Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Comportamento do usuário, fraudes no mercado de compras online e movimento “Ageless” foram os principais assuntos do evento promovido pela Ingresse

Publicado

em

TAE 2019 aconteceu no espaço Unibes Cultural em São Paulo e abordou temas importantes relacionados ao futuro do entretenimento no Brasil

Com o objetivo de entender as tendências e caminhos que o mercado de eventos vem seguindo, a Ingresse, principal plataforma de entretenimento ao vivo do Brasil, realizou mais uma edição do TAE, encontro sobre Tecnologia Aplicada a Eventos. A conferência aconteceu no dia 13 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, e reuniu os principais players do segmento, entre eles produtores e empresários, marcas, parceiros e influenciadores.

Durante a abertura do evento Gabriel Benarrós, Fundador e CEO da plataforma, comentou sobre a venda de ingressos online no Brasil em comparação a outros países e também abordou o posicionamento da Ingresse relativamente ao cenário do mercado. “Vemos no Brasil uma super oportunidade no mercado de entretenimento e na cultura de compra online; apenas 10% dos usuários brasileiros realizam a compra dos seus tickets pela Internet, enquanto que em países como Alemanha esse número chega a 46%”, destaca. A Ingresse já apresenta uma taxa de 56% de penetração online, o que pode refletir a segurança e facilidade de uso da plataforma, junto da base de mais de 5 Milhões de usuários.

“Também temos observado uma retenção de 31%, número que se aproxima ao de serviços de assinatura mensal com alta taxa de fidelização. Outro ponto relevante, é que estendemos o nosso range de atuação no mercado de ticketeiras, através da aquisição da BlackTag (ticketeira que detém 85% do mercado universitário), da Pixelticket (ticketeira do mercado geek) e fusão com a Ingresse Certo (ticketeira que domina o mercado do RJ). Assim, conseguimos atingir desde a geração Z até à geração Y, ampliando a nossa presença de mercado como grupo”, completa Benarrós

“Nós não podemos desperdiçar o talento e a energia de vocês”, disse o Secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, aos presentes no encontro. Ele ressaltou as iniciativas do governo de São Paulo no segmento de eventos, como aplicações de tecnologia em ações culturais, e espera que isso seja difundindo em outras regiões do país. “O Brasil precisa passar por um projeto que o transforme em um país contemporâneo, e isso é possível através da exploração dos nossos potenciais para realizar uma mudança na crise econômica. Precisamos dar um choque de contemporaneidade no nosso país e é isso que estamos tentando fazer. Ações como essa são fundamentais e vocês são peças chave pra esse futuro”, terminou Sérgio.

Quanto ao comportamento do usuário, Gabriel Pires, VP of Sales&Growth da Ingresse, afirmou que é preciso entender o tipo do evento proposto e o perfil do público alvo antes de traçar estratégias de divulgação. “Um exemplo é quando observamos 100% de crescimento na quantidade de eventos com a nomenclatura ‘Festival’ dentro da Ingresse. Para levar este nome, é preciso que o evento tenha algumas características, já que gera expectativas diferentes no público. Um evento pode ser grande, engajado e ter ótimos níveis de faturamento, sem necessariamente levar nome de festival. Não há problema nenhum nisso. Temos que ter muito cuidado com a ‘festivalização’ dos eventos, já que alguns nichos de conteúdo tem tetos de crescimento”, explicou Pires. “A geração Z consome de forma completamente diferente e para atingi-los, não basta mais trazer uma imagem com um texto informativo: é preciso gerar interação. Outro exemplo é a identidade de gênero. Hoje em dia, dividir ingressos em masculino e feminino pode não funcionar como no passado, dependendo das características do evento. Isso é um tipo de posicionamento implícito do evento e pode influenciar a performance de vendas” conclui.

Além das participações dos colaboradores da Ingresse, o evento contou com a contribuição de três perfis que enriqueceram o conteúdo. Rodrigo Santanna, fundador do Festival MECA, falou da importância de se preocupar com ações sustentáveis e socioambientais na realização de eventos. Ele entende que o consumidor está cobrando uma posição dos realizadores quanto ao impacto social que aquele evento traz para o ambiente em que é realizado, e é preciso elaborar ações antes, durante e pós evento, para garantir a viabilização positiva do projeto.

Já o movimento Ageless, apresentado por Layla Vallias, da consultoria Hype60+ residente do Civi-Co, hub de negócios de impacto social, chamou a atenção para um público ainda invisível, que não para de crescer e tem muito dinheiro no bolso: os maduros. “Para a geração ageless, idade é só um número. Eles estão nas ruas, trabalhando, vivendo e consumindo muito. No Brasil, os maduros já movimentam mais de 1 trilhão de reais por ano e no mundo, essa cifra vai para 15 trilhões de dólares. Para eles, o futuro é hoje, valorizam experiências e eventos, porém ainda são ignorados: quase 60% afirmam que faltam produtos e serviços para eles. O mercado da longevidade é uma grande oportunidade!” comentou.

