Digital
Marketing de influência é a grande aposta das empresas
As redes sociais mudaram completamente a forma como o consumidor interage com conteúdo publicitário, e as empresas já perceberam essa transformação. Métodos tradicionais, sobretudo na TV, estão ficando ultrapassados, e a bola da vez é a aposta em marketing de influência. Não é à toa que oito em cada dez empresas terão orçamento exclusivamente dedicado a esse tipo de marketing, segundo a agência global Relatable.
De acordo com um estudo do Influencer Market Hub, uma das referências no setor, apostar em influenciadores traz, em média, um retorno de 7,65 dólares para cada dólar de investimento. “Observamos que em algum caso esse retorno pode ser ainda maior, porque o impacto é bastante significativo. As empresas sabem que investir em influenciadores e campanhas digitais, a curto prazo, tem trazido resultados mais positivos do que outras formas de marketing”, diz Sérgio Tristão, especialista em marketing digital e CEO da First 4 Digital, uma das principais empresas brasileiras deste segmento.
Segundo Tristão, dois fatores são muito valorizados pelas empresas na hora em que querem anunciar seus produtos ou serviços: a espontaneidade dos influenciadores e o storytelling, ou seja, a construção de uma narrativa que articula todo o potencial da marca de uma forma criativa. “Essas práticas estabelecem uma maior proximidade com os consumidores, especialmente no ambiente digital”, completa o especialista.
Nativos digitais ganham espaço
Nessa nova realidade do marketing de influência, buscar por celebridades ou influenciadores com dezenas de milhões nem sempre é a estratégia mais eficaz. Um estudo do Collective Bias revela que 30% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto quando ele é recomendado por um influenciador que seja nativo digital, enquanto que apenas 3% são mais influenciados por celebridades. “As empresas precisam atingir o seu público-alvo, e ajudamos a encontrar os influenciadores que melhor se encaixam em seu perfil. Nem sempre o número de seguidores ou de curtidas é um requisito preponderante nessa escolha”, aponta Tristão.
Em relação às redes sociais, o Instagram segue sendo a mais preponderante no mercado de marketing de influência (usado por 90% dos influenciadores em campanhas digitais), seguido por Facebook (42%) e Youtube (37%). No entanto para Tristão, a plataforma de vídeos merece bastante atenção para os próximos anos. “Em muito breve, a audiência do Youtube será maior que a da televisão no Brasil. As empresas que querem se destacar nesse segmento precisam se antecipar a essa tendência, que é mundial’, completa o CEO da First 4 Digital.
No caminho contrário, buscando a atenção de empresas e patrocinadores, ou até mesmo um possível retorno à mídia, Tristão já criou diversos projetos para a internet encomendados por celebridades como Guilhermina Guinle, Fernanda Keulla, Mirella Santos e Ceará, Dani Souza e o jogador Dentinho, que juntos somam mais de 160 milhões de visualizações. “Um dos formatos que mais faz sucesso no YouTube são os reality shows. Um dos braços da empresa é a criação de conteúdo, e desenvolvemos projetos que conectam os influenciadores às marcas. Eles também acabam nos procurando visando um retorno à mídia ou até mesmo atingir um novo público na internet”, conclui Tristão
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.
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