Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Amazon é campeã de desempenho nas redes sociais durante a Black Friday brasileira

Publicado

em

Pesquisa desenvolvida pela DCODE mostra que gigante do e-commerce foi a mais eficiente na data promocional

Mais uma conquista para a Amazon no Brasil. Mesmo não tendo a maior presença, a companhia norte-americana de comércio eletrônico fundada por Jeff Bezos foi a marca com melhor desempenho nas redes sociais brasileiras durante a Black Friday. O levantamento foi feito pela consultoria DCODE, empresa de Live Research e Consulting, entre 23 e 25 de novembro. Neste período, a Black Friday é mais ativa, com maior concentração de esforços de comunicação e promoção das marcas.

A Amazon teve a maior pontuação no Social Health Model (SHM) (8,04%), seguida de Mercado Livre (7,49%), Ponto Frio (7,44%) e Submarino (7,34%) (tabela completa abaixo). O SHM é um modelo de avaliação e monitoramento da performance das marcas no universo das redes sociais, concebido pela DCODE e que vem sendo utilizado com sucesso pelas marcas em 2018. Nos estudos específicos para os clientes da DCODE, os índices em geral são ponderados conforme o desafio estratégico da marca em questão. Todos os índices são percentuais calculados com base no total agregado das citações para as 60 marcas selecionadas.

A base de informações analisadas provem das citações no Facebook, Twitter e Instagram; comentários de portais e blogs; e reportagens da imprensa que são compartilhadas nas redes sociais.

Foram analisados três pilares: Estatura, que indica o tamanho da marca, ou seja, a capacidade de gerar conversas, independente dos conteúdos; Mobilização, que mostra o percentual dos conteúdos das conversas que refletem as movimentações no sentido da compra, experimentação ou consideração; e Estima, que destaca o quanto a marca é desejada e o consumidor se sente atraído por ela.

“No ranking consolidado, a marca com melhor desempenho é a Amazon. A combinação de Estatura, Mobilização e Estima dela é a mais consistente entre todas analisadas”, destaca Cesar Ortiz, sócio-diretor da DCODE.

“É importante deixar claro que o modelo não capta diretamente os volumes de vendas durante o período da Black Friday, mas, sim, a capacidade das marcas em gerar atividade e interesse nas redes, seja de maneira ativa ou espontânea”, explica Rafael Camanho, sócio-diretor da DCODE.

Confira as dez marcas com melhor desempenho geral no SHM durante a Black Friday na tabela abaixo:

(*Todos os índices são percentuais calculados com base no total agregado das citações para as 60 marcas selecionadas)

De acordo com Rafael Camanho, é interessante notar que nesse ranking de 10 marcas, 4 são de empresas focadas em e-commerce. “Pode ser uma demonstração de que, por serem nativas digitais, elas utilizam melhor as redes sociais não apenas como canal, mas com maior equilíbrio entre os 3 pilares nesse período de Black Friday”, destaca Camanho.

Metodologia

Para este estudo, foram utilizados 2 filtros para selecionar 60 marcas em 12 categorias (aplicativos, cervejas, cosméticos, e-commerce, esporte, fast food, moda, montadoras, operadoras, refrigerantes, tecnologia e varejo).

O primeiro filtro é o volume de buscas das marcas no Google em 2018 (para cada categoria, foram selecionadas as mais buscadas). O segundo filtro é um número mínimo de citações na base durante o período, para poder eliminar as marcas que não são ativas nesse meio.

Estatura

Outros recortes do estudo foram definidos. No ranking Top 10 das marcas por Estatura (que indica o tamanho da marca, ou seja, a capacidade de gerar conversas, independente dos conteúdos), as empresas mais citadas na Black Friday nas redes sociais foram:

 

“iFood foi a marca com maior Estatura nas redes sociais. Uma explicação para o fenômeno é que as pessoas tendem a compartilhar rapidamente os descontos do aplicativo visto que há limites por restaurante. Além disso, a própria rede de restaurantes compartilhou a marca para avisar os descontos que estavam ocorrendo no aplicativo. Nike e Adidas aparecem em seguida, principalmente em função do grande número de compartilhamentos de promoções que envolveram as marcas”, analisa Rafael Camanho.

Mobilização

No top 10 de Mobilização, as marcas com mais citações de intenção de compra na Black Friday nas redes sociais foram:

 “O ranking de Mobilização é dominado por empresas de e-commerce e varejo. Isso mostra um padrão onde a determinação do local de compra ou da promoção é natural nas conversas do período Black Friday. A marca mais citada nesse quesito foi o Mercado Livre que hoje, além de vender produtos de pessoa física, é um marketplace para marcas de diversas categorias. Um hub do e-commerce. Em seguida aparece Ponto Frio, que é uma marca mais ligada ao varejo físico, mas que também vem trabalhando forte seu e-commerce”, comenta Cesar Ortiz.

