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Andrews Oliveira: Empresas tendem a morrer se não investirem em Marketing Digital
Especialista afirma que o mercado e o consumidor mudaram. “É preciso criar uma conexão com o cliente usando o mundo digital” – Andrews Oliveira, um dos grandes especialistas em marketing digital no Brasil.
Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, mostra que as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foram: falta de clientes (16%), falta de capital (16%), falta de conhecimento (12%), mão de obra (10%), imposto/ tributos (10%), inadimplência (6%), concorrência (4%) e burocracia (4%).
O estudo comprova que a falta de clientes é crucial para qualquer negócio. Pensando na busca por clientes, o mundo digital chegou para ficar e saem na frente empresas que começaram a adotar estratégias no mundo digital para conseguir clientes.
“Já vi um outdoor em um aeroporto que por sinal deve ter custado muito caro pelo fluxo de pessoas que passam por ali todos os dias, mas o que me chamou a atenção é que mesmo um outdoor daquele também, quase ninguém estava vendo, pois seus olhos estavam vidrados nos celulares. O cliente está no digital, mas será que a sua empresa está lá para se conectar a ele? É esta pergunta que sempre faço aos meus clientes e amigos empresários”, concluiu Andrews Oliveira.
Andrews também é empresário. Tem uma empresa de treinamentos em São Paulo e aplica os seus conhecimentos em marketing digital para conquistar clientes.
“90% dos clientes da minha empresa de treinamentos em celulares nos acham através da internet. Quando ele entra em contato já é para realizar a matrícula do curso”, pontou.
O que mantém a empresa viva são os clientes
A grande sacada, segundo o especialista em marketing digital é converter este fã digital em cliente. Para isso, ele usa estratégias que vão desde a “educação” para que o cliente feche negócio com ele a até mesmo estratégias para criar autoridade.
“Não existe um caminho só. Existem vários caminhos e a soma desses caminhos me levaram ao sucesso. Chegamos num nível que posso cobrar o dobro do concorrente e o cliente pagar com satisfação, pois além do marketing digital me trazer clientes, eu consigo me tornar uma referência no mercado”, cita Andrews com orgulho de ter feito um grande trabalho em sua própria empresa.
Muito além de um site
O especialista afirma que ter um site é o básico, saber se posicionar nas redes sociais também é muito importante, mas permanecer em conexão com o cliente também faz uma grande diferença e o mundo digital te permite a se conectar ao seu cliente.
“Algumas empresas até conseguem chamar a atenção do consumidor, mas depois que o consumidor entra em contato, ela não consegue dar um direcionamento adequado a aquele lead e aí acaba perdendo a venda. Por mais que você ache que tem um resultado satisfatório sem trabalhar o marketing digital da sua empresa, saiba que seus números poderiam ser maiores ainda. Tome cuidado para que seu concorrente não faça antes de você, uma vez posicionado em primeiro lugar na mente do cliente, aí o trabalho para você se destacar custará o dobro”, nos ensina Andrews.
Acelerando marcas
Com todo o conhecimento que Andrews Oliveira utiliza no seu dia a dia em seus negócios, ele se juntou a Johnson Chen, especialista em gestão e fundaram uma empresa que ajuda a acelerar as marcas em busca de crescimento e resultados.
Mais sobre o especialista
Andrews Oliveira, 31 anos, especialista em marketing digital na prática com foco em vendas e resultados. Palestrante, ajuda empresários a entenderem o marketing digital de uma forma didática, direta e com foco em resultados.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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