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Stenio Souza – Dia do cliente: dicas de ações eficientes para turbinar os resultados de vendas
*por Stenio Souza
No dia 15 de setembro, por mais que a maioria dos consumidores não tenha conhecimento, é comemorado o dia do cliente. Estrategicamente colocada entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, a data foi criada com a intenção de movimentar o comércio e o varejo a fim de aquecer as vendas antes de uma data sazonal importante.
Neste ano, diferente dos anteriores, o evento ganhou o apoio do governo, que convocou o mercado a estender as ofertas entre os dias 6 e 15 de setembro. O objetivo da chamada de Semana do Brasil é movimentar a economia com a expectativa de transformá-la em algo como a “Black Friday da Independência” — em homenagem ao feriado do dia 7.
Confira dicas de ações podem ser eficientes para atrair os consumidores e ajudar a turbinar os resultados de vendas não apenas durante esse período, mas também em todas as outras sazonalidades:
- Ações promocionais
Promoção é algo que faz brilhar os olhos de qualquer consumidor e no Dia do Cliente é uma ótima forma de atrair a atenção do público. Oferecer desconto em um determinado produto ou agregar a venda de um determinado item a outro complementar, como, por exemplo, “ganhe um infusor de chá na compra de uma caneca”, são ótimos exemplos de ações eficientes que incrementam o valor da compra e podem deixar os consumidores contentes.
- Degustação
Oferecer degustação de um produto é também uma ótima opção para atrair os clientes. Porém, há de se tomar alguns cuidados para que você não se torne apenas mais uma degustação no meio de tantas disponíveis. É importantíssimo treinar sua equipe para que eles acolham o shopper e entendam suas necessidades, possibilitando que realmente vivenciem a experiência de degustar seu produto, impactando positivamente a percepção que eles possuem da marca e despertando o desejo de ter aquele determinado produto para si.
- Proporcionar experiência
Por último vem a chave para o sucesso das ações oferecidas nos pontos de venda. Hoje em dia, mais do que apenas comprar, o consumidor procura cada vez mais viver uma experiência de compra onde ele se identifique com a marca e se sinta especial. Com isso, é importante que as ações que forem planejadas para a data estejam extremamente alinhadas com a mensagem que a empresa quer passar para o consumidor final. Oferecer benefícios de compra ou momentos, por exemplo, de uma maneira em que o promotor tenha uma abordagem diferente com cada pessoa, tornando aquele momento especial e diferente dos demais que ele já viveu, é a melhor maneira de trazer o indivíduo para mais perto da marca, fazendo com que ele se identifique e almeje esse produto ou serviço em específico, ao invés do concorrente.
*Stenio Souza é CEO da iTrade Smollan, empresa internacional de soluções para o varejo que combina soluções de vendas e execução, ativação, informação e tecnologia e treinamento e desenvolvimento para gerar mais valor e inteligência para as marcas no ponto de venda com o objetivo de elevar os resultados e criar conexões e experiências mais enriquecedoras para os consumidores.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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