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Rock in Rio completa 33 anos e se prepara para mais duas edições
O dia 11 de janeiro é também considerado por muitos o dia do Rock, já que foi nesta data, em 1985, que surgiu o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. De lá para cá, novas casas Lisboa, Madri e Las Vegas e grandes números fazem parte do cenário deste gigante do entretenimento: 18 edições, 108 dias e 1748 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 9,2 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock. Para 2018, a organização do Rock in Rio já está a todo vapor na produção de mais uma edição. Em junho deste ano, o festival chega mais uma vez a Lisboa, nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho de 2018. Entre os nomes já anunciados estão: Bruno Mars, The Killers, Demi Lovato e Muse. E, além de todos estes, Anitta já está confirmada para edição portuguesa. O grande destaque deste anúncio ficou por conta da dobradinha Lisboa x Brasil, pois a artista foi o primeiro nome apresentado para a edição de 2019 no Rio de Janeiro, onde ela subirá ao Palco Mundo para abertura de um dos dias de evento.
2017 ficou para a história
Em 2017, o Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, mudou de casa e surpreendeu: ganhou a maior Cidade do Rock já vista, inteiramente repaginada no Parque OlÃmpico em um espaço de 300 mil m2, apresentou áreas inéditas, acertou em seus sete dias de atrações e, mais uma vez, encantou o público que por lá passou, dando nota 8,9 para edição 2017. Com isso, também cresceu a admiração dos visitantes, que agora já se prepararam para a edição de Lisboa (Portugal), marcada para junho de 2018, e para a já confirmada edição de 2019, no Rio.
As redes sociais estão a pleno favor e, a poucos meses de sua próxima parada, o Rock in Rio anunciou recentemente seu alcance digital global. Segundo relatório produzido pela agência Artplan, o festival, que conquistou o primeiro lugar no Twitter como o assunto mais comentado de 2017, impactou igualmente em conversas espontâneas nas redes um total de 143 milhões de pessoas, ou seja, quase dois mil Maracanãs lotados. Além disso, a Cidade do Rock foi o local onde as pessoas mais postaram no Instagram em 2017. Durante o perÃodo do evento, os canais oficiais registraram recorde de audiência, com 56 milhões de interações. Os vÃdeos tiveram 42 milhões de views e a página no Facebook ultrapassou a marca de quatro milhões de fãs.
Para a vice-presidente do festival, Roberta Medina, toda essa repercussão, inclusive internacional, dentro e fora das redes, e mesmo após o encerramento do evento, não é à toa. âEm sua nova casa, o Rock in Rio reforçou toda a sua crença na cidade do Rio de Janeiro. Com o Rock in Rio, vive-se uma experiência capaz de transformar vidas. Trazemos alegria a pessoas de todas as idades e culturas, estejam elas onde estiverem. Nossa engrenagem não para e já estamos a todo vapor preparando a mais duas edições. Os portugueses nos aguardam este ano com muitas novidades e para 2019 já estamos preparando um festival recheado de conteúdo”, destacou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, resgatando também os estudos realizados pela FGV, que indicaram que o impacto econômico do Rock in Rio para a cidade do Rio foi de 1,4 bilhão de reais, com a estimativa de ter atraÃdo mais de 400 mil turistas, além dos 20 mil empregos gerados.
Uma perna para Lisboa â Rock in Rio oferece experiências inesquecÃveis em Portugal
O público que quiser garantir, desde já, o seu lugar na edição portuguesa do festival, pode adquirir um dos cinco pacotes de viagens (Cultural, Taste, Wine, Surf, Academy). Em parceria com a Trip4U, os fãs podem aproveitar dois dias no Rock in Rio-Lisboa, além de ter uma experiência inesquecÃvel no paÃs. Os pacotes incluem seis noites de hospedagem com café da manhã, translados e um presente exclusivo Rock in Rio.
