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Mercado de esportes eletrônicos se profissionaliza e cresce a passos largos no Brasil

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Grandes marcas, como Vivo, apostam forte no segmento. Mercado local possui 11,4 milhões de espectadores; quase metade da audiência na AL

Maior feira de games da América Latina, a 10ª edição da Brasil Game Show (BGS) reuniu na capital paulista, entre os dias 11 e 15 de outubro, um público de aproximadamente 330 mil pessoas – 10% a mais que em 2016. A presença dos expositores também cresceu: agora foram 240, cerca de 20% a mais que no ano passado. Os números destacam não apenas a expansão do segmento de games no Brasil – mesmo em tempos de recessão econômica, mas representam a consolidação no país do mercado de esportes eletrônicos (eSports).

“Se tornaram negócio de gente grande no Brasil. De jogadores de peso. Os esportes eletrônicos vêm atraindo investimentos arrojados ao longo dos anos e se fortalecendo como um dos maiores propulsores da economia digital no país. Um bom indicativo é a aposta que grandes empresas e marcas de segmentos variados estão fazendo em ações voltadas a consumidores desse mercado”, pontua Beto Vides (foto), CEO da eBrainz, primeira agência brasileira especializada em marketing esportivo para eSports.

Segundo Vides, os esportes eletrônicos viraram “brincadeira de adulto” há algum tempo. “Se tornou negócio sério, é acompanhado por milhões de pessoas e movimenta bilhões ao redor do mundo. Só o Brasil tem 11,4 milhões de espectadores de eSports. O país representa quase a metade da audiência na América Latina, que é de 23,7 milhões pessoas. Somos o terceiro maior mercado de esportes eletrônicos no mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos e para a China, de acordo com dados divulgados pela Newzoo”, destaca Beto Vides, se referindo à consultoria norte-americana.

Durante a Brasil Game Show 2017, a Agência eBrainz desenvolveu uma série de ações promocionais para a Vivo (foto), uma das patrocinadoras da Brasil Game Cup, competição de eSports disputada dentro da BGS 2017.“Coordenamos a gestão de patrocínios e implementamos uma série ativações. A Vivo aproveitou a edição deste ano da BGS para reforçar o posicionamento como marca de referência no mercado de jogos online”, explica Beto Vides.

Ao longo da feira, a operadora de telefonia apresentou a própria estratégia para o segmento. Foram três novidades: o lançamento do app Vivo Games4U, um serviço digital de cobertura das últimas informações do universo de esportes eletrônicos; a estreia da segunda temporada da websérie “Game Changers”, que narra a história de jogadores brasileiros que estão transformando o mercado; e ainda o anúncio do patrocínio à equipe de eSports Vivo Keyd (foto) pelo período de dois anos.

“O movimento de uma gigante como a Vivo, dentro do segmento de eSports, é muito bem calculado e elucidativo. A estratégia é clara: se aproximar cada vez mais do público gamer e atender as demandas próprias dos consumidores desse segmento, que costumam ter um ticket médio bastante elevado: existe que ganha para jogar e há aqueles que pagam para assistir. Neste ano, o mercado de eSports terá uma base de 385 milhões de espectadores únicos ao redor do mundo, faturando US$ 696 milhões. A expectativa é que esse número suba para US$ 1,5 bilhão até 2020, segundo projeções da Newzoo”, pontua Vides.

“A ideia de que os games são algo restrito, para jogadores “hardcore”, perdeu completamente o sentido. Os jogos estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas e já são parte importante para diversão e também para o engajamento. O mercado vem enxergando esse potencial, que é gigante. Os maiores players, claro, já traçando as suas jogadas”, finaliza Beto Vides .

eBrainz – Primeira agência do mercado brasileiro especializada em marketing esportivo para eSports, a eBrainz cria experiências únicas voltadas a apaixonados por esportes eletrônicos. Nascida em 2016, desenvolve projetos arrojados que conectam atletas, clubes e investidores em relações sustentáveis. Os três principais pilares são: comercialização de patrocínio e espaços, planejamento de campanhas e ativações, além de consultoria em eSports.

A partir dos valores de marca, a eBrainz insere os embaixadores mais aderentes do cenário eSportivo brasileiro (equipes, atletas e eventos) em ações criadas tailor-made. Também desenvolve estratégias que conectam marcas e empresas de diversos segmentos ao mercado de esportes eletrônicos, impactando no momento mais propício consumidores de targets variados, sobretudo das novas gerações. Através de abordagens específicas, a agência ainda avalia e desenvolve projetos customizados com o propósito de elevar a geração de receitas: http://agenciaebrainz.com.br

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Agência Ecco é responsável pela comunicação digital da Máximo Decoração

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Agência Ecco é responsável pela comunicação digital da Máximo Decoração

A Ecco, agência de publicidade formada com o intuito de empoderar marcas por meio da criatividade, conquistou no último mês a conta da Máximo Decoração, loja de artigos para decoração de residências e empresas, que tem como objetivo facilitar a vida de arquitetos e decoradores.

