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Ronaldo Ferreira Júnior – Quando a diversidade se encontra com a criatividade
Por Ronaldo Ferreira Júnior *
Quem já participou de um brainstorm sabe: somente a diversidade de opiniões permite desenvolver novas ideias e pode multiplicar as possibilidades de soluções para determinadas questões. Já o contrário também é válido: uma reunião de pessoas com as mesmas visões, dificilmente te levará a algum lugar diferente. São típicos exemplos de como a diversidade pode influenciar positivamente no dia a dia de uma empresa. O tema, que já foi considerado tabu por muito tempo, começa a ganhar espaço no ambiente corporativo – e com resultados bem acima da média do mercado.
Basta olhar as recentes pesquisas para entender esse novo cenário. Empresas com diversidade significativa no quadro de funcionários e liderança têm 1,4 chance a mais de crescimento em seus setores, de acordo com pesquisa realizada pela DDI e a Ernst & Young. Além disso, estudo conduzido por professores da Universidade do Estado da Carolina do Norte e da Universidade Estadual de Portland mostra que companhias que incentivam a diversidade criam mais produtos e serviços inovadores.
Ainda hoje, muitos empresários consideram a diversidade de diferentes grupos sociais como algo protocolar ou, pior, como estratégia de marketing. É uma integração míope, que abrange apenas a superfície do problema e que abre pouco, ou nenhum, espaço para que mulheres, negros, homossexuais, idosos e deficientes, entre tantos outros grupos, que são minoria no mercado de trabalho corporativo, possam contribuir com suas ideias e conceitos. Nesta situação, as diferenças não são valorizadas, mas sim desestimuladas porque há pouco espaço de voz e participação.
O que esses profissionais não percebem é que a diversidade anda lado a lado com a criatividade. E esta sempre vem acompanhada de bons resultados. A lógica é bem simples: quanto mais pessoas de origens diferentes, com histórias distintas estiverem envolvidas no dia a dia de uma empresa, mais ricas serão as propostas levantadas em uma reunião ou discussão. Assim, fica mais fácil pensar em novos produtos, serviços e campanhas – com a vantagem de representatividade de opiniões e a certeza de que o resultado do processo vai incluir e refletir a visão dos grupos ou comunidades que desejamos atingir.
Esta é seguramente uma receita de sucesso para os tempos atuais: diversidade e criatividade fatalmente levarão a uma maior rentabilidade. Em tempos de retração econômica e intensa competitividade entre os setores, é a chance de fazer mais com menos. Ao entender o que as pessoas querem de fato, a empresa identifica “atalhos” para levar as melhores oportunidades a esses potenciais clientes. O ideal, portanto, é facilitar o diálogo e permitir que o ambiente seja colaborativo e estimule a troca saudável de opiniões.
Em pleno século 21, é inadmissível ver empresas ignorando questões cruciais como a diversidade em seus processos. O mundo mudou e grupos que antes ficavam à margem das posições de liderança nas empresas começam a emergir. Quem percebe esse movimento e promove uma integração de verdade sai na frente em seus setores. Afinal, não há criatividade e inovação sem o reconhecimento dessas diferenças.
* Ronaldo Ferreira Júnior é conselheiro da Ampro – Associação das Agências de Live Marketing e sócio-fundador da um.a, empresa especializada em eventos, campanhas de incentivo e trade
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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