O Cultural Experience explora a história portuguesa com visitas a igrejas, castelos, museus, antigas vielas e vistas panorâmicas, envolvendo o público em uma atmosfera medieval e histórica. O Taste Experience inclui um passeio pelas belas lojas de comida e vinho com mais de 100 anos de tradição, além de uma degustação gastronômica dos tradicionais pastéis de nata e produtos locais acompanhados com o famoso vinho do Porto. O Wine Experiencie leva o público a uma degustação em vinÃcolas da região de Azeitão, ao sul de Lisboa, com vista para a cadeia de montanha do Parque Natural de Arrábia. Para quem quiser explorar o lado esportivo, o Surf Experience inclui um dia de surf com instrutor em um dos mais belos lugares do litoral português, a Costa de Caparica. Já o Academy Experience oferece um curso voltado para os executivos de todas as áreas, mostrando o Rock in Rio de portas abertas para o negócio por trás dos palcos. O curso traz palestras com quem faz o Rock in Rio.
Para mais informações sobre os pacotes: http://trip4u.com.br/rock-in-rio-lisboa/
Outras opções de ingressos para a edição Rock in Rio Lisboa 2018 também estão disponÃveis pelo Eventim:www.eventim.com.br/rirLisboa
A história
O ano era 1985. A data precisa, de 11 a 20 de janeiro. O Brasil passava por grandes transformações após um longo perÃodo sob ditadura militar e seguia rumo à democracia. Foi em meio a mudanças e neste cenário que nasceu o Rock in Rio. E lá se vão 30 anos. Em um terreno pantanoso de 250 mil metros quadrados, na Barra, no Rio de Janeiro, durante dez dias, 1.380.000 pessoas assistiram o que viria a ser hoje o maior festival de música e entretenimento do mundo mas, na época, ninguém ainda sabia disso. Era a primeira vez que um paÃs da América do Sul sediava um evento musical desta proporção.
Tudo era novo e agregava uma dimensão inimaginável. A estrutura de som e luz contou com um sistema extremamente moderno para a época. Um dos sÃmbolos do Rock in Rio, aliás, é que foi ali, em 1985, que uma plateia foi iluminada pela primeira vez, no mundo, na história dos shows. Uma homenagem ao público, considerado parte importante da grande festa naquela época e até os dias de hoje.
Era um perÃodo em que a contratação de artistas internacionais era extremante delicada. Mas, ainda assim, a primeira edição do Rock in Rio contou com nomes consagrados em sua programação. Nomes que, para aquela época, não estariam em palcos do Brasil: Queen, AC/DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden foram alguns dos grandes artistas que subiram ao palco deste festival. Isso sem falar nas principais estrelas da música nacional da época, como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee, Elba Ramalho, além de uma nova geração do rock nacional, que incluÃa Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho e que ganhou destaque a partir de suas apresentações no Rock in Rio. Este era o tom do Rock in Rio e que permanece até hoje, em todos os paÃses onde o festival é realizado: um evento para toda a famÃlia e que reúne todos os estilos.
Momentos históricos de 1985
Momentos emblemáticos marcam a história do Rock in Rio â cenas que ficam marcadas na história da organização do festival, do público e dos próprios artistas. Em 1985, Freddie Mercury, do Queen, ficou tão impressionado com o coro do público durante a canção âLove of my lifeâ que decidiu reger a plateia. A própria banda citou aquela experiência como um dos mais belos momentos da história do grupo.
Ainda em 85, a banda australiana AC/DC deixou bem claro que só tocaria no Brasil se pudesse trazer um gigantesco sino de 1,5 tonelada, usado na música Hellâs Bells. A produção do Rock in Rio aceitou o desafio e trouxe o sino de navio. Mas aconteceu o que ninguém esperava: o palco não suportava o peso do sino. No fim, o AC/DC subiu no palco com uma réplica de gesso, confeccionada pela produção do festival. Na mesma edição, Ozzy Osbourne levou a torcida do Flamengo à loucura ao subir ao palco com uma camisa do Zico.
