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Agências

Um ano de ouro para a Attach Live

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Superação de objetivos, trabalho em equipe e muita humildade foram responsáveis pelo sucesso medido ao final do terceiro ano de atuação da Attach Live, agência paulista dirigida por Guto Rodrigues e Alberto Kim.

Na Attach Live, assim como em todas as principais agências do país, o cenário econômico foi um fator importante a ser contornado, com redução de verbas na proporção inversa à exigência por resultados. Mas ali na tranquila Rua Arizona, o fator foi encarado com estratégia, qualidade, agilidade e uma relevante fórmula na administração de custos.

“A Attach Live nasceu durante a maior crise econômica na história do Brasil, momento em que todos recomendavam não abrir uma agência, e de Live Marketing menos ainda; portanto, neste ano, acordar todo dia preparado para uma jornada complexa acabou sendo incorporado por todo nosso pessoal, entrou de verdade na cabeça e no modo de agir de toda a equipe”, relatou Alberto Kim, sócio da agência.

Kim refere-se ao surgimento da agência, no final do ano de 2013, já num momento em que o mercado se recuperava de um contexto econômico desastroso, talvez o pior na história do país. Mas a Attach, com apenas três anos, e que nasceu na crise, fecha 2016 em um cenário igual, em alguns aspectos talvez melhor, do que consagradas agências de 10, 20 anos de mercado ou mais.

“O ano de 2014 foi o nosso nascimento, o início de tudo. Em 2015 fomos atrás de afinar a operação e prospectar novos clientes para nossa base ser bem sólida, pois queríamos crescer. Todo esse planejamento gerou grandes conquistas para 2016. Começamos o ano eleitos entre as 10 agências da década, ao lado das gigantes do nosso mercado. Nos sentimos honrados, e de certa forma foi um reconhecimento do esforço da nossa equipe, que abraçou a causa e foi atrás do que havíamos planejado”, diz Guto Rodrigues, sócio da agência.

Em 2016, foram cerca de 400 projetos, executados com criatividade e excelência. Pode parecer pouco, mas numa agência com apenas três anos de vida, focada na qualidade de entrega, atendimento e equipe dedicada, o número realmente impressiona.

Com uma equipe multidisciplinar, a agência acredita na inovação e na visão estratégica de full service, oferecendo as melhores soluções em experiências a seus clientes. Dentre seus colaboradores, estão profissionais que trabalham com paixão e aproveitam cada experiência que a vida oferece, tirando daí a energia e as referências para planejar, criar e implementar novas ideias para seus clientes.

Assim, com um time compacto, mas altamente experiente, a agência é reconhecida pelo ineditismo e resultados alcançados. Tanto que em 2016 registrou um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. Ampliou a atuação da Matriz em São Paulo e das filiais em Curitiba e Brasília com o início da operação em Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
Para 2017, a agência projeta mais inovações e investimentos na equipe, novos processos e tecnologias. “Já iniciamos 2017 atuando em parcerias com clientes que prospectamos há algum tempo. Vamos investir em contratações de especialistas em cada área da agência, formar nova carteira de fornecedores-chave para todas as nossas operações e também já fechamos o planejamento administrativo. Estamos muito otimistas e com o mesmo olhar e vontade que tínhamos quando começamos há três anos, priorizando as entregas de alta qualidade e que tragam resultados positivos aos nossos clientes”, conclui Guto Rodrigues.

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Agências

Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Agências

Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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