Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

4 motivos para adotar os post-its no desenvolvimento de competências

Publicado

em

Os papéis adesivos auxiliam a manter a produtividade do colaborador sem abrir mão do dinamismo e agilidade no processo de aprendizagem corporativa

Enquanto a importância da área de Treinamento & Desenvolvimento se consolida cada vez mais no ambiente corporativo, o nível de satisfação das empresas em relação a este serviço permanece sem grandes avanços. Pelo menos é o que indica o Panorama de Treinamento no Brasil. Segundo informações divulgadas pela pesquisa anual, o indicador alcançou o número de 20% de satisfação em 2017. Mas caiu para 15% no último ano.
Diante desse cenário, é possível perceber certa dificuldade do setor em lidar com a realidade empresarial na qual o treinamento não é uma prioridade dos colaboradores. Outro fator de influência na assertividade do desenvolvimento de competências é a quantidade de dados a que as pessoas são expostas diariamente.
Não é à toa que o designer instrucional precisa saber como manter a produtividade do funcionário sem abrir mão da agilidade no processo de educação corporativa. De acordo com Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®, metodologia que tem revolucionado a maneira como as pessoas desenham os seus processos de aprendizagem corporativa, um caminho para solucionar esse desafio é a objetividade na transmissão de conteúdo. Na prática, a síntese de informações é a habilidade de captar e disseminar apenas as ideias essenciais em um treinamento. Logo, é o ato de dispensar os dados extras.
Aqui é onde entram os post-its.
Os papéis adesivos (de diversos formatos e tamanhos) vão muito além dos tradicionais blocos de notas. “Para tornar o treinamento atrativo aos aprendizes, é fundamental elaborar as ações com rapidez e dinamismo. E esses aspectos se alinham completamente aos pilares dos post-its, que facilitam a transmissão e absorção de conteúdo, principalmente ao serem utilizados em cores diferentes a fim de simplificar a associação do cérebro em determinada tarefa ou informação. Além disso, também faz toda a diferença no treinamento levar em consideração as reais necessidades de quem participará da iniciativa”, afirma Flora.
Entre as características benéficas dos post-its para as ações de aprendizagem corporativa estão:
Liberdade – Ao longo da construção de uma solução de aprendizagem é comum que os envolvidos neste processo fiquem com receio de expor as ideias. Neste caso, o post-it é ideal para mudar este mindset. Afinal, os papéis foram projetados para serem usados temporariamente e descartados em seguida. Ou seja, passam a mensagem de que não há problema em errar, pois sempre tem uma nova chance de acertar.
Versatilidade – O post-it não é feito de regras. Então, é possível contribuir com uma frase, palavra ou até mesmo um desenho. Essa versatilidade captura melhor a ideia da mensagem a ser transmitida e acompanha uma liberdade que estimula a exploração de insights.
Clareza – O tamanho do post-it é decisivo para trazer clareza à construção de uma solução de aprendizagem, pois induz os envolvidos a expor a essência das ideias. Por consequência, os insights extras que não agregam realmente ao treinamento já são deixados de fora logo no início, e a discussão é direcionada às reais necessidades do aprendiz.
Colaboração – Os designers instrucionais estão acostumados a elaborar um treinamento em frente ao computador, mas o processo não precisa ser exatamente assim. A atividade pode ser leve, dinâmica, totalmente alinhada às estratégias do negócio e mais completa ao inserir outros pontos de vista (inclusive, os da alta liderança). Para que isso aconteça, é simples. Basta dar boas-vindas ao trabalho colaborativo.
Para mais informações, acesse: canvastrahentem.com
Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo