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Celso Vergeiro – A internet como porta de entrada para novos anunciantes

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em

*Por Celso Vergeiro

Com a chegada das novas gerações, as pessoas mudaram muito a forma de consumir conteúdo. Tudo era pela televisão, porém, agora existem outros meios de acessar determinados materiais como desktop, smartphone, tablet, entre outros. Hoje, é muito mais comum cada um estar focado nas suas atividades e, por isso, buscarem conteúdos nos momentos mais propícios para si. Sendo assim, têm sido muito mais corriqueiro que as marcas invistam em outros meios de comunicação.

Por isso, os anúncios, que antes eram usados para vender produtos, hoje passaram por uma adaptação mais profunda e, além de soluções, as marcas utilizam essa ferramenta para contar histórias e oferecer experiências transformadoras que atraiam e engajem os seus consumidores.

Contudo, apesar de ter que começar a “competir” com outros meios de comunicação, a TV continua tendo grande relevância quando se fala em anunciar para grandes massas e, por isso, os preços para se estar rede nacional continuam sendo altos, principalmente no horário nobre. Dessa maneira, não são muitas as marcas que conseguem emplacar nesses espaços e acabam investindo em meios mais baratos e interativos como o online.

Segundo dados do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão, a internet, teve a sua fatia aumentada em 2018, apesar do valor ainda ser menor do que em propagandas televisivas. Em 2017, o investimento neste tipo de mídia foi de 14,8%, já no ano passado ela fechou o ano com 17,1% e a tendência é que cresça ainda mais.

Esse aumento da publicidade digital abriu portas para muitas marcas que não tem a possibilidade de anunciar em grandes emissoras. Um levantamento do Kantar IBOPE Media, que monitora a publicidade nos principais mercados do País, apontou que mais de 34 mil novos anunciantes investiram em mídia em 2018, o que representou 36% do total de anunciantes do ano.

Tais dados mostram o quanto a publicidade ainda é de grande relevância para que as empresas se aproximem dos seus consumidores e como o ambiente online tem sido um importante espaço para que essa aproximação aconteça já que tem facilitado a vida dos anunciantes, não só pelos preços – que são bem menores, mas também por conta de toda a interatividade que proporciona.

Então, por que não aproveitar essa oportunidade e investir também? Para isso, é importante lembrar que é preciso criar campanhas atraentes, que despertem a atenção do público e te conectem a ele.

*Celso Vergeiro é CEO da Adstream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

Publicado

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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