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7 pontos que indicam que sua empresa precisa de um projeto de Branding
A gestão da marca está completamente ligada à percepção de valor perante o consumidor. Porém este é um caminho que começa com o projeto de Branding. Uma trajetória que começa com uma profunda revisão interna de propósito e valores e resulta na ampliação da confiança e credibilidade da marca no mercado. Para ajudar a entender os benefÃcios deste trabalho que atrai mais clientes ao negócio, a equipe da Aurora Branding â empresa curitibana especializada em posicionamento de marcas â elaborou uma lista com 7 pontos que indicam que uma organização necessita de um projeto de branding.
1. Cada indivÃduo da empresa caminha para um lado diferente?
· Os colaboradores, sejam analistas, coordenadores, gerentes e até diretores, não sabem qual direção seja a correta para seguir. E, a partir disso, cada um segue para um direcionamento que acredita ser o certo, com as convicções pessoais e não por meio da filosofia e identidade da empresa.
2. Os projetos da empresa não alcançam os resultados desejados
· A empresa investe em marketing, desenvolvimento de produtos e serviços e tenta inovar, mas não atinge a percepção desejada de sua marca. A imagem da marca, mesmo com investimentos e ações, continua aquém da verdade da empresa e a proposta de valor com percepção de pouca relevância.
3. Seus clientes não percebem o valor da sua marca, forçando a competição por preço.
· Ter o preço mais baixo de determinada categoria deve ser uma estratégia. E não uma falta de estratégia. O branding traz clareza para a percepção de relevância da empresa, tornando seus produtos e serviços com maior valores para seus clientes.
4. O posicionamento da empresa não está definido
· Toda marca tem um posicionamento. Se a empresa não construir por meio de um branding sólido, o consumidor tira suas próprias conclusões, posicionando a marca de acordo com suas experiência pessoal ou opinião de terceiros. Na maioria dos casos, significa um problema para a imagem da empresa.
5. A marca sofre de uma crise de identidade
· O branding visa alinhar a percepção da identidade da empresa (quem ela é, para que existe, como pensa e age) para todos os públicos. Traz à tona as forças e diferenciais da empresa, tornando sua personalidade clara e com mais força para conexões mais fortes entre a marca e as pessoas.
6. Os diferenciais em relação à concorrência não estão definidos
· Uma das premissas do trabalho de branding é a diferenciação. Nos tempos atuais, onde o consumidor tem um excesso de oferta, ser melhor não basta. à preciso ser diferente, ter uma proposta de valor única e uma identidade própria e autêntica.
7. Investimentos em propaganda e/ou marketing não estão dando resultado
· Isso pode estar ocorrendo porque a identidade da empresa não está bem definida, comprometendo o direcionamento dos negócios. Talvez seja mais interessante otimizar os investimentos de marketing, investindo num projeto de branding para redefinir a direção a seguir e objetivos que se deseja alcançar. Com os resultados, os investimentos em comunicação tornam-se muito mais assertivos e, com isso, obter resultados melhores com menor esforço e aplicação correta de recursos.
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Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas
A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.
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Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA ITALY
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA Italy, líder global no segmento de eletrobeleza. A executiva, que acumula mais de 20 anos de carreira em empresas como Philips, Pernod Ricard e Vigor, chega à GA.MA Italy após passagem pelo Group SEB.
Ela conta que está sempre em busca de novos saberes, vivências e experiências. “Acredito que faz parte do jogo derrubar as barreiras e facilitar novos caminhos”, diz Thaiane, que é uma entusiasta do tema ESG e busca, cada vez mais, trazer maior conscientização sobre o assunto nos lugares por onde passa.