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Netza é responsável por grandes eventos para importantes marcas do País

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Convenções e Congressos corporativos são a ferramenta de Live Marketing preferida pelas empresas brasileiras e têm participação relevante no faturamento anual de agências, prestadoras de serviços e outros segmentos de negócios, como a hotelaria

A agência Netza é responsável por conceitos criativos e inovadores de grandes eventos realizados pelo Brasil para importantes marcas, com cenografias inteligentes e modulares, e experiências e experimentações diferenciadas que tornam essas “reuniões de negócios” ainda mais interativas e atrativas para o público.

O mercado de eventos no Brasil ativa uma grande cadeia produtiva, que envolve diversos segmentos de negócios, impulsionando micros e pequenas empresas prestadoras de serviços e gerando emprego para uma grande parcela da população de todas as regiões do Brasil. No atual cenário econômico, os eventos realizados com mais frequência são as Convenções e os Congressos corporativos.

Cada vez mais, as marcas estão investindo em treinamento e desenvolvimento de colaboradores para driblar a crise. Um infográfico divulgado recentemente pela Associação de Marketing Promocional – AMPRO revela que esse tipo de evento foi escolhido como a ferramenta de Live Marketing preferida por 77% dos entrevistados de mais de 150 empresas brasileiras. Já os investimentos em mídias tradicionais (televisão, outdoors, revistas e jornais, rádios etc) sofreram uma queda de 83%.

Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência, fala sobre os desafios do segmento. “Em tempos difíceis, nossos clientes têm priorizado conversar com a força de vendas. As Convenções representam cerca de 30% do faturamento da agência. Nosso grande desafio vem sendo desenvolver eventos criativos e inovadores para maximizar os resultados dos clientes em um cenário que é de redução total de custos. Neste início de ano, já realizamos três importantes projetos para a Honda, Nestlé e Mercedes-Benz. E têm ainda muitas novidades vindo pela frente”.

Além do planejamento criativo dos eventos, a execução desses projetos também movimenta um outro nicho do mercado – os fornecedores, além de gerar diversas oportunidades de trabalhos temporários. Estes prestadores de serviços realizam cerca de 70 eventos corporativos/ano, o que representam de 35% a 40% do faturamento da empresa. “Em tempos de crise, tivemos que reduzir o nosso lucro para ficar mais competitivo. Mas a máquina não pode parar. Estamos sempre em busca ‘do novo’. Para realização desses Jobs, nossa equipe conta com 50% de colaboradores freelancers, mas não abrimos mão da qualidade”, explica Eduardo Lemos, proprietário da Transasom.

Os eventos corporativos também são bastante relevantes para o setor hoteleiro. Representam para os hotéis do segmento de negócios de 30% a 60% do percentual de ocupação de hospedagem e, em média, de 10% a 40% do faturamento do setor em São Paulo. “Dos 50,5 milhões de hóspedes que tivemos em 2016 no Estado, as Convenções, Feiras e Congressos corporativos significam 22,7 milhões, equivalentes a 45% do total dos eventos”, conta Bruno Omori, presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

O maior polo de negócios/eventos do Brasil é a capital paulista, mas cidades como Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Guarulhos, ABC, entre outras cidades também possuem vocação de negócios como atividade principal, complementa Omori.

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Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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