestão de riscos tem por premissa desenvolver ações e atividades que tenham como objetivo primeiro a ampliação organizacional e redução de ameaças que possam, eventualmente, prejudicar uma empresa.
Para entendermos melhor, iremos dividir os “causadores de problemas” em dois grupos: pessoas e processos. Na área de conciliação, que é nossa expertise, são incontáveis as situações em que nos deparamos com processos arcaicos, planilhas complexas e números que, claro, no final nunca batem. Estes acabam deixados de lado de forma incorreta ou são alvo de manipulações para que os resultados batam. Por outro lado, como todos esses processos ainda são manuais, o risco de falha humana também é grande, podendo gerar relatórios errados que podem afetar a tomada de decisão de gestores, resultando em multas ou até mesmo o fechamento de empresas.
Daí a importância das empresas saírem de uma vez por todas da “era das cavernas” e buscarem a aplicação de soluções de automação de processos e gestão de dados nas áreas de contabilidade e finanças, por exemplo. Em tempos de auditorias e preocupações com compliance cada vez mais presentes, fazer uso da tecnologia e inovações para mitigar erros me parece o melhor caminho a seguir.
Quer provas de que a automação pode ser sua aliada na gestão de riscos? Listo algumas: economia de até 75% com gastos sobre reconciliações; padronização nos processos de fechamento contábeis (evitando erros humanos); controle informacional e aproveitamento dos dados do negócio (dados são a moeda de maior valor no mercado atual); e, por fim, ganhos em escalabilidade e otimização do desempenho empresarial como um todo.
Sua empresa está pronta para a era do Compliance?! Pense nisso.
Guilherme Pessoa é CEO na Dattos, regtech especializada em integração de dados, gestão e automação de processos de conciliação (contábil, fiscal, bancária, ativos e de dados). Por meio de uma plataforma simples e intuitiva, Dattos possibilita às empresas de diversos setores realizar operações complexas com alto volume de informações em apenas poucos minutos, de forma padronizada, simples e gerenciável.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co