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Consultora de marketing Digital apresenta dicas de como usar as redes sociais para os negócios
Com a clara ascensão das redes sociais, é impossível descartar as possibilidades de aproveitar todos os mecanismos disponíveis para colocar algum projeto em ação ou até então melhorar algo que já está estabelecido. Gratuitas, de longo alcance e democráticas, as redes sociais, além de disponibilizar as informações necessárias para o cliente ter acesso a contatos, endereços e catálogos, é um meio importantíssimo de divulgação e propagação do seu produto.
Segundo a consultora de Marketing Digital, Raissa Starosta, em primeiro lugar, disponibilize todas as informações necessárias para o cliente encontra-lo quando precisar de seus serviços. Além de dar essa acessibilidade, passa mais credibilidade pelo fato da pessoa que o procura saber que existem endereços e telefones que correspondem.
“Exponha o seu produto de forma fiel, a apresentação de seus produtos é imprescindível, portanto procure utilizar materiais visuais com qualidade e de preferência sem poluições de informação. Aproveite os mecanismos audiovisuais e disponibilize materiais que mostrem que o seu serviço ou produto funciona”, afirma a consultora
Mantenha uma periodicidade. Não basta criar a conta em uma rede social e fazer postagens em momentos raros. Procure postar com frequência, porém tome cuidado para não pecar no excesso. Postagens de 5 a 7 vezes por semana são ideais, quando esses números de excedem, as postagens são perdidas no meio de feeds e linhas do tempo, além de gerar incômodo nos seguidores.
Mantenha contato próximo com os seguidores. Faça com que seus seguidores, potenciais clientes, saibam que você os trata como indivíduos diferentes. Responda comentários, críticas e ouça o que eles têm a dizer. É importante que eles saibam que estão sendo ouvidos, e tendo uma atenção maior voltada a eles, passam a considerar mais a marca, logo se tornam fiéis ao seu produto.
Fidelize seus clientes. Manter uma relação próxima aos seus seguidores faz com que eles voltem no seu perfil para buscar novidades. Além disso, acabam propagando o seu produto para outras pessoas que podem ser potenciais clientes.
Conecte-se com potenciais parceiros. Aproveite o universo infinito das redes sociais para fazer contatos profissionais. Quando cria-se uma parceria, o seu serviço acaba se propagando ao mesmo tempo em que você espalha para seus clientes serviços distintos do seu. Ao mesmo tempo, estes parceiros saberão disso e farão o mesmo.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co