Universo Live
Pelo sexto ano consecutivo, GTM Cenografia monta ambientes cenográficos do Grupo Duratex na Expo Revestir 2020

Projeto do Studio Bello Dias trouxe o requinte do design europeu para o Brasil na concepção dos espaços
Quem andava pelos corredores da Expo Revestir 2020, que aconteceu entre os dias 10 a 13 de Março no Transamérica Expo Center em São Paulo, se deparava com a grandiosidade de cenografias muito bem projetadas e montadas, destaque para o Grupo Duratex S.A e seus mais de 2.000m² de ambientes cenográficos montados pela GTM Cenografia que mais uma vez, graças à sua preocupação sustentável e organização, deu forma a um projeto deslumbrante.
O grupo que abrange as marcas Deca, Hydra, Ceusa, Durafloor, Duratex e Portinari, teve grande notoriedade do público que visitava a feira e, até mesmo quem não conhecia a ligação entre as marcas, percebia grande sinergia entre os espaços de cada uma delas. “Duratex é um grupo que está passando por mudanças e a palavra chave nesse momento é sinergia”, declara o arquiteto Ricardo Bello Dias, responsável pelo projeto. Com o desafio de criar espaços que pudessem transmitir toda a beleza e funcionalidade dos produtos lançados, com uma intrínseca relação entre tecnologia, sustentabilidade, durabilidade, estética e ousadia – premissas no DNA das marcas do Grupo – e que pudesse tocar profundamente cada visitante que passasse pelos corredores, entrasse para conhecer os espaços e se emocionasse com uma experiência sensorial única, Bello Dias encontrou na combinação entre forma, funcionalidade e beleza em busca de inovação a resposta. Lançando um olhar sobre o vanguardismo da Bauhaus, primeira escola de design do mundo e reconhecida como uma das mais importantes expressões do modernismo, o tema “Forma e Função” foi a inspiração que norteou a estética dos ambientes. Já para abraçar a identidade e produtos Deca, Hydra, Durafloor, Duratex, Ceusa e Portinari foi pensada a relação entre os elementos metal, água, madeira, fogo e terra.
A concepção não poderia ter dado mais certo, representando fielmente a missão do Grupo Duratex, que assim como a Bauhaus, firma-se a cada dia como ponto de referência fundamental para todos os movimentos de inovação no campo do design e arquitetura relacionados ao racionalismo e ao funcionalismo. Os estandes – apresentados como casas minimalistas com grandes quadros em alusão as portas e janelas dos espaços – levaram os visitantes a um bucólico e descompromissado passeio de final de semana, intuitivamente identificando e absorvendo os elementos de cada marca, na percepção dos diferentes materiais de acordo com seus principais produtos. Tudo isso aliado aos pátios personalizáveis de cada um dos espaços, que em formas e temas diferenciados criaram movimento e deslumbre que uniram-se na Piazza Duratex S.A., área comum que abrigou a realização de eventos e palestras ao longo dos quatro dias da feira.
Destacar a personalidade de cada marca foi ponto essencial para construção do espaço, tanto para Ricardo Bello Dias, quanto a GTM. “Foi um processo de trocas permanentes entre o Ricardo e a GTM na busca por soluções”, afirma o arquiteto Daltro Mendonça, diretor de projetos da GTM. A missão da GTM Cenografia foi respeitar a individualidade de cada marca e o resultado foi uma arquitetura simples, porém suntuosa, segundo o próprio Ricardo. “No final, mais que apenas estruturas montadas para um evento, os estandes foram reproduções do cotidiano das pessoas, uma mimetização do dia a dia onde afloraram as emoções, criou-se cumplicidade e dedicou-se aconchego em meio a excelência dos produtos oferecidos pelo Grupo Duratex”, finaliza.
Universo Live
Cirque du Soleil invade a Avenida Paulista com instalação interativa inspirada no espetáculo Alegría