Estima

No ranking por Estima, as marcas com mais citações de atração e adoração na Black Friday nas redes sociais foram:

“As 3 primeiras marcas em Estima são marcas de cosméticos. Uma categoria onde a as conversas passam naturalmente por expressões ligadas à estima como verbalização do uso, com termos como ‘Adorei’, ‘Amo’ etc”, diz Camanho.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Pritt estimula reciclagem e doa R$ 60 por cada atividade criativa nas redes

Publicado

em

Apoiadora da educação e do desenvolvimento de habilidades motoras, criativas e cognitivas das crianças, a Pritt doará R$ 60 ao Instituto 5 Elementos por cada atividade com materiais recicláveis postada no Instagram. A campanha “Floresta Criativa Pritt” vai até o fim de outubro e faz parte da ação global We Craft For Children, no Brasil Nós Criamos Pelas Crianças, da Henkel.

O projeto visa estimular a criatividade infantil a partir da criação de animais da imaginação. Para participar desta ação é preciso criar um animalzinho usando materiais reciclados e cola Pritt bastão ou Pritt Tenaz líquida, e publicar com as hashtags #NósCriamosPelasCrianças, #FlorestaCriativaPritt e #NósCriamosPeloInstituto5Elementos no Instagram, em conta aberta até 26 de outubro.

As atividades lúdicas postadas serão convertidas em doações da Henkel para o Instituto 5 Elementos, entidade sem fins lucrativos fundada em 1993 em São Paulo que promove programas e projetos de educação ambiental e ações para a formação em educação com foco em sustentabilidade. A campanha começou em 1º de outubro e os resultados serão divulgados em 29 de outubro.

A campanha vai além da contribuição social e também selecionará as montagens de animais mais criativos para entrar na Floresta Criativa Pritt. As melhores criações vão participar de uma votação no perfil da página da Pritt no Instagram e as criações vencedoras vão ganhar recriações por um passo a passo feito pelo ateliê Maria Flor @ateliemariafloroficial e postado no perfil de @PrittBrasil com a marcação do participante para que outras crianças possam fazer em casa.

“A proposta da campanha é trazer, de forma lúdica e pedagógica, elementos essenciais para o presente e futuro das crianças. A criação da colagem do animal preferido da floresta ou da imaginação utilizando produtos que seriam descartados no lixo estimula a criatividade infantil e fortalece desde cedo a importância da reciclagem para a saúde do meio ambiente. Essa é uma iniciativa divertida, interativa e educacional, que faz o participante sentir sua colaboração diretamente para programas sustentáveis”, disse Beatriz Negrão, gerente de marca e produto da Pritt, marca de adesivos escolares e escritório da Henkel.

Parceria com Instituto 5 Elementos

Além das inúmeras contribuições sociais e atividades prestadas em sustentabilidade ao longo dos anos, a Pritt selecionou o Instituto 5 Elementos para a doação por seu alinhamento com os objetivos da marca com a educação e com a campanha “Floresta Criativa Pritt”.

A instituição já decidiu o destino do recurso. “Além do desenvolvimento institucional, o projeto escolhido para apadrinhamento é transformar em um curso online da premiada coleção ‘Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos’. O desenvolvimento de uma plataforma online de fácil acesso, moderna e interativa será dedicada a professores de ensino básico, estudantes e interessados no tema consumo responsável e a educação para a sustentabilidade”, destacou Mônica Pilz Borba, do Instituto 5 Elementos.

A campanha Floresta Criativa Pritt doará até 10 mil euros ao instituto.

Histórico com a educação e responsabilidade socia
Não é de hoje que a Henkel promove a bandeira da educação. Desde 2019, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Henkel já mobilizou 230 funcionários da empresa em contribuições mensais que variam de R$ 20 a R$ 100, diretamente descontadas da folha de pagamento mediante à adesão ao programa, para direcionar recursos à iniciativa “Presente Para o Futuro”.

A Pritt já está envolvida há anos em ações de responsabilidade social para a melhoria da qualidade da educação dentro e fora da sala de aula em todo o mundo. No Brasil, em 2017, em parceria com a organização humanitária internacional Plan International, a marca construiu e renovou duas escolas em áreas de vulnerabilidade na cidade de Codó, interior do Maranhão.

Em 2019, participou da campanha global “Nós Criamos Pelas Crianças” (do inglês We Craft for Children) e doou, junto com a Fundação Fritz Henkel, R$ 170 mil ao Instituto Ayrton Senna para apoio a projetos educacionais da organização que beneficiam crianças e jovens das redes públicas de ensino de todo o País. Em 2020, com a pandemia, a ação teve estrutura digital e direcionou recursos para diversos países: Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Espanha, México, Itália e África do Sul. Esse ano, a ação global será realizada no Reino Unido, Alemanha, Turquia, Espanha e Brasil com o desafio de desenvolver uma campanha para estímulo das crianças com a natureza e selecionar uma instituição para receber os recursos.

