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Marketing digital movimenta a economia no Brasil

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Mesmo com a economia brasileira em crise, existe um segmento do mercado que só registra bom desempenho: estamos falando do marketing digital. E isso se dá por vários motivos, inclusive pelo fato de que “se não está no Google, não existe”, e atualmente é assim que o consumidor se comporta: se procura algo no Google e não encontra, pensa que não existe. Cada vez mais as empresas sentem a necessidade de estarem presentes na web.

A maioria delas dá preferência para as redes sociais, afinal no Brasil segundo o IBGE mais de 94% dos domicílios têm conexão com a internet via celular e mais de 96% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Anos atrás não imaginávamos que ter um estudo e uma presença de mercado na internet poderia ser tão importante a ponto de não só acompanhar a tendência, mas ser questão de sobrevivência no mercado. Isso não se aplica apenas às empresas que vendem produtos, mas também serviços, política, marketing pessoal, blogs pessoais e outros. A web é muito versátil.

Segundo uma pesquisa da IAB Brasil, o marketing digital movimentou mais de 16 bilhões de reais apenas de investimento em mídias digitais em 2018. A mesma pesquisa mostra que apenas 33% dos investimentos em publicidade no Brasil são focados no digital. No Reino Unido, 52% do investimento é focado em digital e nos EUA 39%, ou seja, o Brasil tem uma média de investimento em digital inferior a de outros países, o que demonstra uma imensa oportunidade futura. O investimento em marketing digital no ano de 2019 deve aumentar em média 30%, o que tem como estimativa mais de 20 bilhões de reais.

Tal crescimento se dá por conta de inúmeros pontos positivos do marketing digital. Um dos principais é o poder de ultrassegmentação, de conseguir produzir conteúdo para diversos públicos, focados em um determinado comportamento ou preferência. Por exemplo: posso ter um açougue e direcionar conteúdos para quem come carne, ou seja, não gasto recursos com os vegetarianos, veganos ouaqueles que não ingerem o produto por algum motivo. Da mesma forma, os profissionais de marketing e marketing digital conseguem cumprir com o objetivo real da profissão: ter uma previsão do comportamento do usuário, para que possa direcionar conteúdo relevante a ele. Vai além de direcionar conteúdo para o usuário após ele demonstrar interesse pelo produto, como acontece na técnica “remarketing”, em que os anúncios perseguem o usuário; trata-se de fazer com que um público em potencial se interesse pelo produto ou serviço.

A grande gama de produtos, serviços, públicos e possibilidades que existe na internet também faz com que o marketing digital tenha um bom desempenho, pois na web conseguimos encontrar produtos que talvez em uma prateleira física de uma loja fosse inviável disponibilizar. Além disso, a web é muito acessível: o tempo todo vemos pessoas mexendo no celular não só para passar o tempo, mas para comprar. Um ponto positivo que chama a atenção para o benefício é a capacidade de mensurar dados. Com o marketing digital é possível ter um gigantesco registro de quantas pessoas viram o conteúdo, quantas engajaram, quantas enviaram a alguém, quanto tempo as pessoas passaram lendo um conteúdo, enfim, são diversas métricas que auxiliam muito o profissional na tomada de decisão. E isso faz com que o digital seja uma mídia barata, pois qualquer ação que não esteja tendo tanto sucesso pode ser rapidamente otimizada.

Para ter bons resultados com marketing digital, é preciso conhecer o público, entender seus hábitos, suas preferências, seus gostos, seus costumes e até mesmo detalhes da sua rotina. Isso é importante até mesmo para definir a quantidade de postagens a ser feita em um dia nas redes sociais, por exemplo. Também é preciso conhecer e entender as características de cada mídia, pois assim como no off-line temos jornais, revistas, outdoors, entre outros locais de anúncio, na internet temos sites, Google, aplicativos, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e várias outras mídias. Não adianta pensar que qualquer mídia serve para qualquer um, é preciso entender qual faz mais sentido para garantir melhores resultados. Marketing digital não é só rede social, vai muito além disso.

O marketing digital é focado em uma série de detalhes e, por ser muito dinâmico, muda o tempo todo. Os profissionais devem se atualizar sempre e as empresas devem estar sempre atentas às novidades para não acabarem ficando fora do mercado. Além disso, por mais que seja um mercado com muitas oportunidades, tem muita gente apenas repetindo o que alguém faz, e disso a web está saturada. Por isso, sem mais do mesmo! É preciso ter autenticidade na hora de se comunicar com o público nos meios digitais.

Autores: Achiles Júnior e Maria Carolina Avis são professores de marketing digital no Centro Universitário Internacional Uninter.

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AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

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A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

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AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

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 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

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