Faltando pouco mais de 2 meses para sua aguardada estreia na capital paulista, o Cirque du Soleil preparou uma ação de live marketing de grande impacto para impactar pedestres e fãs na Avenida Paulista. Entre os dias 9 e 15 de junho, a companhia internacional traz para o coração de São Paulo uma instalação exclusiva inspirada no universo lúdico de Alegría – In A New Light. Montada estrategicamente em frente ao icônico prédio da Gazeta, no número 900, a ativação funcionará como um esquenta para o espetáculo oficial, que inicia sua temporada no dia 20 de agosto, no Parque Villa-Lobos.
A iniciativa convida o público a mergulhar na atmosfera mágica do show por meio de uma experiência altamente visual e interativa. O grande chamariz da estrutura é uma imponente asa articulada, inspirada no figurino da célebre personagem Ninfa. O elemento cenográfico foi projetado especificamente para servir como plano de fundo instagramável, estimulando os visitantes a registrarem e compartilharem fotos e vídeos em suas redes sociais.
Para enriquecer a jornada sensorial, o espaço foi equipado com um telão de alta definição que exibirá cenas e imagens inéditas dos bastidores e da performance, gerando um conteúdo exclusivo para a ação de rua. O cuidado com o craft cenográfico estende-se até a cobertura da estrutura, que receberá intervenções com penas gigantescas para reproduzir fielmente a textura e a leveza das asas vistas nos palcos.
Além de gerar conexão imediata e engajamento orgânico com a marca, a ativação cumpre um papel estratégico na jornada de conversão. O público presente poderá escanear um QR code posicionado no local para ser direcionado de forma direta e ágil à bilheteria digital, facilitando a aquisição de ingressos para a temporada paulistana.
A instalação operará em formato de pop-up, permanecendo aberta para visitação gratuita por apenas uma semana. A estratégia temporal reforça o caráter de exclusividade e o senso de urgência da ação, características marcantes das ativações de rua que conseguem converter a rotina urbana em uma plataforma de entretenimento memorável.
Universo Live
Heineken transforma bares do país em extensões da UEFA Champions League com ecossistema de experiências interativas

Como patrocinadora oficial da UEFA Champions League, a Heineken lança nos bares brasileiros uma robusta plataforma proprietária com o objetivo de aproximar o público da atmosfera eletrizante da maior competição europeia de clubes. Desenvolvida pela SEA, agência de trade marketing do Grupo 4ZERO4, a iniciativa ocorre de forma simultânea em 11 praças e engloba mais de 250 estabelecimentos pelo país, reunindo ativações em tempo real, experiências imersivas e dinâmicas criadas especialmente para a reta final do campeonato.
O grande destaque do projeto é uma mesa de pebolim exclusiva, cuja ambientação foi inteiramente inspirada na Puskás Arena, estádio que sedia a grande final do torneio. Com design proprietário, a peça vai muito além do jogo tradicional: ela combina gameplay customizado, efeitos sonoros que simulam a energia de um estádio, animações digitais e diferentes formações táticas, elevando ao máximo a interação do público nos intervalos e momentos que antecedem as transmissões.
Nos estabelecimentos que integram a ação, os consumidores podem disputar partidas interativas, participar de campeonatos em duplas e vivenciar ativações sob medida conectadas diretamente à exibição dos confrontos. A programação foi desenhada para gerar experiências simultâneas em datas estratégicas, ampliando o clima da competição em diversas cidades brasileiras durante as transmissões oficiais.
O projeto conta ainda com a “Road to UEFA Champions League”, uma blitz nacional em que os clientes participam de desafios rápidos e concorrem a brindes exclusivos. A estratégia de live marketing expande suas fronteiras ao ocupar também os espaços Living HNK nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. Ao ativar dois dos principais hubs aeroportuários do Brasil, a marca consegue impactar viajantes em pontos estratégicos de grande circulação.
A dinâmica promocional também incentiva o consumo no ponto de venda. Por meio da “Rodada Heineken”, o público tem a chance de ganhar chopes escaneando QR codes exibidos nas telas dos bares e nas próprias mesas de pebolim. Há ainda ações promocionais em que a terceira rodada de Heineken é um oferecimento da marca nos locais participantes. Para dar suporte operacional, a SEA desenvolveu uma ferramenta via WhatsApp que auxilia os proprietários dos bares na divulgação dos jogos em suas redes sociais de forma automatizada.
A iniciativa está integrada à campanha global da Heineken “Fãs têm mais amigos”, assinada pela agência LePub. O conceito explora a importância da sociabilidade e mostra como as paixões compartilhadas unem as pessoas naturalmente. Com isso, a marca reforça seu posicionamento de que o futebol vai muito além das quatro linhas, transformando o ato de assistir a uma partida em um momento de celebração coletiva e memorável.
“A UEFA Champions League é um patrocínio importante para a Heineken® e buscamos criar ações que aproximem os consumidores da energia que envolve a competição. Enxergamos o bar como o ponto de encontro ideal para reunir as pessoas em torno da experiência dos jogos”, afirma Bruna Marinho, gerente nacional de trade marketing em canais especiais da Heineken.
“Nosso objetivo foi transformar os bares em extensões da atmosfera da UEFA Champions League. Criamos uma plataforma proprietária que conecta entretenimento, interação e o DNA da Heineken para aproximar os consumidores da energia da competição”, afirma Francis Ziembowicz, CEO da SEA.
A plataforma de experiências estende suas atividades até a grande final do campeonato, consolidando a aposta conjunta da Heineken e da SEA em projetos proprietários de live marketing capazes de converter o momento de consumo em puro entretenimento de alcance nacional.








You must be logged in to post a comment Login