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Ação da Reamp para Movida aplica Machine Learning e vira case inédito do Google na América Latina

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Precificação rotativa utilizou inteligência artificial para alterar valor do aluguel de veículos. Em um ano, locações cresceram 25%, e custo por conversão caiu 26%

Quem passou pela 10ª edição do Fórum Digitalks 2019, principal evento de negócios digitais do País, realizada na capital paulista nos dias 28 e 29 de agosto, conferiu um case inédito do Google na América Latina: a integração, por meio de Machine Learning, de uma plataforma de CRM via Google Cloud e Search Ads 360. A ação, desenvolvida pela Reamp para a Movida, abrangeu 187 lojas da marca espalhadas pelo Brasil, influenciou positivamente campanhas de mídia e aumentou consideravelmente as receitas da empresa de aluguel de carros. Em bom português: a precificação rotativa com base em Machine Learning utilizou inteligência artificial para variar o valor do aluguel de veículos com base em variáveis como loja e disponibilidade de carros.

Em um ano, as locações de search da Movida cresceram 25%, e o custo por conversão reduziu 26%. O case foi apresentado na tarde do segundo dia do Fórum Digitalks pelo fundador e CEO da Reamp, David Reck, pelo CMO da Movida, Charles Sperandio, e pelo líder de Search MarTech do Google para a América Latina, Khalil Yaghi. A mediação foi feita por Josie Moraes, diretora de estratégia e planejamento da Reamp.

O intuito da integração da plataforma de CRM da Movida via Machine Learning era aumentar o número de reservas e gerar a efetivação de contratos nos canais digitais da empresa, tanto no site como no app. Entre os desafios estava manter a meta de custo por atividade (CPA) saudável, mesmo em épocas sazonais, como férias e feriados. Detalhe: sem prejudicar a busca por prazos contra os concorrentes, e gerenciando um banco de dados atualizado diariamente e que contempla informações confidenciais. “Era necessário crescer a receita de locação de carros obedecendo a relação entre demanda e taxa de ocupação das lojas”, destaca Charles Sperandio.

Partindo dessas premissas, os trabalhos integraram equipes e soluções de TI, CRM e Business Intelligence, com foco nos objetivos de negócios da Movida Aluguel de Carros. “O Search Ads 360 foi usado, basicamente, de três formas: na automação, com o uso de regras de acordo com o histórico de desempenho e lances inteligentes; na audiência, com base em dados de geolocalização por meio de Adaptive; e ainda na integração, valendo-se da informação sobre o volume da frota nas lojas para otimizar os lances”, explica David Reck. “Criamos uma regra para quando a loja apresenta falta de carro, reduzindo o lance nessa região”, completa Sperandio.

De acordo com Khalil Yaghi: “o sucesso envolveu a integração de dados da loja e utilização do Google Cloud para criar um feed atualizado do nível de estoque de carros por cidade, além de poder combinar o Machine Learning do Search Ads 360 e os dados do BigQuery para otimizar o processo com mais inteligência”, destaca.

Resultados – No comparativo entre janeiro de 2018 com o mesmo período de 2019, as locações de search cresceram 25%, ao passo em que o custo por conversão reduziu 26% e as “impression share” aumentaram 6,15%. Como se não bastasse, também houve uma redução de 10% no CPA em relação a dezembro de 2018. “Atualmente, mais de 50% dos nossos negócios provém de plataforma online. E após atuação em plataformas Google em parceria com a Reamp, conseguimos crescer em 200% as nossas venda pelo aplicativo”, finaliza Charles Sperandio.

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Arcor lança Halloween Guloseimas ou Trollvessuras

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Para comemorar a data mais misteriosa e divertida do ano, a Arcor promove uma campanha 360º com todo o potencial lúdico de Plutonita – marca pioneira no Brasil em oferecer chicles com diversas sensações, como ácida, gelada, quente, efervescente, entre outras. Este ano, o tema “Guloseimas ou TROLLvessuras” faz referência à expressão “trollagem” e ao conceito “Desafio e Recompensa”, em que a proposta do ritual é consumir os chicles Plutonita sem fazer careta, até que o gosto fique doce.

Pensando em promover o clima de Halloween entre os brasileiros, o projeto traz novidades nas frentes de comunicação, trade marketing e digital. Nas redes oficiais da Arcor no Instagram e no Facebook, os seguidores terão acesso a um conteúdo exclusivo com filtros e dicas de maquiagem e de decoração; no TikTok, a parceria com o influenciador digital Enaldo Lopes (@enaldinho) será o grande destaque; já no Spotify, haverá uma playlist tematizada para animar ainda mais as comemorações em casa. Como estratégia para gerar interação e engajamento em suas páginas, a empresa ainda apostará na produção de kits especiais para influencers que trabalham com make artística.

“A Plutonita é referência no Halloween brasileiro. Com uma ampla linha de produtos exclusivos traz sensações e experiências que só a marca entrega. Ano após ano, a data ganha relevância no calendário festivo, e trabalhar a ludicidade desse momento é um dos nossos pilares de crescimento”, comenta Anderson Freire, Diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Arcor do Brasil.

Parcerias

Outra novidade são as parcerias da Arcor com empresas renomadas do mercado. As escolas de inglês são as principais difusoras do Halloween no Brasil, portanto, durante o mês de outubro, a Red Balloon (unidades Nova Campinas, em Campinas/SP; Valinhos/SP e Indaiatuba/SP) fará atividades exclusivas que envolverão o portfólio de chicles Plutonita. Um outro destaque é a ação com o Escape Up, em Campinas/SP, experiência indoor vivenciada em um ambiente de mistério entre amigos. Durante os enigmas, os grupos também terão acesso aos chicles que desafiam o paladar com sensações diferentes.

Já no dia 31 de outubro acontecerá um evento de Halloween no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas/SP. A programação trará uma atividade de “Caça ao tesouro”, em que os participantes farão a busca por produtos da Arcor. A empresa também contará com três pontos estratégicos espalhados pelo espaço e com promotores para reforçar ainda mais a marca e aumentar sua exposição.

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RUFFLES anuncia acordo e passa a ser o snack oficial da NBA no Brasil

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Ruffles, batata chips número 1 do Brasil*, acaba de anunciar um acordo de longo prazo com a NBA (National Basketball Association) e é o novo snack oficial da liga também no Brasil. A parceria com a marca, que já apoia a NBA nos Estados Unidos e México, promete deixar as próximas temporadas muuuuuuito mais crocantes. Ruffles, que sempre busca oferecer momentos de descontração e sabor para o consumidor, chega com o objetivo de aliviar a tensão das quadras, levando toda a sua crocância e irreverência aos fãs do melhor basquete do mundo.

“Estamos bastante empolgados com esta parceria, a audiência dos jogos está cada vez maior no país e percebemos que a marca já estava presente nesse contexto. Vemos a ascensão do basquete e de todo esse entorno como algo muito promissor entre os jovens, público alvo de Ruffles”, afirma Cintia Spielmann, Gerente de batatas na PepsiCo Brasil.

“Com Ruffles, vamos criar uma conexão ímpar entre a marca e o jogo, promover uma onda de ações imersivas que combinam interação e experiências para os nossos fãs. Teremos muitas surpresas durante toda a temporada”, informa Fábio Laudísio, Diretor de Novos Negócios e Parcerias da NBA no Brasil.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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