Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

28º ano do prêmio Folha Top of Mind anuncia as marcas que estão na mente dos brasileiros

Publicado

em

Em São Paulo (SP), a noite de 30 de outubro foi marcada pela cerimônia de premiação da maior pesquisa de lembrança de marca do Brasil, que reuniu cerca de 60 empresas. Representantes de grandes corporações e agências de publicidade subiram ao palco do Tom Brasil para receber o prêmio Folha Top of Mind, idealizado pela Folha de S.Paulo e pelo Datafolha, que já está no 28ª ano.

Mais de 200 profissionais do Datafolha entrevistaram 6.670 pessoas de todas as classes sociais e graus de escolaridade, a partir de 16 anos, em 199 municípios, no período de 30 de julho a 9 de agosto, par0a identificar qual a primeira marca que vem à cabeça dos brasileiros. Nesta edição, foram incluídas as categorias aplicativo de banco, aplicativo de transporte, aveia, energético, fio dental, hidratante e remédio para dor de cabeça, totalizando 65.

Entre os principais títulos da noite, a Petrobras abocanhou o de Marca que representa o Brasil. Já a Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung ficaram com o Top do Top, como as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro. O Mercado Livre conquistou o Top Performance, que revela a marca que mais cresceu em relação à pesquisa anterior. A preferida entre o público feminino foi a Risqué, e entre o masculino, a Pirelli. Foram reconhecidas também as marcas que mais se sobressaíram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.

“A longevidade da pesquisa foi determinante para consolidar o prêmio Top of Mind como o maior estudo de marcas do país, aliada à relevância por envolver todos os estados, classes sociais e idades”, destaca o diretor executivo comercial do Grupo Folha, Marcelo Benez.

Como mestres de cerimônia, o evento contou com a presença de Denise Fraga e de Gabriel Braga Nunes. Reportagens, fotos e vídeos sobre a premiação podem ser acompanhados no site folha.com/topofmind.

Confira a relação completa dos ganhadores:

CATEGORIAS

MARCAS VENCEDORAS

MARCA QUE REPRESENTA O BRASIL

PETROBRAS

TOP DO TOP

OMO, COCA-COLA, NIKE E SAMSUNG

TOP FEMININO

RISQUÉ

TOP INOVAÇÃO

SAMSUNG

TOP MASCULINO

PIRELLI

TOP MEIO AMBIENTE

YPÊ E NATURA

TOP PERFORMANCE

MERCADO LIVRE

ABSORVENTE FEMININO

SEMPRE LIVRE

ADOÇANTE

ZERO CAL

AGÊNCIA DE VIAGEM

CVC

ANTIGRIPAL

BENEGRIP

ANTISSÉPTICO BUCAL

COLGATE

APARELHO DE TV

SAMSUNG

APLICATIVO DE BANCO

ITAÚ E BRADESCO

APLICATIVO DE TRANSPORTE

UBER

AVEIA

QUAKER

BANCO

BANCO DO BRASIL

CAMINHÃO

MERCEDES-BENZ

CAMISINHA

JONTEX

CARRO

VOLKSWAGEN E FIAT

CARTÃO DE CRÉDITO

VISA

CEREAL MATINAL

KELLOGG´S, NESCAU, NESTLÉ E SUCRILHOS

CHUVEIRO ELÉTRICO

LORENZETTI

CIA AÉREA

GOL

COMBUSTÍVEL

PETROBRAS

DESTAQUE CENTRO-OESTE

PIRACANJUBA

DESTAQUE NORDESTE

PRIMOR

DESTAQUE SUDESTE

CASAS BAHIA

DESTAQUE SUL

ELEFANTE

DESTAQUE NORTE

DELINE

DETERGENTE

YPÊ

ENERGÉTICO

RED BULL

ESMALTE DE UNHA

RISQUÉ

FERRO DE PASSAR

BLACK & DECKER

FIO DENTAL

COLGATE

GELADEIRA

CONSUL

HIDRATANTE

MONANGE

IOGURTE GREGO

VIGOR E DANONE

LAVADORA DE ROUPA

BRASTEMP

LEITE

NINHO

LIMPADOR MULTIUSO

VEJA

LOJA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

CASAS BAHIA

LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOS

DECA

MARGARINA

QUALLY

MEDICAMENTO GENÉRICO

MEDLEY

MOLHO DE TOMATE

ELEFANTE

MOTO

HONDA

ÓLEO LUBRIFICANTE

LUBRAX

OPERADORA DE TELEFONE CELULAR

VIVO

OPERADORA DE TV POR ASSINATURA

SKY

OPERADORA DE INTERNET BANDA LARGA

VIVO

PASTA DE DENTE

COLGATE

PLANO DE SAÚDE

UNIMED

PNEU

PIRELLI

POUPANÇA

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

PRATOS CONGELADOS

SADIA

PROTETOR SOLAR

SUNDOWN

REMÉDIO PARA DOR DE CABEÇA

DORFLEX

REQUEIJÃO

VIGOR E NESTLÉ

SEGURO

PORTO SEGURO E BRADESCO SEGUROS

SERVIÇO DE ENTREGA DE ENCOMENDAS

CORREIOS

SITE DE COMPRAS

MERCADO LIVRE

SMARTPHONES & TABLETS

SAMSUNG

SUPERMERCADO

EXTRA E CARREFOUR

TINTA DE PAREDE

SUVINIL

Acesse @folhatopofmind no Instagram
Siga nas redes sociais (@folhatopofmind)
#folhatopofmind #folhadespaulo #datafolha #marcas #memória #

