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Celso Vergeiro – A utilização do Youtube como vitrine para as marcas
*Por Celso Vergeiro
Uma pessoa gasta, em média, uma hora e 22 minutos por dia usando sites e aplicativos de redes sociais, é o que afirma um estudo realizado pela ComScore, empresa de consultoria americana. Por isso, tem sido cada vez mais comum que as marcas venham buscando maneiras de se destacar entre os consumidores por meio das redes. As ações feitas por lá são muito focadas em surpreender o público e criar cada vez mais interação.
Porém, cada uma delas tem uma maneira de ser explorada. Para o Instagram, Facebook e Pinterest, normalmente são usadas imagens, já no Youtube é possível surpreender com vídeos. O uso de vídeos tem o poder de transmitir mais credibilidade e, em poucos minutos, traduzir as funcionalidades de uma solução ou produto. Por isso, muitas empresas acabam preferindo utilizar sua facilidade.
Uma pesquisa realizada pela Video Brewery, produtora de vídeos, apontou que 90% das pessoas afirmam que ver um vídeo foi essencial para que elas decidissem comprar o produto. O que temos visto atualmente é que muitas empresas têm apostado no Youtube, porque perceberam a importância dessa ferramenta para se comunicar com os seus públicos de maneira efetiva. Principalmente, quando falamos nas novas gerações.
A geração Z, por exemplo, usa a plataforma para aprender sobre qualquer assunto, buscando por dicas para atividades do dia a dia e até mesmo informações sobre novos produtos. Prova disto é o aumento do investimento em influenciadores digitais como estratégia de divulgação de um produto ou serviço, por exemplo.
Atualmente, muitas organizações têm adotado essa tática para ajudar na construção da sua marca e consequentemente no aumento das vendas, também aproveitando a oportunidade de contar uma história que transmita seus valores, ao invés de somente apresentar os seus produtos. Isso porque os novos consumidores procuram por muito mais que preço ou qualidade, hoje a busca é por pessoas que tenham as mesmas convicções que as nossas e sejam transparentes e verdadeiras nos seus processos.
Esse movimento fez com que as marcas refletissem sobre o seu lugar de representação na sociedade. Como entenderam que tem uma voz, muitas delas estão aproveitando para usá-la da melhor maneira trazendo mais engajamento social nas suas ações. É claro que não basta fazer tais campanhas pensando somente no retorno financeiro que trarão. É muito importante elas irem ao encontro da sua missão, visão e valores, só assim a mensagem transmitida será verdadeira e encantará seus consumidores de maneira real.
Concluindo, montar uma estratégia de vídeo para a sua empresa pode ser uma ótima vitrine sim, só que, para isso, é fundamental que os pilares e propósito estejam alinhados internamento. Só dessa maneira o seu público receberá a mensagem correta, sem furos ou desvios, para que você aproveite essa nova tendência da melhor forma e sem causar o efeito contrário. Boa sorte!
*Celso Vergeiro é CEO da Adstream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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