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Alexandra Jakob – Marcas próprias: oportunidade tanto para a indústria quanto para o varejo

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Alexandra Jakob, sócia-consultora da Step Stone*

As marcas próprias se tornaram uma excelente oportunidade de negócios no Brasil, tanto para o varejo quanto para a indústria.

O conceito de marca própria, segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), é “todo serviço ou produto, fabricado, beneficiado, processado, embalado para uma organização que detém o controle e distribuição da marca, a qual pode levar, ou não, o nome desta”.

Para os varejistas elas representam uma oportunidade para aumentarem ainda mais a rentabilidade do negócio. Além disso, a marca própria representa uma arma de fidelização de clientes e também uma ferramenta comercial para reduzir a dependência de determinadas indústrias em certas categorias.

O conceito de marca própria torna-se uma oportunidade para o segmento em função do momento econômico brasileiro, uma vez que o consumidor está mais disposto a testar novas marcas, em busca da redução de despesas.

Segundo estudo realizado pela Nielsen em 2017, comparando com a média do mercado, as marcas próprias trabalham com preço 13% mais competitivo em 85% das categorias.

Um exemplo no setor é a marca própria Qualitá, lançada em 2008 pelo Grupo Pão de Açúcar, com o propósito de oferecer uma alternativa de produtos de boa qualidade a um preço mais acessível. A marca conta com um portfólio de mais de 1200 produtos, nas categorias de alimentos e limpeza.

Sob o prisma da indústria, historicamente, a marca própria era vista como uma ameaça ao market share de seus produtos, mas com o tempo ela se tornou uma oportunidade para novos negócios. Havendo ociosidade de produção, o aumento do volume dilui custos fixos. Desenvolver marcas próprias pode ser também uma estratégia de entrada em novas categorias ou canais com baixíssimo risco ou investimento.

Veja só: os snacks servidos durante o voo da companhia aérea Azul são de marca própria e têm importante papel no branding e na atmosfera criada para o cliente. A Le Lis Blanc, uma marca de moda feminina de alto padrão, possui um amplo portfólio de produtos, desde vestuário até decoração para casa. Sua variada linha de cosméticos é um exemplo bem sucedido de marca própria produzida por indústrias terceirizadas.

Traçar o melhor caminho para desenvolver uma marca própria é fundamental para reter clientes e expandir as possibilidades de ganhos.

*Especializada em Marketing & Vendas, a Step Stone Consultoria suporta e orienta seus clientes para alavancar resultados, atuando desde a concepção da estratégia até sua implementação. Mesclando ferramentas de gestão conceituadas com metodologias próprias, a Step Stone Consultoria atua em varejo e no setor de bens de consumo.

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Transamerica Expo Center lança Evenflix, uma homenagem bem-humorada aos profissionais do setor de eventos

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Para comemorar o Dia do Profissional de Eventos, o Transamerica Expo Center acaba de lançar uma campanha descontraída com o objetivo de homenagear as pessoas que atuam na área. “Evenflix” faz uma paródia entre filmes clássicos e o universo dos eventos.

Por meio de um hotsite interativo, os usuários podem personalizar a releitura de cartazes icônicos da cultura pop, assumindo o papel de autores das obras que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

O Evenflix conta com títulos bem-humorados como “Corra que o Prazo vem Aí”, “Onze Estandes e um Segredo”, “Plenárias do Caribe” e “Os Caçadores do PPT Perdido”, todos projetados para refletir o espírito e os desafios diários dos profissionais de eventos. A plataforma, feita em tom fictício, procura estimular a interação e o relacionamento entre entusiastas do setor.

“Mais do que apenas parabenizar os profissionais nesta data, queremos, de forma lúdica, enaltecer aqueles que trabalham incansavelmente nos bastidores para criar experiências memoráveis. E que, invariavelmente, passam por inúmeras situações que demandam criatividade e bom humor”, afirma Alexandre Marcilio, diretor geral do Transamerica Expo Center.

A iniciativa reconhece o empenho, a paixão e a relevância dos profissionais do setor de forma descontraída, reforçando o compromisso do Transamerica Expo Center em apoiar e valorizar a comunidade de eventos, oferecendo uma experiência única para todos.

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AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

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A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

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