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Dia das Crianças deve movimentar R$ 9,35 bi em 2024

Publicado

em

De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas voltadas para o próximo Dia das Crianças deverá registrar uma movimentação financeira de R$ 9,35 bilhões. Caso essa projeção seja confirmada, o varejo apresentará um crescimento de 2,6% em relação a 2023. O Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do calendário de vendas do varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

“Essa é uma data que continua sendo chave para o comércio. As boas condições do mercado de trabalho e a melhoria no rendimento das famílias são os fatores que nos permitem projetar um crescimento de vendas neste ano”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. Segundo ele, o setor varejista tem encontrado mais estabilidade, e isso se reflete diretamente nas expectativas de movimentação neste ano.

A perspectiva positiva para o Dia das Crianças de 2024 está alicerçada em condições de consumo mais favoráveis, impulsionadas pelo aquecimento do mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) indicou que a taxa de desemprego, encerrada em agosto de 2024, ficou em 6,8% — o menor patamar em mais de uma década. Além disso, a massa real de rendimentos registrou um avanço de 8,3% nos últimos 12 meses, impactada pela política de valorização do salário mínimo.

Crianças vão ganhar roupas e calçados 

O segmento de vestuário e calçados será o principal destaque das vendas em 2024, respondendo por 27% do volume projetado, o que corresponde a R$ 2,5 bilhões. Na sequência, o setor de eletroeletrônicos e brinquedos representa 25% das vendas, com movimentação estimada de R$ 2,3 bilhões. Perfumarias e farmácias, por sua vez, têm previsão de faturamento de R$ 2,1 bilhões, com o maior crescimento percentual em relação ao ano passado, previsto em 6%.

Brinquedos e bicicletas mais baratos

De acordo com a CNC, o preço médio da cesta de produtos relacionados ao Dia das Crianças deve ter uma variação de 2,8% em 2024, uma desaceleração em relação ao aumento de 6,7% registrado em 2023. A alta nos preços será impulsionada por itens como livros (aumento de 9,7%), chocolates (acréscimo de 7,2%) e sapatos infantis (elevação de 6,5%). Por outro lado, itens como bicicletas (queda de 4,3%), ingressos para cinema e teatro (retração de 3,9%) e brinquedos (redução de 2,8%) deverão ficar mais baratos em relação ao ano passado.

“A inflação mais baixa traz um alívio importante para os consumidores que vão às compras neste Dia das Crianças. Embora alguns produtos tenham aumentado de preço, como livros e chocolates, outros bens relevantes para a data estão com preços menores, o que facilita o planejamento do orçamento das famílias”, explica Fabio Bentes, economista da CNC e responsável pelo estudo.

Distribuição regional 

Regionalmente, São Paulo lidera com uma projeção de vendas de R$ 2,678 bilhões, seguido por Minas Gerais (R$ 916 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 752 milhões). Essas três unidades da federação devem representar 57% do total movimentado em 2024. O maior crescimento percentual em relação a 2022, contudo, está previsto para o Paraná, com uma alta de 7,4%.

Continue lendo

Empresa

Marisa lança campanha especial para o Dia das Crianças

Publicado

em

Marisa apresenta sua campanha de Dia das Crianças, anunciando a coleção criada para os pequenos. Os conteúdos fazem parte de uma nova diretriz criativa da marca intitulada de “Papo de provador”, que destaca o local e as conversas que lá ocorrem no momento de decisão de compra.

Os conteúdos também trazem o novo mote publicitário. “Na Marisa você resolve tudo com cem-zinho”, que mostra que é possível ter acesso à moda com peças de qualidade por um preço acessível.

“Sabemos que o Dia das Crianças é uma data muito aguardada pelas famílias e que os pais desejam presentear seus filhos com algo especial, mas muitas vezes o orçamento não comporta gastos exorbitantes. Foi pensando nisso que criamos a campanha ‘Na Marisa você resolve tudo com cem-zinho’, para mostrar que aqui é possível encontrar um presente que seja a cara do seu filho por um excelente custo-benefício’, comenta Karla Longo, diretora de marketing da Marisa.

A nova coleção estará disponível nas lojas e no e-commerce de Marisa a partir de 19 de setembro, e conta com roupas e calçados da marca própria e parceiros licenciados, reunindo opções variadas para presentear as crianças e agradar todos os gostos, seja com looks, sapatos ou acessórios customizados com os personagens preferidos.  E, além do excelente custo-benefício, a cada R$ 100,00 gastos em compras na Marisa, os consumidores concorrerão a um videogame Nintendo Switch.

Continue lendo