Universo Live
Youpper apresenta pesquisa “Construindo Laços Fortes de Consumo” em redes sociais
Estudo indica que Coca-Cola, Natura, Adidas, Netflix, Dafiti, Magazine Luiza, Netshoes, Samsung, Nestle e Itaú são as marcas que melhor entenderam como criar verdadeiros laços fortes com consumidores por meio das mídias sociais
Capitaneada por Diego Oliveira e Marcelo Santos, a empresa de consultoria transdisciplinar de comunicação Youpper – Consumer & Media Insights lança o estudo “Construindo Laços Fortes de Consumo”, cuja apresentação dá início a um roadshow pelas principais cidades do Brasil. A pesquisa parte do principio da informação de que, com a tecnologia digital e as redes sociais, tanto os laços sociais e quanto os de consumo mudaram.
Diante disso, o objetivo da pesquisa foi descobrir como as atuais formas de construir laços por meio de redes sociais digitais afetam as relações de consumo das pessoas. De acordo com o estudo, o boca-a-boca, que sempre existiu, é potencializado pelas novas mídias e aproxima atores que jamais se relacionaram fora da rede digital, inclusive as próprias marcas e consumidores. Entre as conclusões está o fato de que os hábitos de consumo no Brasil, com relação às redes sociais, é dominado pelos Smartphones. E conclui que dentro dessas redes de contato a interação e conversa com os mais próximos são as máximas prioridades no aspecto social.
Ou seja, mais do que nunca o boca a boca se tornou fator decisório em qualquer planejamento de comunicação que pretende ser eficiente e, com isso, cada vez mais as marcas precisam estar aptas a explorar todo o potencial da nova arquitetura da participação popular nas redes sociais. 95% das pessoas ouvidas pela Youpper utilizam, por exemplo, o Facebook e o WhatsApp para se comunicar principalmente com parentes e amigos, mas também com marcas e corporações.
O estudo também indica que 7 a cada 10 consumidores usam as redes sociais para obter dicas de seu interesse ou buscar informações sobre determinados assuntos, ver vídeos para se divertir, pesquisar informações antes de efetivar uma compra, assim como participar de promoções, além de acompanhar perfis de marcas e produtos. Os usuários das redes sociais tecem laços principalmente com amigos e parentes para falar sobre notícias, coisas divertidas e práticas de consumo e, cada vez mais, o que eles gostam é de interagir com as marcas.
Ainda sobre as redes sociais, a pesquisa conclui que as marcas precisam explorar todo o potencial dessa arquitetura da participação criada pelo meio digital, o que remete a uma cobertura maior entre os consumidores para gerar mais chances de envolvê-los na jornada de consumo.
Outro aspecto abordado foi o comportamento dos usuários em relação aos “ídolos”, pois segundo o estudo a maioria das pessoas apenas segue e observa o perfil dessas celebridades e 25% delas nem mesmo os seguem.
Com relação aos amigos e parentes, o comportamento das pessoas nas redes sociais se dá muito mais com seus contatos mais próximos, sendo que a maioria interage com comentários ou curtindo nas postagens. E tiram proveito das mídias sociais as marcas que melhor entendem como se posicionar diante de comentários aos quais são relacionadas e também o timing para começar a falar com cada pessoa e também para finalizar uma conversa.
“Quando se fala de marcas e empresas, a maior parte das marcas usam as redes sociais de maneira similar aos famosos, criando a sensação de distanciamento. Por isso os consumidores concentram sua interação em laços fracos, reativos, apenas observando e curtindo os conteúdos. Eles não se sentem convidados a participar de conversas com as marcas. Esse é um sinal claro de que, com maior abertura, é possível se conectar intimamente com o consumidor”, afirma Diego Oliveira, CEO da Youpper.
Comportamento de consumo e relacionamento com marcas
A pesquisa da Youpper conclui que os consumidores estão de olhos e mentes abertos para serem impactados e motivados pelas marcas. Segundo o estudo, 9 a cada 10 consumidores já descobriram marcas e produtos pelas redes sociais, assim como 7 a cada 10 consumidores já deixaram de seguir o perfil de alguma marca pelo tipo de postagens que consideram “irrelevantes” ou “chatas”. Das pessoas ouvidas no estudo, 70% acabaram comprando um produto por recomendações de outras pessoas.
Quando o assunto é tirar dúvidas e saber detalhes, 8 em cada 10 entrevistados pela Youpper afirmaram que vão às redes sociais para buscar informações sobre como os outros consumidores avaliam marcas e produtos. Sendo assim, as corporações precisam estar preparadas para não apenas fornecer conteúdo, mas também responder quem navega nas redes.
