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Vodafone Brasil agora é Arqia

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A Datora Mobile anuncia o reposicionamento e sua nova marca para o segmento de Machine to Machine (M2M) e Internet das Coisas (IoT). A partir de outubro, Vodafone Brasil passa a se chamar Arqia. Sua proposta de valor é conectar as “coisas” que fazem parte da vida das pessoas e dos negócios, para agregar inteligência, evoluir a forma de fazer e repensar o que pode ser feito. A empresa anuncia ainda que expandiu o acordo com a Vodafone IoT, criando novos modelos comerciais e formas de cooperação entre as partes, reforçando a proposta de valor da IoT para o mercado.

A Arqia integra o grupo Datora, que possui 25 anos no mercado de telecomunicações conectando clientes dos mais diversos setores e segmentos. “Sempre acreditamos nas infinitas possibilidades de um mundo conectado e nossos planos e desejos para o futuro são muito promissores. Com a Arqia, queremos mostrar que é possível fazer negócio de um jeito novo, mais simples e prático. Usamos a tecnologia para o que ela foi criada: facilitar a vida de todos” explica o diretor executivo da Arqia, Eduardo Resende.
O executivo ressalta que os chips com a marca Vodafone Brasil seguirão funcionando normalmente, pois a Arqia é o reposicionamento da marca. “Continuaremos investindo em soluções que gerem valor para negócio de nossos clientes, criando conexões estáveis e seguras. Vamos continuar inovando e crescendo ao lado de cada cliente”, reforça Resende.
O projeto desenvolvido em parceria com a FutureBrand São Paulo, agência especializada em evoluir a estratégia, a identidade e a experiência de marcas, articulou um novo posicionamento que inspirou a criação do novo nome, identidade visual e storytelling. “Já pensou como será o nosso dia a dia se adicionarmos tecnologia e conexão a tudo que está à nossa volta? A Arqia nasce para tornar possível um mundo que sempre pareceu ficção científica. É uma marca que traz um novo olhar para a rotina dos negócios e das pessoas, que agrega eficiência e amplia possibilidades”, explica o sócio e diretor da FutureBrand São Paulo, Daniel Alencar.
Posicionamento, nome e identidade
Até chegar à conclusão sobre a mudança de marca, foi realizado um trabalho de pesquisa, levantamento de informações e estudos de diferentes cenários. “Todo esse processo foi fundamental para criarmos a Arqia, uma marca capaz de agregar mais valor para o negócio dos nossos clientes. Esse reposicionamento não impactará o nosso serviço. Nossa conexão e nossa equipe não vão mudar, apenas estamos reposicionando a nossa marca”, detalha o gerente de marketing da Arqia, Arthur Ribeiro.
O nome Arqia foi inspirado em Arquitetura da Informação, Inteligência Artificial e conexão. Sua sonoridade também remete à arco, imagem que conecta e cria vínculos. No universo visual, as inúmeras conexões que a marca pode fazer entre seus clientes e o futuro são ilustradas por dois únicos elementos gráficos que também representam simplicidade e fluidez: um traço reto e um semicírculo. A escolha da identidade visual traz um aspecto mais leve e fluido onde promete uma nova proposta para a evolução do modelo de negócio B2B.
Eventos – A recém-criada marca inaugura sua atuação em grandes eventos do setor. Entre 15 e 18 de outubro participa da 20ª edição da Futurecom, com foco em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). De 29 a 31 de outubro a marca apoia o WTM18, considerado o maior evento de mobilidade do planeta.
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AMPRO prepara eventos de capacitação para profissionais do Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing prepara os próximos eventos de capacitação para o mercado. Nos dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma AMPRO Saber, o curso Instagram para o mercado de Live Marketing vai ensinar como a ferramenta pode elevar o valor de uma ação de Live Marketing e ser incluída como parte estrutural das ações – e não apenas mais uma mídia.

Os alunos aprenderão: por que pensar em ações Instagramáveis? Como utilizar o Instagram para beneficiar a agência? É possível melhorar uma narrativa por meio do Instagram? Como usar métricas e medir resultados em tempo real; como usar os anúncios no Instagram para evidenciar as ações de Live Marketing; como encontrar o público certo por meio de segmentações eficientes, além de cases e boas práticas para eventos e agências.

O curso acontece a partir das 19h30 em ambos os dias, com total de 6 horas, com Fernando Souza, Consultor e Professor de Mídias Sociais, Marketing e Negócios Digitais.

Já no dia 28/10, das 16h30 às 18h, a AMPRO organiza o AMPRO LIVE TALKS – Total Commerce: a jornada do consumidor figital. O evento, que será gratuito para associados AMPRO, terá apresentação do Estudo da Jornada do Consumidor durante a Pandemia, com Henrique Mascarenhas, da GFK, além de debate com a participação de Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Frederico Ponfick, do Museu da Gula; Stenio Souza, CEO da Smollan e líder do comitê de Trade Marketing da AMPRO; e Regis Duarte, vice-presidente da Creata na América Latina e componente do comitê de Trade Marketing da AMPRO, como  moderador.

Outros detalhes e inscrições para o curso de Instagram e o AMPRO Live Talks podem ser feitos pelo site da AMPRO – ampro.com.br/agenda.

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‘Dino Mkt x Live Mkt’: Score e AMPRO criam personagem para reforçar o Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, em parceria com Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co, uma campanha para valorizar e reforçar as boas práticas do novo Live Marketing. No ano em que completa 28 anos atuando pelo reconhecimento e valorização do setor, a ideia da AMPRO é mostrar que, assim como as empresas e marcas passaram por uma importante transformação, o Live Marketing também evoluiu.

“Queremos reforçar, valorizar o Live Marketing e sua natureza de evolução constante para as necessidades do momento. O mercado não reconhece mais as práticas antigas. Tanto no campo das relações cliente-agência, como das práticas ESG, é preciso evoluir. E o Live Marketing mostra-se cada vez mais atualizado e eficaz”, comenta o presidente-executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini

Criada pela Score, a campanha “Dino Mkt versus Live Mkt” traz um personagem fictício que irá explicar o que precisa ser mudado no mercado, e não somente do Live. “Queremos mostrar que o marketing pode evoluir, ser mais inteligente, abrir os olhos do mercado para novas oportunidades além do ATL, online tradicional e de velhas práticas de BTL, explica Fabrico Klug, VP de criação da Score.

Dois personagens representarão esse momento. O Dino (dinossauro) irá apresentar as velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do mercado dentro dos cinco pilares da AMPRO: concorrência justa, relações duradouras, prazos de pagamento, exclusividade e princípios ESG. Como contraponto surge o Unicórnio, que representa a nova mentalidade do mercado, o mundo das inovações onde o Live Marketing sempre atuou, trazendo as evoluções das principais práticas do mercado.

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