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Estudo da SBVC mostra aumento da importância do varejo na economia

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O varejo brasileiro continua crescendo acima do PIB e impulsionando a economia do País, mesmo em um cenário impactado pela crise do coronavírus. O mais recente estudo realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, faz uma radiografia atual e completa do setor no País, analisa em detalhes sua participação na economia nacional; traz números por área de atuação, estatísticas e fatores de influência em seu desempenho; e revela os impactos do Covid-19 sobre o setor.

 

Como tem acontecido nos últimos anos, em 2019 o varejo apresentou um desempenho significativamente superior ao da economia como um todo. Desta vez, o crescimento do Varejo Restrito (que não inclui automóveis e materiais de construção) foi de 1,8%, contra 1,1% do PIB nacional. Movimentando R$ 1,4 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 19,24% do PIB. O Varejo Ampliado, por sua vez, alcançou R$ 1,91 trilhão em 2019, com crescimento real de 3,9%, e representa 26,2% do PIB.

 

Essa importância é demonstrada no volume de empregos gerados. De acordo com o estudo, o varejo emprega cerca de 26% dos trabalhadores com carteira assinada no País, ou mais de 8,5 milhões de pessoas. “Estes números mostram a força e a importância do setor para o País, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

 

Embora o estudo consolide números de 2019 no varejo brasileiro, não poderia deixar de contar com uma seção analisando o impacto do Covid-19 sobre os negócios. “O cenário do varejo em abril de 2020 é completamente diferente daquele com o qual fechamos 2019”, comenta Terra. “O ano passado teve uma aceleração do desempenho no segundo semestre e trouxe expectativas positivas, que foram impactadas pelo coronavírus”, analisa. “Ainda é impossível fazer previsões sólidas sobre como o setor sairá deste momento, mas é certo que a transformação digital dos negócios ganhou um forte impulso e que o comportamento dos consumidores mudará, gerando um novo ciclo de desafios e oportunidades”, afirma.

 

O estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” alinha e estrutura conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostra em detalhes um retrato do passado recente do setor, com uma análise da situação atual. “É fundamental que um segmento que emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e que gera impacto em dois terços do PIB do País seja cada vez mais estudado e analisado, para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.

 

As principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Para Eduardo Terra, esse alinhamento de conceitos e definições é fundamental. “Contando com o apoio das principais entidades de classe de âmbito nacional, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo. “Isso traz uma visão mais ampla da força do varejo e de sua importância para a economia brasileira”, acrescenta.

 

O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuar seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade.

O estudo está disponível para download na íntegra no site da SBVC: http://sbvc.com.br/o-papel-do-varejo-na-economia-brasileira-atualizacao-2020/

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Coty anuncia ação nacional de verão de Cenoura & Bronze com truck itinerante e ativações em praias e parques

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Cenoura & Bronze, marca do portfólio da Coty no Brasil, anuncia sua campanha nacional de verão, que leva experiências de experimentação e interação para consumidores em diferentes regiões do país. A ação inclui ativações especiais em praias e parques e conta com o Truck Cenoura & Bronze, que circula por cidades estratégicas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

O truck é o ponto central da ativação, com ambientação temática da marca, espaço instagramável, atividades interativas e o lançamento da nova linha de produtos. O público pode testar o portfólio, aproveitar descontos especiais e receber brindes exclusivos – incluindo necessaires, bolas, espelhos e viseiras. Em paralelo, Cenoura & Bronze faz distribuição de sampling em pontos importantes das cidades, reforçando a campanha #VaiNoSeuSol para estimular o cuidado com a pele durante o período de maior exposição ao sol.

“Como uma das líderes no mercado de proteção solar, Cenoura & Bronze tem o compromisso de estar próxima do consumidor exatamente onde o cuidado com a pele acontece. Esta ação reforça nossa estratégia da Coty de conectar a marca ao dia a dia das pessoas, oferecendo experimentação, conteúdo e cuidado”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing Coty Brasil & Latam.

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McDonald’s e Coca-Cola celebram a magia do Natal com decoração especial, coral e neve em São Paulo e no Rio de Janeiro

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Neste fim de ano, o McDonald’s e a Coca-Cola renovam sua tradicional parceria para trazer ainda mais encanto ao período natalino. A partir de 06 de dezembro, o restaurante Méqui 1000, na Avenida Paulista, em São Paulo e a partir de 10 de dezembro, o Méqui de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebem uma decoração temática exclusiva, criada especialmente para transportar o público para o universo do Papai Noel, com direito a muita neve!

A ação promete uma experiência sensorial e altamente instagramável, com painéis temáticos iluminados, cenários lúdicos, estrelas brilhantes, cortinas de luz e ambientes que remetem ao imaginário das festividades, convidando famílias e fãs do Méqui e da Coca-Cola a vivenciar momentos únicos, seja em uma refeição especial ou em registros que eternizam a visita. Além disso, uma máquina de neve promete transformar as unidades do Méqui em um cenário perfeito para criar memórias inesquecíveis.

Para completar o clima mágico, o Coral Trovadores Urbanos — com oito vozes interpretando clássicos natalinos — também integra a programação, adicionando ainda mais emoção e encanto para visitantes de todas as idades. As apresentações acontecem nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, das 18h às 21h, com intervalos de 1 hora.

Além do passeio, o Méqui 1000 terá uma promoção especial: nas compras acima de R$ 55,00 com Coca-Cola, os clientes poderão se cadastrar e ganhar um cartão de Natal personalizado com sua própria foto. A ação estará disponível nos sábados e domingos que antecedem a semana do Natal (dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro).

Na unidade de Ipanema, quem comprar uma McOferta com Coca-Cola também poderá se cadastrar para ganhar um brinde exclusivo. As ativações ocorrem nos dias 10, 12, 13, 14, 20 e 21 de dezembro.

“O Natal sempre desperta memórias afetivas, e a tradicional parceria entre McDonald´s e Coca-Cola reflete exatamente essa intenção de criar momentos que emocionam. Pensamos em cada detalhe da decoração das duas lojas para que o público sinta, viva e compartilhe a magia do Natal dentro dos nossos restaurantes. Quando oferecemos experiências que envolvem e encantam, fortalecemos conexões e criamos lembranças que ficam — e é isso que queremos celebrar neste fim de ano”, afirma Ilca Sierra, diretora de marketing da divisão Brasil da Arcos Dorados.

“Para nós, a magia do Natal acontece quando criamos experiências que aproximam as pessoas. A Coca-Cola tem uma relação histórica com o Natal e, ao longo das décadas, ajudou a construir parte desse imaginário afetivo que une famílias, desperta encantamento e inspira celebração. Por isso, é sempre especial renovar essa parceria com o McDonald’s, unindo duas marcas que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros. Construímos uma ambientação pensada para despertar a magia e proporcionar momentos que emocionam, geram compartilhamento e fortalecem vínculos, exatamente como o espírito natalino pede”, afirma Catarina Lopes, diretora de marketing da Coca-Cola no Brasil.

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