Além disso, o “Inspetor”, projeto idealizado por Pedro Sanzovo, tem objetivo de prevenir fraudes de forma efetiva “A cada 6 segundos 1 fraude é cometida no e-commerce brasileiro. Em relação a 2018, o crescimento de ataques fraudulentos no mundo foi de 12%. Atualmente, apenas na América Latina, cerca de 6.5 bilhões de reais são perdidos ou em transações fraudulentas aprovadas ou transações legítimas erroneamente rejeitadas por suspeita de fraude. Nossa ideia com a criação da Inspetor é reverter esse número em algo positivo ampliando a receita do setor”, explica Pedro.

Ainda focados na experiência do usuário, a Ingresse vem investindo pesado no qualidade do atendimento dentro da plataforma. A tecnologia denominada “Compre com apenas um clique”, onde o usuário preenche os dados apenas uma vez, já está ativa na Ingresse, e o atendimento da plataforma, que engloba telefone, email, Bot e chat humano, passou a ser ininterrupto. “Observamos que nosso público ficava desamparado em certos períodos da semana, e por isso, transformamos nosso atendimento em 24/7. Sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Assim, nosso usuário tem suporte, automático e humano, a todo momento, atendendo às suas expectativas”, ressalta Marcelo Bissuh.

Nas novidades de produto, quem subiu no palco foi Rodrigo Castelo Branco, Head de Criação da Ingresse. “Agora que emplacamos a compra com 1 clique, quem decide ir ao evento tem a oportunidade de focar em outras partes do processo de compra. Para 2020 vamos implementar o e-commerce, para incorporar o universo de opções de produtos e serviços complementares ao ingresso (looks, consumação, entre outros). Pensamos também em quem quer ir pra um super evento mas não sabe se vai estar disponível para a data. Com o seguro de ingresso é muito mais tranquilo se programar para um evento grande e ninguém sai perdendo.”

As palestras foram exclusivas para quem foi convidado, e a conferência contou com ativações e experiências diferenciadas. O TAE 2019 atraiu o olhar de marcas como Mais Pura, PIER, Red Bull, Liv Up, Kero Coco, Now Buck, 4You Cenografia, Delish, Uniir, 2EAST Zig Pay e GreenRoom, que disponibilizaram seus produtos e experiências no evento. Além disso, a Ingresse presenteou seus convidados com ecobags, que foram customizadas na hora pelo grafiteiro Lucas Paulucci.

Por se posicionar como a maior plataforma de experiências de entretenimento no Brasil, este evento proprietário da Ingresse representou ser o exemplo concreto do posicionamento da marca.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Rock in Rio lidera movimento para combater fome e pobreza

Publicado

em

O maior encontro da história da música brasileira já tem data e local para acontecer: 21 de setembro, na Cidade do Rock. Da MPB ao Sertanejo, do Trap ao Samba, do Rock ao Funk, passando por muitos outros ritmos, o Rock in Rio anuncia o Dia Brasil: um movimento inédito nos 40 anos de história do maior festival de música e entretenimento do mundo, que abraça a música nacional e um mundo melhor.

Com um line-up formado apenas por artistas brasileiros, a Cidade do Rock receberá nomes como Capital Inicial, Pitty, Luan Santana, Ana Castela, Daniela Mercury, Ney Matogrosso, Filipe Ret, MC Ryan SP, Chitãozinho & Xororó, Junior, Gloria Groove, Jão, Alcione, Zeca Pagodinho, Criolo, Djonga, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Claudio Zoli, Hyldon, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho, MC Dricka, MC Livinho, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Kevin O Chris, MC Carol, Mochakk e muitos outros. No total, 72 cantores farão parte deste momento histórico em prol da união para promover um mundo melhor, com a música sendo um fio condutor e agente mobilizador para uma ampla convocação. Será por meio do Dia Brasil, que o Rock in Rio vai atuar para chamar a atenção de uma nação inteira para duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza, em parceria com as ONGs Ação da Cidadania, desde já recebendo a doação de 1,5 milhão de pratos de comida, e Gerando Falcões, que por meio do projeto Favela 3D vai transformar a vida de 250 famílias nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência.

Além do Dia Brasil, o Rock in Rio está liderando uma ação inédita que reúne mais de 60 artistas brasileiros para a gravação de um clipe da música “Deixa o Coração Falar”, composta especialmente para este movimento. A canção provoca uma reflexão de união e as incentiva sobre a importância do diálogo e do abraço para superar divisões no mundo. A organização também anunciou que os direitos dos artistas que estão na composição serão destinados às duas ONGs parceiras do festival na luta contra a fome e a pobreza. O Rock in Rio também vai criar produtos licenciados que terão seus lucros revertidos em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados. O público também poderá se engajar e participar, doando no site oficial do Rock in Rio e durante a compra de ingressos.

