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Gustavo Caetano: Por que as PMEs estão apostando na venda de conteúdo em vídeo para ganhar o mercado digital?
Todos os dias, vemos nos noticiários alguma matéria falando sobre o crescimento do mercado de OTT (Over the Top). A popularização desse serviço, que nada mais é do que entrega de conteúdo audiovisual e também de outras mídias pela internet, se dá devido a mudança nos hábitos de consumo das pessoas, que têm buscado muito mais conteúdo em vídeo na internet do que nos canais de TV, por exemplo.
Além de oferecer inúmeros benefícios, como a facilidade de acesso, autonomia que o telespectador tem de parar para assistir somente o que deseja, consumo de conteúdo em múltiplas telas e preço mais acessível, algumas empresas já notaram que se não mudarem suas estratégias e desbravarem o mercado de OTT, irão perder espaço no mercado.
Com a popularização da internet e mais pessoas disputando uma fatia do mercado, a briga passou a contar com alguns elementos extras. Publicidade e marketing digital estão cada vez mais presentes no dia a dia desses empreendedores e criar estratégias interessantes corrobora para o aumento das vendas. Claro que aqueles que oferecem serviços customizados sairão na frente de seus concorrentes – esse é um ponto que se tornou um grande diferencial. Moral da história, vende mais quem oferece algo de diferente e proporciona uma melhor experiência.
Um bom exemplo disso é crescimento do consumo de conteúdo on demand. Como exercício, faremos uma viagem no tempo. Há alguns anos, a TV tinha uma grade fixa e todos assistiam um determinado programa. No caso da TV aberta, a variedade era mínima e ainda assim era necessário assistir as inúmeras propagandas. A chegada da TV paga proporcionou uma quantidade enorme de conteúdo personalizado, possibilitando que os espectadores possam usufruir de canais destinados a esportes, culinária, filmes, documentários, entre outros.
Com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias, houve uma evolução natural do segmento. Não acho que a TV irá sumir, mas se não se reinventar, há grandes chances de perder boa parte do mercado para o streaming. Digo isso por que o acesso ao conteúdo por meio dos vídeos on demand se tornou mais fácil e barato. As pessoas escolhem esses serviços por oferecerem uma facilidade na hora de assistir aquilo que realmente interessa, no horário e local de preferência e livre de propagandas.
Essa mobilização no ambiente digital fez com que pequenas e médias empresas também apostassem na venda de conteúdo pela internet. Essa estratégia pode ser muito rica, desde que o empreendedor saiba utilizar as ferramentas corretas e ofereça conteúdo de qualidade para seus clientes. Em outras palavras, se seu negócio é uma vinícola, além de oferecer bons produtos, você também pode captar novos adeptos por meio de conteúdos que ensinam a fazer uma harmonização de vinhos, por exemplo, e por aí vai. O mercado é vasto e há uma demanda enorme de pessoas em busca do consumo de conteúdo específico.
Para finalizar, acredito que investir em um nicho de mercado pode ser o chamariz para quem quer empreender e se tornar referência em algo. Por isso, deixo aqui uma dica importante – crie valor para seu produto ou serviço e ofereça algo que ninguém mais oferece. O caminho não será fácil, mas tenho certeza que você colherá bons frutos no futuro.
*Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa, Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Por meio da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co