Empresa
Growler: embalagem retornável para comemorar o Dia Internacional da Cerveja sem descarte
Além de responsabilidade ambiental, a garrafa proporciona consumo mais econômico, com vantagens para as empresas e clientes
Os especialistas já apontam que o comportamento do consumidor mudou, ele passou a ter uma maior consciência ambiental e a exigir essa postura das empresas das quais é cliente. Segundo dados da Nielsen, 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos para reduzir o impacto no meio ambiente. Ou seja, não basta mais só reciclar, a cobrança é por atitudes responsáveis.
As embalagens retornáveis são a grande aposta do mercado. Em janeiro deste ano, empresas gigantes do consumo de massa lançaram uma iniciativa global para vender seus produtos com sistema de logística reversa, na qual há entrega do produto e recolhimento do vasilhame. Este cenário também é latente no segmento cervejeiro. Hoje, 43% dos mais de 13 bilhões de litros de cerveja consumidos no Brasil anualmente são retornáveis, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).
O growler é um dos impulsos para este mercado eco-friendly. Há três anos a My Growler trabalha para cultuar o segmento cervejeiro sobre a revolução por trás deste recipiente que já faz sucesso fora do País. “O growler traz inúmeras vantagens. Depois de comprar o seu primeiro, a recarga da garrafa sai, em média, 30% mais barata do que as opções descartáveis. Isso é ótimo para o fã da bebida, e também para o empresário que tem essa estratégia a seu favor para fidelizar o cliente”, conta Rodrigo Fernandes, CEO da My Growler.
Dia Internacional da Cerveja
Sem sombra de dúvidas, a cerveja é a bebida alcoólica mais popular no Brasil, a ponto de comemorarmos o Dia Internacional da Cerveja na primeira sexta-feira de agosto. O país está aperfeiçoando os seus costumes com a bebida, cada vez mais se consolidando com um novo público, que valoriza o produto regional e a qualidade das produções em pequenas escalas: as chamadas cervejas artesanais. “Muitos não sabem, mas incentivar o comércio local é uma outra atitude ecologicamente correta, isso porque diminui a emissão de gás carbônico através do transporte”, conta Fernandes.
Somente em 2018, foram abertas 210 cervejarias artesanais no Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – praticamente uma a cada dois dias. Já são 900 fabricantes sediados em 479 municípios brasileiros, com destaque para Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em relação ao número de registros de uma marca, a entidade afirma que os pedidos aumentaram em 30% no último ano. A região Sudeste se manteve no topo dos registros do produto, com 90% dos novos.
Essa positiva onda de consumo favorece, e muito, os negócios da My Growler. Com três anos de empresa, Fernandes sente que o investimento na produção da cerveja de qualidade, juntamente com as mobilizações socioambientais, o consumo da bebida no growler só tende a aumentar. Num comparativo de um ano, a My Growler alavancou suas vendas em mais de 350%, sendo a região Sudeste a de maior compra. “A popularização do growler está indo ao encontro com as regiões que estão mais preocupadas em mudar sua prática de compra, seja para a bebida com mais aromas e sabores, seja por produtos que tenham responsabilidade ambiental”, conta o empresário.
Empresa
iD\ promove campanha Pré-Black Friday para o Nike App
A iD\, lidera uma ação inédita da Nike para a Black Friday, com foco em seus canais digitais e aplicativo. Entre os dias 21 e 24 de novembro, a marca oferecerá cupons com descontos exclusivos para produtos selecionados em cinco segmentos: Skate, Corrida, Futebol, Treino e Basquete. A ação distribuirá códigos promocionais de 15% a 25% OFF, ou de valores fixos de R$ 200,00 a R$ 300,00 em descontos para produtos selecionados.
O projeto contará com a participação de atletas e influenciadores parceiros da marca, que produzirão conteúdos especiais que serão compartilhados em suas redes sociais. Fazem parte da campanha, Kelvin Oliveira, atleta de futebol 7, Pâmela Rosa, duas vezes campeã mundial de skate, Karol de Souza, influencer com foco em basquete, Almir Jr, finalista olímpico no Salto triplo, e Ju Mamute, influenciadora do mundo fitness.
Para Camila Costa, CEO e sócia da iD\, abordar diferentes segmentos esportivos dentro da campanha é uma forma direta de inspirar os consumidores. “A grande sacada da ação é se apropriar da data comercial, trazendo uma importante reflexão ao consumidor de como o esporte é uma válvula importante em nossa rota. Portanto, a busca e resgate de cupons de desconto de forma inédita e interativa, com a participação dos atletas e influenciadores, endossa ainda mais essa mensagem”, argumenta.
Empresa
APP oferece oportunidades de patrocínio para eventos em 2025
A Associação de Profissionais de Propaganda (APP) apresenta ao mercado oportunidades exclusivas de apoio e patrocínio para eventos de grande impacto previstos para 2025. Com cotas modulares, as empresas podem alinhar seus interesses com uma entidade que fomenta a integração e o crescimento dos profissionais de comunicação e propaganda em todo o Brasil.
Entre os destaques para o próximo ano estão: o APPCast, com nova roupagem visual, mantendo o foco em debates e conteúdos sobre as principais tendências do setor; o Concurso TCC – Prêmio Prof. Ricardo Ramos, que reconhece e dá visibilidade aos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes da área; o Depósito de Ideias, serviço exclusivo da APP para registro e comprovação de anterioridade de campanhas, projetos e produções; e o tradicional Prêmio Contribuição Profissional, que celebra os talentos e realizações de impacto na indústria publicitária.
Outra grande oportunidade de patrocínio para 2025 é o Fest’UP. Em 2024, o evento reuniu a academia e o mercado publicitário em cidades como Vitória, Florianópolis, Taubaté, Campinas e São Paulo, com programações ainda previstas em Santos e São José dos Campos até o final de novembro. “Para o próximo ano, já estão confirmadas 11 edições em diversas regiões do país, oportunidade valiosa para marcas que desejam se conectar com estudantes que logo estarão ingressando no mercado de comunicação”, afirma José Maurício Pires Alves, conselheiro fiscal e responsável pela área comercial da APP. Mais um canal de exposição da marca será o novo site da entidade, que em breve será apresentado ao mercado.
You must be logged in to post a comment Login