“Está na hora da gente mobilizar mais uma vez as pessoas, assim como fizemos em 1985, pós ditadura, e, em 2001, quando paralisamos todas as emissoras de rádio e TV por três minutos para provocar as pessoas a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor. O Rock in Rio sempre foi disruptivo ao unir na Cidade do Rock as mais diferentes tribos, como o funk, metal, trap, bossa nova, rock, pop e eletrônico. Para esta edição, em que celebramos os nossos 40 anos de história, este movimento será ainda maior e mais potente. Não é sobre música, mas sobre pessoas. Vamos nos abraçar e cantar, pela união, pela paz, pelo combate à fome e no combate à pobreza. Vamos todos caminhar em uma só direção: o público, os artistas, a organização e as marcas, nossos parceiros. Queremos resgatar justamente o sentimento de união do povo brasileiro, uma característica única que temos, mas que foi se perdendo nos últimos anos. Já está na hora de humanizar a nossa relação. Precisamos conversar e escutar mais uns aos outros. Essa união e esse abraço são justamente a proposta do movimento que vem do Dia Brasil. Sempre tive este momento desenhado na minha cabeça e acho que está na hora certa de concretizar esse sonho. Um dia inteiro de Rock in Rio somente com artistas brasileiros em prol de um mundo melhor. Será histórico, uma revolução”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

 

 

Continue lendo

Eventos

Amstel celebra o espírito livre de Amsterdam às margens do Rio Pinheiros

Publicado

em

Amstel, cerveja pertencente ao Grupo Heineken, ocupará a região do Rio Pinheiros para realizar a 1ª edição do Amstel Espírito de Amsterdam, experiência que chega à cidade com o objetivo de homenagear e celebrar os pontos de conexão entre São Paulo e a capital holandesa, como a diversidade, liberdade, a cena da música eletrônica, a paixão pelo futebol, o Kings Day que é um verdadeiro carnaval holandês. O evento em São Paulo acontecerá nos dias 27 e 28 de abril e em 4 e 5 de maio, com entrada gratuita.

O King’s Day (em português, Dia do Rei) ocorre no final de abril (27), porém a atmosfera da festividade permeia o mês inteiro. É uma celebração com jornada não linear, que convida o público a exaltar a chegada da primavera na Holanda, que enseja centenas de eventos culturais, que toma os canais e rios da cidade, com festas ao ar livre e muitas tulipas pela cidade. Tudo isso embalado pela cor laranja, um dos grandes símbolos do país.

O espírito de liberdade de Amsterdam está materializado em um lugar que convida o público a expressar diferentes formas de ser. Tudo isso se conecta à campanha I AMSTEL – O Sabor Incomparável de Sermos Nós Mesmos, que destaca a autenticidade e a liberdade, instiga as pessoas a serem elas mesmas, sem rótulos ou máscaras, capazes de se revelar em ambientes autênticos, entre amigos queridos e nos lugares favoritos que proporcionam segurança.

A Amstel é uma marca holandesa que vem ganhando cada vez mais relevância em nosso mercado, por isso é justo transportar toda a energia e o espírito de liberdade de Amsterdã para uma cidade tão cosmopolita como São Paulo. Vamos mostrar aos consumidores tudo o que há em comum entre as duas culturas e, claro, destacar os aspectos que diferenciam Amstel das outras marcas do mercado: sua origem, seus ingredientes e sua autenticidade. Por isso, acreditamos muito no potencial deste projeto, que é inovador e único, características que permeiam todas as ações feitas pela marca”afirma Cecília Alexandre, diretora de marketing de mainstream e economy no Brasil.

A retirada dos ingressos será realizada por meio do site da Amstel, que fornecerá as informações da programação, dias, atrações, line up, quantidade de ingressos, etc. Ao clicar em “resgatar”, o usuário é direcionado para a plataforma da Sympla, onde poderá obter sua entrada a partir de 22 de abril. Os ingressos terão duas datas de abertura: 22 de abril para o primeiro final de semana do evento, e 29 de abril abrem os ingressos para o segundo final de semana. A opção de retirada é somente em pares, não havendo convites individuais.

O Festival Amstel Espírito de Amsterdam terá capacidade para receber 1.000 pessoas por dia. Toda a ação conta com a assinatura da ATENAS.ag, agência responsável pelo planejamento, criação e execução do projeto. Em parceria com Wado Gonçalves e Diego Ognibeni, dupla especializada em space branding, que desenvolvem experiências de marca combinando técnicas de arquitetura, design e tecnologia; e também por Rike Volpato, estrategista criativo especialista em projetos para a indústria cervejeira e de entretenimento.

Continue lendo