O Iron Maiden fez seu primeiro show na América Latina no Rock in Rio, em 1985. A banda subiu ao palco às 23h58 (uma referência à canção Two minutes to midnight) e fez um dos shows mais históricos da banda e do festival, com a presença do Eddie, o monstro de estimação do grupo.
Recém-encerrado o regime militar, no dia do show do Barão Vermelho havia sido eleito no Brasil o primeiro Presidente civil depois da ditadura, Tancredo Neves. A banda de Cazuza foi ovacionada. Nesta data, a música âPro Dia Nascer Felizâ, caiu como uma luva e trouxe mais um momento histórico para o festival.
Cronologia
- 1985
1ª edição do Rock in Rio no Brasil
Local: Barra
Total de dias: 10 (11 a 21 de janeiro)
Público: 1.380.000
Ãrea do evento: 250 mil m2
- 1991
2ª edição do Rock in Rio no Brasil
Local: Maracanã
Total de dias: 9 (18 a 20 e 22 a 27 de janeiro)
Público: 700 mil
- 2001
3ª edição do Rock in Rio no Brasil
Barra – Cidade do Rock
Total de dias: 7 (12 a 14 e 18 a 21 de janeiro)
Público: 1.235.000
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2004
1ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 6 (28 a 30 de maio e 4 a 6 de junho)
Público: 386 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2006
2ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 5 (26 e 27 de maio e 2 a 4 de junho)
Público: 350 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2008
3ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 5 (30 e 31 de maio, 1, 5 e 6 de junho)
Público: 354 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2008
1ª edição do Rock in Rio Madri
Local: Arganda Del Rey, na Espanha
Total de dias: 5 (27 e 28 de junho e 4 a 6 de julho)
Público: 291 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2010
4ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 5 (21, 22, 27, 29 e 30 de maio)
Público: 329 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2010
2ª edição do Rock in Rio Madri
Local: Arganda Del Rey, na Espanha
Total de dias: 5 (4, 5, 6, 11 e 14 de junho)
Público: 250 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2011
4ª edição do Rock in Rio no Brasil
Local: Barra â Cidade do Rock
Total de dias: 7 (23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1º, 2 de outubro)
Público diário: 700 mil
Ãrea do evento: 150 mil m2
- 2012
5ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 5 (25 e 26 de maio, 1º, 2 e 3 de junho)
Público: 353 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2012
3ª edição do Rock in Rio Madri
Local: Arganda Del Rey, na Espanha
Total de dias: 4 (30 de junho, 05, 06 e 07 de julho)
Público: 186 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2013
5ª edição do Rock in Rio no Brasil
Local: Barra â Cidade do Rock
Total de dias: 7 (13 a 15 de setembro e 19 a 22 de setembro)
Público: 595 mil
Ãrea do evento: 150 mil m2
- 2014
6ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 5 (25, 29, 30, 31 de maio e 1º de junho)
Público: 345 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2015
1ª edição do Rock in Rio USA
Local: City of Rock MGM Festival Ground, Las Vegas
Total de dias: 4 (8,9, 15 e 16 de Maio)
Público: 172 mil
Ãrea do evento: 40 acres
- 2015
6ª edição do Rock in Rio no Brasil
Local: Barra â Cidade do Rock
Total de dias: 7 (18 a 20 de setembro e 24 a 27 de setembro)
Público: 595 mil
Ãrea do evento: 150 mil m2
- 2016
7ª edição do Rock in Rio Lisboa
Local: Parque Bela Vista, em Portugal
Total de dias: 4
Público: 255 mil
Ãrea do evento: 200 mil m2
- 2017
7ª edição do Rock in Rio no Brasil
Local: Parque OlÃmpico
Total de dias: 7
Público: 700 mil
Ãrea do evento: 300mil m2
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.