“As mídias sociais transformaram os laços de consumo, pois potencializaram o boca a boca. Antes uma pessoa não gostava de um determinado produto, ela compartilhava a sua opinião com uma dúzia de amigos, parentes ou vizinhos mais próximos. Hoje, essa opinião é reverberada à enésima potência com a utilização das redes sociais”, explica Oliveira.
O estudo mostra ainda que os sites das marcas, assim como os mecanismos de buscas, são os canais de acesso preferidos dos consumidores, provando ainda haver diversas oportunidades de negócios a serem exploradas nas redes sociais. Para os ouvidos pela pesquisa, os canais preferidos são site (55%), redes sociais (23%), e-mail institucional (10%), loja física (7%) e telefone (5%). “Por mais que as marcas migrem para as redes sociais, elas não são, de forma alguma, seus ambientes proprietários. Se um player qualquer nas redes sociais é fechado, por exemplo, a marca deixa de ter aquele ponto de contato com seus consumidores, o que não aconteceria nunca com seus sites”, analisa o CEO.
Quando questionados por que as redes sociais mudaram seu comportamento na relação com as marcas, os consumidores alegam que é pela rapidez, praticidade, facilidade, recomendação, interatividade, opinião, acessibilidade e cobertura e comodidade. E como são vistos os posts patrocinados? A maioria não se importa com a característica do “patrocinado”, desde que o conteúdo seja relevante e gere identificação, fazendo jus ao espaço cedido na sua timeline. “Entende-se que seja uma oportunidade para se pensar no potencial da mídia programática, mas também não fazer com que a mídia programática se transforme em mídia problemática, pois a abordagem aos consumidores precisa ser realizada de maneira inteligente e correta”, completa Oliveira.
Para o consumidor, os perfis das marcas nas redes sociais precisam ser atraentes, contagiantes, originais, inovadores, transparentes, passar confiança, oferecer promoções e descontos, objetividade, interação, qualidade, conteúdo e caráter.
O estudo da Youpper indica também quais marcas já entenderam como usar as redes para uma comunicação capaz de criar verdadeiros laços fortes com seus consumidores e, dentre elas, estão as top 10: Itaú, Nestle, Samsung, Netshoes, Magazine Luiza, Dafiti, Netflix, Coca-cola, Adidas e Natura.
Universo Live
Conheça a lista de shortlist da 24ª edição do Ampro Awards
A Ampro, Associação de Marketing Promocional, acaba de divulgar a shortlist do Ampro Awards 2024, uma das mais tradicionais premiações de Live Marketing do Brasil.
Foram selecionadas 96 campanhas de 30 agências nas 20 categorias da premiação. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia híbrida no dia 26 de novembro, a partir das 20h, no Hotel Rosewood, em São Paulo.
Os indicados, que representam 18% do total de cases inscritos, foram avaliados por um corpo de jurados composto por 186 especialistas do mercado da comunicação e marketing. A seleção reflete os princípios da Ampro de garantir ampla representatividade em critérios como gênero, idade, raça e distribuição geográfica.
Na disputa, os indicados concorrem aos troféus de ouro, prata e bronze em suas respectivas verticais, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano além das novidades de 1 Grand Prix por vertical (business, content, consumer e trade).
“A pluralidade de agências, o empenho do corpo de jurados e o trabalho dedicado das presidentes de júri e da líder da diretoria setorial de ESG foram essenciais para que os resultados desta edição fossem alcançados. Agradecemos e parabenizamos todas as agências inscritas e finalistas. Os números desta edição demonstram a relevância e a crescente maturidade do Live Marketing no Brasil. O Ampro Awards tem se consolidado como uma plataforma fundamental para dar visibilidade a agências e profissionais, incentivando não só o reconhecimento, mas também o desenvolvimento de novas parcerias e negócios estratégicos no mercado”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da Ampro.
Confira a shortlist:
Vertical: Business
TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA DE NEGÓCIOS
Case
Cliente
Agência
#TikTokMeFezEmpreender
TikTok
Casa 96
Ateliê de Biojoias: Um Gás no Empoderamento Feminino em Parintins
Coca-Cola
Nossa Praia
Aussie Grill – Doideira de Sabor
Aussie Grill
BFERRAZ
Circuito Sertanejo
Circuito Sertanejo
Cooler DVT
PONTO BB
Banco do Brasil
Terruá
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Autorretrato
Amstel
Atenas Comunicação
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
SIM, I AM
Amstel
VOE Publicidade e Eventos
MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO OU SERVIÇO
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Circuito Sertanejo
Circuito Sertanejo
Cooler DVT
Flip your Way
Samsung
Cheil Brasil
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
Netflix – One Piece
Netflix
TM1
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
DESAFIO 99 MOTO
99
Voe Publicidade e Eventos
Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba
Mondelez
SHERPA42
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
Petlove Não Vende
Petlove
PROS
MELHOR CAMPANHA PARA ONGs E ENTIDADES PÚBLICAS
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Expo Consciência Negra 2023
Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de SP
GAEL
FLIM (Festa Literária Internacional de Maricá 2023)
Prefeitura de Maricá
Santafé Ideias
Jogando Junto pela Reconstrução do RS
Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional
End to End
Unibrad – Inspirações Inesperadas
Bradesco
AKM
Vertical: Consumer
MELHOR IDEIA OU CONCEITO
Case
Cliente
Agência
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba
Mondelez
Sherpa42
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
Leilão aBISurdo
BIS
PROS
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA – EVENTOS OU ATIVAÇÕES
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Circuito Sertanejo
Circuito Sertanejo
Cooler DVT
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
SIM, I AM
Amstel
Voe Publicidade e Eventos
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Ondas passam, legados ficam.
