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Diretora da TOP PEOPLE fala sobre o universo do consumidor e os bastidores para despertar o desejo de compra

*Ãdila Ribeiro Berretella

Quando o consumidor visita uma loja não imagina todos os esforços realizados para que as exposições e as vitrines estejam arrumadas de maneira a conquistá-lo. Pode parecer pouco, mas não é: há todo um planejamento e estratégia para que o produto se torne atrativo e, consequentemente, desperte o interesse pela compra. Do mesmo modo, ao entrar em um hipermercado, o consumidor se depara com vários setores – alimentício, eletroportáteis, bazar, vestuário, beleza – em um único lugar, dando a ele a oportunidade de apreciar as novidades e, em alguns casos, fazer a experimentação do produto desejado. É algo rotineiro para o consumidor, mas a arrumação, a limpeza e a criatividade do que está exposto estão sempre associadas com a estratégia de marketing da rede visitada e das marcas por ela comercializadas.

E para que tudo aconteça com a máxima sincronia – e dentro das regras –, os fornecedores seguem os layouts determinados pela rede ao realizar as exposições dos produtos por meio de seus promotores e repositores de vendas. Os estabelecimentos, além da equipe interna de funcionários, também contam, e muito, com o apoio do pessoal de promoção. Talvez o consumidor não se atente, mas o televisor ligado no setor de eletroportáteis, com lindas imagens, sons e recursos foi premeditadamente “programado” para que ele imagine como ficaria na sala de sua casa e os benefícios que a sua Família teria com essa compra. Ou uma promotora realizando degustação com um liquidificador incrível, potente e colorido, que resultou na elaboração daquela mousse divina.

Ao passar pelo setor de bazar há uma exposição linda de uma mesa de jantar, com pratos, talheres, copos, guardanapos e jogo americano. Será a partir dali que despertará no consumidor a ideia de como fazer o mesmo em casa, especialmente pontuando todos os itens indispensáveis para o mais agradável dos jantares. Enquanto no setor de vestuário infantil os looks estão fantásticos com as mais variadas combinações, no de beleza, expositores com shampoos, cremes e maquiagens trazem lindas atrizes no material promocional. Enfim, as possibilidades são inesgotáveis, mas tudo precisa ser feito rigorosamente dentro das regras e criteriosamente pensado. E, para isso, promotores e repositores são indispensáveis.

Mas como garantir os melhores espaços e pontos estratégicos dentro da loja para despertar ao máximo o desejo de compra no consumidor? É necessário seguir alguns passos:
Ter produtos com embalagens chamativas e com fácil visualização dos diferenciais do produto;
Dispor de materiais promocionais que apontem os benefícios dos produtos, como wobbler, testeiras, totem, móbile, faixa de gôndola, balões, cubos, papel forração etc;
Criar um planograma dos produtos para que os promotores e repositores tenham direcionamento de como deverão expor os produtos;
Desenvolver um calendário promocional com as datas festivas de cada mês e trabalhar com ações pontuais, como vitrines, degustações e demonstrações;
Ter representantes da empresa como promotores, repositores e coordenadores visitando as lojas e criando relacionamento com gerentes e líderes do setor.

Diante de tantas opções de marcas oferecidas ao consumidor dentro de uma loja, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias para a sua marca ter destaque e consequentemente vendas.

*Ãdila Ribeiro Berretella é diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção.

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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