A estratégia será traçada a partir da criação de landing page e de identidade visual, desenvolvimento de textos e artes, produção de fotos, além da gestão das mídias sociais, como Instagram e Facebook.

O objetivo principal da parceria é fazer com que a marca seja reconhecida pelos itens selecionados e pela qualidade, tornando-se referência em decoração e painéis verticais. Além de apresentar novidades e lançamentos do segmento, mostrando-se sempre próxima do mundo de arquitetos e decoradores, além é claro, de fidelizar os clientes.

Atualmente a Agência Ecco conta com 15 contas ativas em seu portfólio de clientes, 7 delas foram conquistadas entre 2020 e 2021.

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Campanha da Visa usa figurinhas para reforçar praticidade e segurança no pagamento no WhatsApp

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Campanha da Visa usa figurinhas para reforçar praticidade e segurança no pagamento no WhatsApp
A Visa acaba de colocar no ar uma campanha de marketing inteiramente digital, que comunica a segurança e a praticidade do pagamento no WhatsApp. Com a assinatura “Fácil como mandar figurinha. Seguro como Visa”, as peças de comunicação utilizam figurinhas, como as compartilhadas em troca de mensagens no app, para ilustrar que é possível efetuar pagamentos de transferências entre amigos e familiares de forma rápida e simples, assim como enviá-las pelo aplicativo, e com a segurança de pagar com Visa.

“Ao identificarmos que o Brasil é um dos países que mais utiliza figurinhas no WhatsApp, tivemos o insight de usá-las como mote desta campanha. Assim, de forma leve, divertida e objetiva, mostramos a conveniência e segurança de realizar transações sem precisar sair do aplicativo”, conta Patricia Mascagni, diretora executiva de Marketing da Visa do Brasil.

Lançada em fases até agosto, a campanha criada pelo VTeam, joint venture da VMLY&R e da Fbiz de atendimento exclusivo à Visa, conta com ações tanto em seus canais proprietários quanto em outras plataformas digitais, por meio de mídias pagas e programáticas, no Facebook, Google e YouTube, por exemplo. Serão trabalhadas imagens estáticas, animações e vídeos.

A transferência no WhatsApp, lançada em maio no Brasil, conta com soluções da Visa, como o Visa Direct e o Visa Cloud Token, para realização de transações seguras e rápidas. Os usuários que já estão habilitados a usar a nova funcionalidade do app, já podem fazer transferências entre amigos e familiares em qualquer lugar do país. Até o momento, o serviço está disponível aos portadores de credenciais de débito e pré-pago Visa dos emissores Banco do Brasil, Bradesco, next, Sicredi, Woop e Mercado Pago.

Ficha técnica da campanha

Cliente: VISA DO BRASIL EMPREENDIMENTOS LTDA
Produto: Mass
Título: Campanha Visa + Whatsapp
Duração: 15″

CCO: Rafael Pitanguy
ECD: Jeferson Rocha
Dir. Criação: Beto Rogoski
Criação: Daniel Thomer e Guilherme Possobon

Co-CEOs: Fernando Taralli, Roberto Grosman e Paulo Loeb
CMO: Carolina Buzetto
CBO: Leonardo Balbi
Planejamento: Paulo Vita, Luciana Padovani, Yudi Nakaoka, Mayara Pinheiro e Sophie Soares
Atendimento: Florencia Lear, Joana Credidio e Ana Luiza Santos
Gerente de Projetos: Diego Dacosta
Mídia: Gabriela Amato, Catarina Flório, Thayan Acevedo, Mariana Golinelli, Erick Mendes, Fernanda Borges, Lucas Gonçalves, Camila Lima, Nathalia Dantas
BI: Vinicius Canola e Mariana Marques

RTV: Nicole Godoy | Kika Tancredo de Assis | Anderson Rocha | Bárbara Emery | Mariana Resende| Giovanna Cioca Servelo

Produção: VMLY&R/ Studio Click
Motion design: Renan Vasconcelos
Finalização: VMLY&R/ Studio Click

Produtora de som: Shuffle Áudio
Produtor de som: Chico Castellano
Atendimento: Renata Costa
Locutor: Henrique Nicolau

Data de produção: junho/ 2021
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