Continue lendo

Empresa

Eisenbahn lança livro exclusivo sobre estilo de vida artesanal com histórias de artistas e personalidades das mais diversas áreas

Publicado

em

Receitas, rituais e histórias que constroem experiências além da mesa é o que propõe o novo livro “Eisenbahn, Além da Mesa”, com depoimentos intimistas e reveladores de vinte personalidades como Paola Carosella, Rodrigo Hilbert, Hermeto Pascoal, Zeca Baleiro, Luedji Luna, Mauricio Arruda e Rita Von Hunty (veja a lista completa dos convidados abaixo). O livro, de edição limitada, conta com a parceria da Editora Olhares, prefácio de Zeca Camargo, foi idealizado e executado pela Agência Lema.

“Eisenbahn, Além da Mesa” poderia ser um livro de receitas. E também é, mas apresenta uma outra proposta. Para a Eisenbahn, passear de casa em casa ouvindo histórias de talentos e personalidades que tanto admiramos já é motivo de celebração. Assim como no nosso dia a dia, é sobre saber aproveitar cada detalhe mágico da vida. A marca entende que cuidar de cada detalhe é importante para produzir uma cerveja artesanal de qualidade. “Com o livro queremos enfatizar que o prazer do preparo é tão importante quanto o resultado final. Aproveitar todo o processo, como prestar atenção no cheiro de um prato sendo preparado, nas lembranças que isso nos traz, faz com que a gente ressignifique a rotina e veja beleza nas pequenas coisas. Faz com que a gente saia daquele modo automático e divirta-se fazendo o novo, como uma receita nova. Isso é um exemplo perfeito do que significa viver artesanalmente. Que as histórias divertidas e emocionantes do nosso livro possam inspirar os nossos consumidores a transformar as tarefas rotineiras em momentos inesquecíveis”, propõe Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

O livro não apresenta as receitas tradicionais, com medidas, passo a passo e “sirva imediatamente”, mas sim uma celebração à experiência artesanal. “Eisenbahn, Além da Mesa”, é sobre sensações e lembranças que se criam através da comida, da escolha dos ingredientes até a forma de levar os preparos à mesa. Mostra os personagens à vontade em casa, suas rotinas e rituais que vão além do ato de cozinhar. Ir à feira, comprar flores, gelar a cerveja, escolher as louças. Separar os vinis que vão rodar na vitrola ou na playlist no celular. Comer, beber, conversar. Onde os temperos especiais estão nas experiências que nós dividimos, nos pequenos prazeres que podem alimentar sensações únicas.

Cada capítulo traz um personagem e suas histórias. Todos são referências em diferentes áreas e ligadas ao fazer artesanal – da fotografia à cozinha, do design à música, da escrita à arte. O tempero especial contou com dois escritores, Inês Garçoni e Pedro Asbeg, que ouviram e descobriram, em horas de bate-papo com os convidados deste projeto exclusivo, as histórias únicas, traduzidas com muito cuidado em cada página do livro.

Os convidados de “Eisenbahn, Além da Mesa” abriram as portas de suas casas e também cozinharam para o registro das lentes da incrível Gabriela Mo. Já o projeto gráfico contou com o talento do designer Daniel Brito, que fez uma montagem repleta de camadas e recheios, salpicada pelos desenhos da Helena Obersteiner. Para climatizar ainda mais a leitura ou preparo das receitas, cada capítulo conta com uma playlist no Spotify criada pelo personagem.

A idealização e execução do livro conta com a assinatura da Agência Lema, à frente do desenvolvimento da estratégia e execução de projetos em brand PR da marca.

Serviço
Livro: “Eisenbahn, Além da Mesa” – edição exclusiva e limitada
Realização: Eisenbahn
Idealização: Agência Lema
Editora: Olhares
Autores: Inês Garçoni e Pedro Asberg
Prefácio: Zeca Camargo
Personalidades convidadas: Paola Carosella, Rodrigo Hilbert, Hermeto Pascoal, Zeca Baleiro, Rita Von Hunty, Amanda Noventa, César Ovalle (Cesinha). Elisa Fernandes, Lela Brandão, Ryane Leão, Jimmy Ogro, Roger Cipó, Paulo Biacchi, Marina Santa Helena, Dayana Molina, Luedji Luna, Mauricio Arruda, Pedro Alterio, Luiz Simas, Stephanie Ribeiro.
À venda nas livrarias:
– Livraria Megafauna (São Paulo – SP). Av. Ipiranga, 200 – loja 53 (edifício Copan).
– Livraria Folha Seca (Rio de Janeiro – RJ). R. do Ouvidor, 37 – Centro.
– Livraria Quixote (Belo Horizonte – MG). R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi.

 

Continue lendo