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Do Brasil Projetos e Eventos entrega o Carnaval de BH com sucesso para marcas e público

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Mais que uma sensação de “missão cumprida”, a Do Brasil Projetos e Eventos finaliza a entrega de estrutura e serviços do Carnaval de Belo Horizonte 2018 com orgulho de uma produção integrada, fluida e competente. Com o considerado “o segundo melhor carnaval do Brasil”, de acordo uma pesquisa do Google, a capital mineira recebeu cerca de 3,8 milhões de pessoas, 27% a mais que no ano anterior.

A Belotur pontuou que o aumento de público veio acompanhado de uma melhora nos números de segurança, na qualidade dos serviços oferecidos e na avaliação por parte de moradores e turistas, que de 0 a 10, deram as notas de 8,3 e 8,6, respectivamente, para o evento.

Para a Do Brasil, o sucesso do carnaval mineiro é uma soma de expertise e muita vontade de fazer dar certo, de vários setores e pessoas, desde as iniciativas dos blocos, até o empenho da Belotur, patrocinadores e fornecedores. “Foi uma sinergia incrível, tivemos um bom planejamento, organização, mas o que mais marcou neste evento foi a interação, o clima bacana entre as equipes. Simplesmente fluiu. Para nós é uma honra entregar essa festa com tanto sucesso. A Do Brasil faz grandes eventos no mundo inteiro, mas foi incrível poder trabalhar com uma entrega desse porte em Belo Horizonte, a nossa cidade, junto a pessoas que estão com o mesmo objetivo de trazer esse astral e fazer crescer o nosso carnaval”, conta Patrícia Tavares, uma das diretoras da empresa.

A Do Brasil Projetos e Eventos venceu a concorrência de patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte e ativou as marcas Skol e Uber. A empresa foi responsável pela contratação e montagem dos nove palcos; 1.800m2 de lonas de decoração e sinalização; 20 folionibus; executou toda a decoração de logradouro público da cidade, com portais e totens informativos; gradeamento de todas as praças próximas aos palcos e desfile de blocos para a preservação dos jardins; estrutura, sinalização, sonorização e iluminação para os desfiles das escolas de samba.

As letras caixas enormes com frases como “Eu amo Carnaval”, “Gentileza”, “Amizade”, ou “BH Surpreendente” deram um charme a mais nos principais pontos da cidade.

A Do Brasil também participou da idealização e executou as ativações das marcas patrocinadoras. Para a cerveja SKOL, foi criada a SKOLCachu, uma atração de grande porte, com 10 metros de altura, que simulava uma cachoeira bem no centro da cidade, na Praça Rui Barbosa. Ao longo dos quatro dias de carnaval, cerca de 16 mil foliões puderam se refrescar e curtir juntos. Além de ativações em trade na capital e interior de Minas, houve também a ativação de blocos patrocinados pela SKOL, ações de incentivo aos ambulantes credenciados e produção de materiais promocionais da marca.

“Há cinco anos a SKOL apoia o carnaval de BH, não só acompanhando as mudanças, mas principalmente contribuindo para que a festa siga crescendo e se destacando nacionalmente. Este ano conseguimos tornar o carnaval de BH ainda mais redondo, juntando as pessoas em experiências democráticas e divertidas, que foram muito bem organizadas e executadas junto com a Do Brasil” ressalta Bruno Rigonatti, gerente de marketing regional da SKOL.

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Agências

Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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