Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Marco Basso: 365 dias de soluções

Publicado

em

As oportunidades se renovam 365 dias por ano para todo mundo, inclusive o corporativo: grandes marcas se esforçam para serem lembradas pelo consumidor e preferidas pelo público-alvo. Nos 365 dias de 2018, a economia mundial tem o crescimento estimado em 3,1% e o Brasil deve ter uma alta de 2,9% no Produto Interno Bruto. Momento de boas expectativas, hora de investir em inovação, personalizar os serviços e de apostar nos dias que vem pela frente.

Como promotores de negócios, nossa missão é olhar para esse cenário e investir em ações que possam potencializar ainda mais os resultados de nossos clientes. É por isso que estamos fortalecendo este ano uma estratégia, iniciada em 2015, que é a de impulsionar os resultados das entregas físicas das feiras com todas as sinergias oferecidas pelo ambiente digital.

Essa técnica, focada em conectar pessoas e marcas antes, durante e depois dos eventos, vem sendo fortalecida pela mudança do comportamento coletivo com o avanço do mundo digital. Hoje, o brasileiro já gasta, diariamente, mais de três horas e meia consumindo conteúdo e informação na internet; 77% da população curte ou segue uma página de uma empresa; e mais importante ainda, principalmente para as feiras de negócios: 91% das pesquisas de compra são iniciadas na internet antes de evoluírem no mundo real.

Na prática, essa transformação da feira tradicional em um ambiente de oportunidades de negócios e relacionamentos também digitais, estende a influência dos eventos no calendário das empresas, que agora podem contar com novas oportunidades 365 dias por ano. E ela já é uma realidade para empresários que participam de eventos como Agrishow, Fispal Food Service, Feimec, Fispal Tecnologia e ForMóbile, e para as outras 15 feiras que fazem parte do portfólio da Informa Exhibitions.

E a parte importante é que esta nova estratégia é baseada em uma relação de ganhos múltiplos para todos os elos dos mercados em que trabalhamos. Ganham os expositores, que podem se posicionar e buscar constantemente novos clientes, ganham os visitantes, que passam a encontrar mais soluções e informações em nossos canais de conteúdo, e ganha a economia brasileira, impulsionada pela constante evolução dos segmentos de mercado.

Não dá para ficar inerte diante da era digital ou pensar que é só uma fase. Inovar constantemente é a principal missão que as empresas devem ter em seus caminhos para os próximos anos.

*Marco Basso é presidente da Informa Exhibitions Latin America

Continue lendo

Artigos

Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

Publicado

em

*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

Continue lendo

Artigos

Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

Publicado

em

*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

Continue lendo