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Michael Andrade: Um Rio de oportunidades – em tempos de recessão temos que ser criativos

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Na última semana estive no encontro da Marketing Agencies Association Worldwide (MAAW), em Londres. Tive a oportunidade de ser o primeiro brasileiro a palestrar na MAAW e provocar discussões sobre estratégias para acelerar nossos negócios diante tantas mudanças globais.

No evento estiveram presentes representantes das principais agências de Live Marketing, entre ex-presidentes e ex-conselheiros de grupos como o WPP e Havas. Para aproveitar a ocasião, me propus a fazer um convite formal aos executivos para investirem no Brasil. Tive a chance de falar do nosso país, de apresentar os avanços alcançados nos últimos tempos e mostrar, por exemplo, que o país não parou após a realização da Copa e das Olimpíadas.

Confiando na atuação profissional da RioTur, que hoje é comandada por Marcelo Alves e tem Rosane Ventura como diretora de marketing, usei minha experiência e contatos internacionais, conquistadas quando estive à frente de projetos da Marketing Vision (em quatro continentes), para abrir essa porta. Isso nos permitiu avaliar e dizer que o caminho do turismo, criatividade, e entretenimento fazem total sentido.

Hoje, a cidade decidiu focar no turismo para gerar receitas e driblar a recessão, o que pode gerar muitas oportunidades para o Brasil como um todo. Não só no mercado de turismo, mas em oportunidades para marcas e agências de comunicação trabalharem as ações de marketing voltadas para o segmento.

Temos uma infraestrutura deixada como legado na cidade, que facilita muito, inclusive, a realização de eventos de negócios. A cidade conta com uma rede hoteleira bastante extensa, com 372 hotéis e 58 mil quartos. Além disso, temos uma cartela bem diversa de centros de convenções, que permitem o recebimento desde pequenos eventos até megaproduções.

A infraestrutura urbana da cidade também melhorou, o metrô chega até a Barra, temos modais como o VLT e o BRT que tornaram o deslocamento na cidade mais ágil e confortável. Nosso aeroporto internacional também cresceu. Após as obras feitas para as Olimpíadas, o Galeão passou a ter capacidade de atendimento para 30 milhões de passageiros por ano.

Temos capacidade para receber turistas, eventos e empresas. É necessário focar nas coisas boas do país e da nossa cidade. Nós, brasileiros, devemos ter em mente, que apesar da crise, temos as nossas qualidades, que nos torna um país capaz.

Além de todos os avanços estruturais que alcançamos durante os últimos anos, nós também preservamos a nossa capacidade inventiva. Pude comprovar isso, quando, durante minha estada em Londres fui até o West End, a Brodway inglesa, com o objetivo de buscar inspiração artística para alguns projetos da Marketing Vision. Pude ver como nós, aqui no Brasil, temos qualidade artística e criativa, sendo até superior às produções internacionais, muito mais abastadas em investimentos.

Percebi, então, como temos capacidade de superar as produções deles. Assisti à peça “Thriller Live”, por exemplo, que é uma boa obra, no entanto encontramos no Brasil outras tantas melhores, como o “Show em Simonal”, que teve a interpretação de Ícaro Silva e Aline Wirley. Outros exemplos não faltam, desde as demonstrações anuais na Sapucaí até à abertura das Olimpíadas. Todas provas cabais da capacidade de nossos artistas. Agora, é a hora de criar, observar as oportunidades internas, debruçar-se sobre elas e contribuir para vencermos a crise.

Durante toda a minha apresentação, pude expor aos presentes esse Brasil, que muitos deles não conheciam. Posso dizer que a iniciativa foi recompensada. Além de terem gostado, eles não tinham ideia da nossa estrutura e novas possibilidades. Retorno ao Rio com alguns projetos alinhados para desenvolver em parceira com agências de dois continentes em 2018. Vamos em frente, pois o futuro será muito melhor. É hora de mantermos o foco e trabalhar muito!

Michael Andrade, diretor da Marketing Vision

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Viagens corporativas devem crescer em 2022

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em

*Por Leonardo Bastos 

O Brasil foi um dos países que mais sofreram com a pandemia. Para se ter uma ideia, o índice do IPCA, medido em outubro pelo IBGE, ficou em 1,20% – o pior resultado desde 1995. Com este cenário, os economistas estão prevendo que 2022 será um ano de recessão, ou seja, retração do mercado, e consequentemente isso fará com que as empresas fiquem mais “travadas”, focadas em retenção de custos.

Mesmo com essa previsão para o ano que vem, quase metade dos viajantes corporativos esperam voltar a viajar muito em breve. Desde o início da pandemia de Covid-19, o segmento de viagens corporativas apresentou retração à medida que os eventos foram cancelados e as empresas iniciaram um plano de trabalho home office, e utilização de soluções digitais para realização de reuniões de negócios. Passada a fase mais crítica, o setor apresenta recuperação. Uma pesquisa do Kayak mostra que as viagens corporativas retornarão até o fim deste ano para 23,9% dos entrevistados, enquanto 22,1% acreditam que isso acontecerá no início de 2022. Ao todo, mil brasileiros foram ouvidos durante o estudo.

E pensando nesse momento da economia brasileira, junto com a necessidade das empresas pensarem em viagens corporativas, nada mais correto do que pensar em uma política de viagens. Por permitir criar regras e diretrizes bem estabelecidas em relação a compras de serviços de viagens, é uma ótima estratégia de economia e melhoria de processo. Através dela a empresa conseguirá definir o teto de gasto com diárias de hotéis, ou por exemplo, a antecedência de compra de uma passagem aérea. Grande parte dos custos de viagens estão associados à antecedência de compra e a políticas não controladas, além de ter uma política bem desenhada, é importante ter sistemas que dê aderência a mesma.

