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Evento teve faturamento de R$ 3,5 milhões e recebeu público de 27 mil pessoas
“Estamos certos de que o Salão do Artesanato fará parte do calendário de eventos de São Paulo”, comemora Leda Simone C. Alves, diretora executiva da Rome Eventos
O 11º Salão do Artesanato, maior vitrine do artesanato brasileiro, realizado pela primeira vez em São Paulo, no Expo Center Norte, de 7 a 11 de novembro, recebeu um público de 27 mil pessoas, considerado bom para uma primeira edição do evento no estado, com um faturamento na casa dos R$ 3,5 milhões.
“Recebemos um púbico qualificado, que entende o grande valor agregado às peças comercializadas. Muitos dos visitantes estavam focados em negócios, ou seja, nas vendas por atacado. Aproximadamente 350 lojistas visitaram a feira, o que garantiu negócios a longo prazo para um número significativo de artesãos”, comenta Leda Simone C. Alves, diretora executiva da Rome Eventos, promotora do Salão do Artesanato.
Além das obras de aproximadamente 1.000 profissionais de 25 estados e do Distrito Federal, os visitantes puderam participar de oficinas, prestigiar a gastronomia regional brasileira e os espetáculos musicais.
De acordo com Leda Simone C. Alves, a 11ª edição do Salão do Artesanato foi desafiadora. “O grande estímulo era passar para os paulistanos a grandiosidade do evento e sua singularidade pela convergência do que há de melhor na produção artesanal do Brasil. O resultado alcançado nesta primeira edição nos motiva a continuar com o projeto em São Paulo. Em 2019 vamos ampliar o número de artesãos e a área de gastronomia típica. Estamos certos de que o Salão do Artesanato fará parte do calendário de eventos de São Paulo”, celebra Leda.
A feira
Foram milhares de produtos artesanais da mais alta qualidade e com grande valor cultural agregado, além de trabalhos executados em materiais como madeira, barro, cerâmica, fios, tecidos, sementes, fibras, capim, bambu, prata, metais, couro e muitos outros elementos transformados em objetos de decoração, utilitários, móveis, roupas, joias, bijuterias e acessórios.
Para a cenografia do evento foram utilizadas peças artesanais produzidas por artesãos do Goiás, Ceará e Bahia. Mais de 1000 flores foram produzidas pelo artesão Elcio Pereira, do estado de Goiás, para compor o portal de entrada do evento. No espaço destinado a receber a Praça dos Mestres, foram utilizadas peças de mobiliário e tapeçaria do artesão Tião Piauí (DF) e do Juão da Fibra (GO).
Na praça de alimentação, os visitantes puderam degustar receitas da culinária típica das cinco regiões do Brasil. Acarajé, escondidinho de carne seca, feijão tropeiro, galinhada, pato no tucupi, tacacá, macarrão de comitiva pantaneira, isca de pintado, arroz de carreteiro e vaca atolada foram alguns dos pratos servidos por chefs de cozinha de São Paulo. O espaço foi montado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o Ministério do Turismo (MTur) também participaram do 11º Salão do Artesanato com o “Mercado da Agricultura Familiar”, que contou com a presença de 15 micro empreendimentos que expuseram e comercializaram seus produtos. Esse espaço também contou a presença de chefs renomados como Gabriel Gaeta, Eloi Leite, Jane Pereira e Zeca Amaral, que participaram do workshop “Cozinha-Show”. Todos os ingredientes utilizados na preparação dos pratos foram produzidos por agricultores familiares.
Entre as apresentações musicais, o 11º Salão do Artesanato contou com a presença dos compositores e cantores Renato Teixeira e Gabriel Sater, além do violonista Yamandu Costa e os Bois de Parintins, que se apresentaram com o cantor e multi-instrumentista Leonardo Castelo Gomes. Para fechar com chave de ouro, o grupo Dois Dobrado, formado por Marcelo Lima (Voz e Triângulo), Jonas Virgulino (Voz e Sanfona), Jorge Silva (Voz e Cavaquinho) e Will Nascimento (Voz e Zabumba), embalou o público com um forró animado.
Salão do Artesanato – realizado há dez anos consecutivos, o Salão reúne o que há de melhor na produção artesanal do Brasil. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o evento conta com a participação de 25 estados, além do Distrito Federal (DF), o que garante uma variedade significativa de produtos. Em outras edições, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1500 artesãos e um volume de negócios superior à casa dos 5 milhões de reais. Os artesãos que participam do evento são selecionados em todos os estados pela alta qualidade de suas peças e pelo valor cultural agregado às suas produções. São peças com grande identidade, geralmente confeccionadas com matérias primas de reaproveitamento, da natureza e feitas de forma totalmente manual. A presença de mestres artesãos reconhecidos pelo IPHAN como patrimônio vivo de seus estados é outro grande atrativo do evento. A feira já recebeu espetáculos de artistas como Maria Rita, Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes, Luiza Possi, entre outros.
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.
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