World Surf League
Effect Sport
Tudum Netflix
Netflix
TM1
MELHOR PROMOÇÃO COMERCIAL
Case
Cliente
Agência
#TikTokMeFezEmpreender
TikTok
Casa 96
Promoção OREO Viagem no Modo Wandinha
Mondelez
MKT House
Promoção Toma Esse Mion no Bolso Pepsi
Pepsi Black
BFERRAZ
Promoção Zérois do Role
Ambev
BFERRAZ
SaBIS tudo de MorumBIS
MorumBIS
End to End
MELHOR CAMPANHA COMERCIAL
Case
Cliente
Agência
Feat. Sertanejo
Brahma
Cooler DVT
IPA DAY 23
Lagunitas
Voe Publicidade e Eventos
Isso é Mais que um Batom
Vult
PROS
MELHOR AÇÃO DE BAIXO CUSTO (inferior a 100K)
Case
Cliente
Agência
Camisa Zero
Grêmio Foot-ball Porto Alegrense
End to End
Goodyear no Encontro Estratégico Magalu
Debora da Cruz / Goodyear
TSBetc
Leilão aBISurdo
BIS
PROS
Livelo na 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBTQIAPN+
Livelo
Eagle
Warner Bros. Discovery em BSB convenção NEO
Warner Bros. Discovery
Eagle
Vertical: Content
MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
DESAFIO 99 MOTO
99
Voe Publicidade e Eventos
Feat. Sertanejo
Brahma
Cooler DVT
Floating Bars
Heineken
Atenas Comunicação
Hotel Bubbaloo – Tudo pode ser mais Bubba
Mondelez
Sherpa42
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL, INFLUENCER E/OU PR
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
#TOGETHERBAND All Amazônia
Banco do Brasil
Terruá
DESAFIO 99 MOTO
99
Voe Publicidade e Eventos
Leilão aBISurdo
BIS
PROS
SIM, I AM
Amstel
Voe Publicidade e Eventos
MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO
Case
Cliente
Agência
#HeineQueen
Heineken
Atenas Comunicação
Brahma FM
Brahma
Cooler DVT
Carreta Mamografia
BB Seguros
Eagle
SADIA LOLLA 24
BRF SA
Hub Brasil
SIM, I AM
Amstel
Voe Publicidade e Eventos
Vertical: Trade
MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO
Case
Cliente
Agência
Em Movimento
Itaú
TODOS
Para todos, inclusive você
Coca-Cola FEMSA
Incentivar
RUMO AO EXTRAORDINÁRIO
KENVUE
MC2
TikTok Arena
Universo Live
Com ação em túnel do metrô e relógio de rua, Comfort destaca o primeiro perfume de roupas em cristais no Brasil
Comfort, marca de amaciantes, destaca Comfort Boom, primeiro perfume para roupas em cristais no Brasil, em ação especial e criativa de mídia Out of Home (OOH). Desenvolvida pela Bizsys, produtora de tecnologia e cenografia com foco no mercado publicitário, em parceria com a JCDecaux, a iniciativa reforça a estratégia de lançamento do produto junto ao público, contemplando uma explosão de flores ao redor de uma embalagem 3D gigante do produto em São Paulo, e a ambientação e aromatização do túnel de acesso da Estação Paulista do metrô, da Linha 4-Amarela.
Comfort Boom chega para conferir 20x mais perfume para os tecidos por até 12 semanas, proporcionando uma nova e única experiência olfativa. A iniciativa em mídia OOH está alinhada com a campanha criada pela agência Dark Kitchen Creatives, com estratégia de mídia da Initiative.
O relógio da JCDecaux, transformado pela Bizsys em uma embalagem gigante em 3D de Comfort Boom, rodeado por flores e cristais, tem como objetivo transmitir o aspecto sensorial do produto, mostrando a explosão de perfumes e, também, seu formato.
Já a adesivação e aromatização do túnel de acesso a Estação Paulista do metrô proporciona que as pessoas participem de uma experiência de marca ao sentirem na prática a explosão de perfume do Comfort Boom.