Alguns tópicos que devem conter em uma política de viagens são: objetivo da política, quem se destina a política, papéis e responsabilidades, tipos de viagens, canais de compras autorizados, regras de aéreo, regras de hospedagem, regras para locação de veículos, regras para reembolso de despesas de viagens, adiantamentos, prestação de contas e fluxo de aprovação.

Como implementar a política de viagens?

Há algumas estratégias que são utilizadas para facilitar a implementação e aderência a política. Entre elas estão:

  • Alinhar com o RH e implementar um processo para highlight dos principais tópicos da política no onboarding dos funcionários;
  • Implementar um processo regular de comunicação de boas práticas – uma agência pode ajudar os clientes enviando SMS e E-mail para os colaboradores, com os principais pontos da política;
  • Flyer no café ou TV Corporativa;
  • Lista de distribuição no whatsapp;
  • Além disso, ter um sistema de viagens que permita a gestão da política criando alertas ou até mesmo bloqueando caso seja uma política mais restritiva, é 70% do caminho.

A principal vantagem da política é sem dúvidas a economia e a melhoria de processo. Já tivemos um case de economia de 18% só com a implantação de uma política de viagens. Além disso, o fato de você deixar claro para o colaborador desde o princípio o que pode, e o que não pode dentro da política, isso diminui o atrito em um caso, por exemplo, de prestação de contas, onde o colaborador gastou R$ 50,00 para o café, e o permitido era R$ 30,00.  Dificilmente o colaborador irá lembrar de todos os itens da política, por esse motivo para que tenha o benefício da relação empresa e colaborador, é necessário um sistema que faça esse gerenciamento.

Portanto, já é possível entender como a política de viagens corporativas bem aplicada nas empresas, pode ajudar na redução de custo de uma corporação. Além disso, é preciso contar com a ajuda de uma agência que revise constantemente: os acordos comerciais com as companhias aéreas e locadoras de veículos, reestruturação de hotéis e negociação de tarifas, revisão da política de viagens, análise histórica de compra, entender quanto que a empresa deixou de economizar e porquê. Fazendo esses passos, a empresa terá um desdobramento de vários planos de ações que serão realizados em conjunto, tenho certeza, trará economia imediata.

*Leonardo Bastos, é CEO na Kennedy Viagens Corporativas

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Marketing de Experiência é relevante e memorável

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em

*Por Jorge Nahas

Marketing de Experiência não é uma tendência, mas sim um imperativo para o  século XXI. Na era da tecnologia, da modernidade líquida, precisamos criar momentos concretos, reais,  que se passem longe de uma tela e façam os corações baterem mais rápido. Dentre os preceitos, estão: promover marcas por meio de sensações e de relacionamento; fazer com que elas participem da vida do consumidor de forma integrada, interessante e emocionante; criar novos hábitos de consumo; investir onde seu público-alvo gasta seu tempo de lazer; proporcionar experiências emocionantes e divertidas ligadas ao DNA da empresa, produto ou serviço e permitir que as pessoas expressem seus valores através do consumo. Essa prática vem marcando presença com força no mercado corporativo, mostrando-se um elemento altamente eficaz para demonstrar reconhecimento pelos colaboradores ou fortalecer relacionamentos com clientes. Muito melhor do que presenteá-los com artigos comuns, que podem ser encontrados em qualquer loja, é oferecer-lhes uma experiência única, customizada conforme seus interesses.

A missão é quebrar a rotina e proporcionar momentos diferenciados como: sentir novas sensações, tocar os céus em um maravilhoso voo de balão, mergulhar em uma praia paradisíaca, explorar a natureza, desafiar a velocidade, ou simplesmente passar um  dia em um dos spas mais luxuosos do país.

A CLT hoje abre um cenário bastante favorável ao Marketing de Experiências, pois permite que empresas premiem livremente seus colaboradores sem incidência de reflexos trabalhistas, da contribuição previdenciária e do FGTS, o que traz impactos bastante positivos. O maior deles é a transformação cultural das empresas, que podem investir mais em incentivos, premiações e bonificações, como as experiências.

Isso favorece o estabelecimento de um sistema meritocrático mais justo e favorável, pois a premiação será paga caso o funcionário entregue resultados e cumpra as metas estabelecidas. Assim, há uma relação ganha-ganha, em que ambos os lados, empresas e colaboradores, se esforçam mais para surpreender e sair da zona de conforto.

Lembramos que uma boa experiência se torna um momento inesquecível e pode transformar a vida. Um produto, não. Quando um colaborador é presenteado com uma viagem de curta duração, por exemplo, tem a chance de sair da rotina, conhecer um lugar novo, experimentar novos sabores.

 Associando sua marca a momentos de prazer, alegria e renovação, a empresa consegue transmitir seus valores e engajar ainda mais seus colaboradores, que contam com uma razão adicional para realizar um bom trabalho, ou até mesmo encantar sua base de clientes, alimentando um relacionamento próximo e duradouro. Isso gera um valor imensurável, infinitamente maior do que o investido para proporcionar a vivência em questão. Por isso, afirmo sem pestanejar: O Marketing de Experiências é a tendência do momento!

*Jorge Nahas é CEO da empresa O Melhor da Vida.

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